O extravio de bagagem pode ocorrer com qualquer passageiro em qualquer Companhia Aérea, inclusive as maiores como a Air France. Por dia milhares de bagagens desaparecem dos aeroportos de todo o mundo e uma série de fatores podem influenciar no extravio.
Cabe ao passageiro manter a calma quando o extravio de bagagem ocorrer com os seus pertences em voos da Air France, a empresa costuma ser diligente na busca e devolução da bagagem.
Segundo a Air France a maioria das bagagens extraviadas são devolvidas em até 72h após o extravio, de toda forma existem casos em que as bagagens nunca mais são recuperadas e os passageiros são reembolsados e indenizados.
Confira nesse artigo o que fazer quando a sua bagagem for extraviada em um voo da Air France, como recuperá-la e se sofrer prejuízos, como ser reembolsado ou indenizado de maneira justa.
Extravio de bagagem pela Air France: O que Fazer?
Após chegar ao local de destino e identificar que a sua bagagem foi extraviada você possui 2 opções:
1ª Opção: registrar um ocorrência online
A Air France disponibiliza um sistema online que pode ser acessado pelo site ou aplicativo onde o passageiro, que teve sua bagagem extraviada, poderá registrar uma ocorrência e analisar o status das suas bagagens.
Após o registro você receberá um código de acompanhamento, guarde esse número, pois por meio dele você poderá acompanhar o status da sua solicitação.
Para acessar esse sistema clique em um dos links abaixo:
- Registro Online de Bagagem Extraviada AirFrance (Site)
- Registro Online de Bagagem Extraviada AirFrance (Aplicativo)
Você precisará das seguintes informações para poder registrar o ocorrido online:
- Número de despacho de bagagem;
- Aeroporto de partida;
- Aeroporto de chegada;
- Número do VOO;
- Data da Partida.
Essa função está disponível somente para uma lista específica de Aeroportos, são eles:
- Todos os aeroportos situados na França metropolitana,
- Abidjã, Abu Dhabi, Abuja, Ålesund, Amã, Amsterdã, Antananarivo, Atenas, Atlanta,
- Bamaco, Bangkok, Barcelona, Berlim, Bilbao, Bogotá, Boston, Bruxelas, Buenos Aires,
- Cancún, Caracas, Chicago, Cidade do Cabo, Cidade de Ho Chi Minh, Cidade do México, Cidade do Panamá,
- Dakar, Detroit, Djibouti, Doha, Dubai, Düsseldorf,
- Estocolmo,
- Fort-de-France, Frankfurt, Freetown,
- Genebra, Gotemburgo,
- Hamburgo, Hanover, Helsinque, Houston,
- Ierevan,
- Jacarta, Joanesburgo,
- Kristiansand, Kuala Lumpur,
- Lagos, Linköping, Lisboa, Ljubljana, Los Angeles, Luanda, Luxemburgo,
- Madrid, Malé, Miami, Milão, Montevidéu, Munique,
- N’djamena, Niamei, Nova York-John F. Kennedy, Nuakchott,
- Oslo,
- Pointe-à-Pitre, Port Harcourt, Praga, Punta Cana,
- Rio de Janeiro,
- Sandefjord, Santiago, Santo Domingo, São Francisco, São Martinho, Singapura, Stavanger, Stuttgart,
- Trieste, Trondheim,
- Uagadugu,
- Viena,
- Washington, Wuhan,
- Xangai,
2ª Opção: declarar uma bagagem extraviada no balcão da companhia aéreas
Dirija-se ao balcão da Air France, de preferência na zona de desembarque e informe o ocorrido. O funcionário irá lhe orientar e fazer um Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). Esse documento é importante pois comprovará o extravio de bagagem.
Além disso ele irá lhe passar um código de acompanhamento, por meio desse código você acompanhará o status da busca pela sua bagagem.
IMPORTANTE: A companhia Aérea possui até 21 dias para encontrar a sua bagagem, caso isso não ocorra a Air France deverá lhe reembolsar e indenizar por danos materiais.
Reembolso de despesas emergenciais em casos de extravio de bagagem pela Air France
Na maioria das vezes o extravio de bagagem acontece em cidades em que o passageiro não possui residência. Por isso é necessário adquirir itens de primeira necessidade como peças de roupa e produtos de higiene pessoal.
A Air France irá lhe reembolsar por esses gastos, o limite de gastos é de 60 euros por dia de atraso da bagagem, limitado a 21 dias.
Para ser reembolsado você deverá preencher esse formulário: Formulário de Reembolso Extravio de Bagagem Air France.
Você precisará informar os seguintes documentos e dados:
- Dados de sua conta bancária no Brasil;
- CPF;
- Recibos e notas fiscais das compras efetuadas.
IMPORTANTE: você possui até 21 dias para solicitar o reembolso após a entrega da bagagem.
Acompanhamento do status da sua bagagem extraviada pela Air France
Com o código informado pela empresa no momento do registro da reclamação de extravio de bagagem você poderá acompanha o status da busca pela sua bagagem, basta acessar esse link e informar o código:
Consultar Situação de Extravio de Bagagem Air France
O que fazer se minha bagagem não for encontrada?
Após as 72 horas iniciais de extravio você deverá preencher esse formulário online, após colocar o código ele será exibido, detalhando o conteúdo da sua bagagem e outras informações.
Se após os 21 dias de buscas a sua bagagem não for devolvida você será reembolsado pelos custos emergenciais e indenizado por danos materiais conforme a Convenção de Montreal, tratado e rege as regras de voos internacionais.
A Air France paga no máximo 1.131 DES (Direito Especial de Saque), isso representa aproximadamente 1 295 €. Esse valor flutua conforme a cotação, você pode saber mais sobre Direito Especial de Saque clicando aqui.
Para o reembolso e indenização informe nesse outro formulário as seguintes informações:
- Dados de sua conta bancária no Brasil;
- CPF;
- Recibos e notas fiscais das compras efetuadas.
Esqueci itens dentro do avião ou na sala VIP Air France
Caso tenha esquecido algum item pessoal ou bagagem nas aeronaves e nas salas especiais a Air France não se responsabilizará por recuperá-lo.
A empresa possui um canal de Achados e Perdidos onde é o melhor caminho para tentar recuperar: Página de Achados e Perdidos AirFrance
Se ainda estiver no aeroporto converse com um funcionário da empresa, caso haja a possibilidade ele poderá buscar o item para você.
Minha bagagem foi avariada ou roubada, o que fazer?
Se em um voo da Air France a sua bagagem foi violada ou avariada você deverá acionar o balcão da Companhia Aérea imediatamente, o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB) também será necessário e o funcionário da empresa irá avaliar a real situação.
A Air France deverá lhe reembolsar de maneira justa pelo prejuízo ou apresentar maneiras de realizar a manutenção da sua bagagem. Caso isso não ocorra você poderá acionar a empresa na justiça com a ajuda da Resolve Voo. Clique Aqui.
A indenização e o reembolso foram arbitrários, posso receber mais?
Sim, na maioria das vezes os valores de indenização e reembolso são inferiores aos reais prejuízos. Isso por que o cálculo só leva em consideração custos materiais.
Situações emocionais, stress e prejuízos morais não são analisados, por isso caso acredite que o valor recebido é injusto você poderá iniciar uma ação de danos morais na justiça.
A Resolve Voo poderá lhe ajudar, possuímos o contato das principais Companhias Aéreas e na maioria das vezes conseguimos acordos excelentes para os passageiros prejudicadas.
Caso o acordo não seja viável iniciaremos uma ação judicial sem custos para o passageiro, somos remunerados somente com uma porcentagem em caso de vitória na ação.
Envie sua reclamação grátis para nós, clique aqui. 100% seguro, rápido e sem burocracia.
Como evitar o extravio de bagagem em voos da Air France?
Para evitar o extravio de bagagem separamos as principais dicas que a Air France passas aos seus passageiros:
- Etiquetar sua bagagem com as principais informações de contato;
- Retire etiquetas e códigos de barra de outros voos;
- Personalize sua bagagem para torná-la única;
- Verifique se a bagagem está 100% fechada;
- Pese a bagagem em sua casa para evitar problemas;
- Adeque o tamanho da bagagem à sua necessidade. Bagagem apertadas podem romper durante o transporte;
- Leve consigo na bagagem de mão seus objetos de valor ou preciosos, documentos de viagem, medicamentos, etc;
- Fotografe sua bagagem antes da viagem;
- Não transporte artigos preciosos e frágeis nas bagagens despachadas.
Compartilhamos outras 20 dicas para evitar o extravio de bagagem, clique aqui para saber mais.
Não obtive nenhum retorno da Air France, o que fazer?
A Air France é reconhecida por um bom atendimento, mas caso as suas tentativas de contato não surtirem efeito vale acionar canais de comunicação alternativos, são eles:
Redes Sociais da Air France:
As empresas não querem clientes reclamando em ambientes como esses, por isso costumam responder bem rápido.
Registre uma Reclamação no Reclame Aqui
Hoje o Reclame Aqui é o principal canal Brasileiro de reclamações de consumidores, por isso uma reclamação lá poderá lhe ajudar a conseguir um atendimento qualificado junto a Companhia Aérea.
Registre um Reclamação na Resolve Voo
Possuímos contatos internos com as principais companhias aéreas e podemos lhe auxiliar gratuitamente na conquista de uma indenização justa. Clique aqui.