Voo Atrasado

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Um dos problemas mais comuns em voo nacionais e internacionais é o atraso do voo. A frustração é visível em todos os passageiros pois cada um possui seus compromissos agendados, seja em viagens de trabalho ou lazer. O atraso do voo acarreta uma série de problemas como perda de translado, reuniões, conexões de voo, eventos, entre outros.

Todo esse desgaste físico e psicológico prejudica o passageiros que na maioria das vezes recebe poucas informações das Companhias Aéreas sobre a condução da situação. A ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil estabelece conforme o tempo de atraso o passageiro receba assistência material de maneira gradual visando diminuir a frustração e o desconforto causado:

A partir de 1 hora

Comunicação (internet, telefonemas, etc)

A partir de 2 horas

Alimentação (voucher, lanche, bebidas, etc)

A partir de 4 horas

Acomodação ou hospedagem (se for o caso) e transporte do aeroporto ao local de acomodação. Se você estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e desta para o aeroporto.

Muitas vezes os passageiros não sabem desses direitos e acabam arcando com os custos envolvidos em situações de atraso de voo. Por isso é importante exigir o cumprimento das regras. Caso você tenha sido prejudicado por atraso de voo conte com a nossa ajuda para solicitar uma indenização por atraso de voo.

Nossos clientes recebem em média R$ 5.000 em indenizações

Sem custo inicial, sem stress e zero burocracia

Atendimento profissional em todo o Brasil

Retornamos em até 24h informando se seu caso é passível de compensação.

O atraso de voo pode ocorrer por quais motivos?

Situações de atrasos de voos são muito comuns e podem ocorrem por diversas razões, veja abaixo os principais motivos:

condicao climatica

Condições Climáticas

Chuvas fortes, neve ou até neblina na pista podem inviabilizar a decolagem e resultar no atraso do voo. Por isso os as condições de meteorológicas desfavoráveis provocam um grande número de atrasos e transtornos.

Problemas Técnicos

Podem ocorrer situações mecânicas e elétricas que necessitam de manutenção na aeronave, esse tipo de ocorrido pode resultar em atrasos de voos e transtornos aos passageiros.

Excesso de Tráfego Aéreo

Devido ao grande fluxo de voos, principalmente em férias e feriados pode ocorrer um real “congestionamento aéreo” o que inviabiliza a decolagem da aeronave.

Problemas com a Tripulação

Falta de comissários ou pilotos, ou caso algum integrante da tripulação tenha alcançado o limite de 11 horas de trabalho seguidas. Caso não haja substituto a tempo ocorre o atraso do voo.

Alteração de Voo

Alterações sem avisos

Toda alteração relativa a voos devem ser informada com 72h de antecedência ao passageiro. Mudanças em cima da hora dão direito ao reembolso integral ou alternativa de transporte do interesse do passageiro.

Brigas com Passageiros

Problemas com Passageiros

Com o stress a flor da pele passageiros podem provocar situações desagradáveis que inviabilizam o voo, brigas de casais, discussões com a tripulação, ou até mesmo conflitos com outros passageiros por assentos e espaço para bagagem

Passageiro Desaparecido

Desaparecimento de Passageiros

Um passageiro que realizou o check-in, despachou a bagagem mas não entrou no avião pode representar um risco pois pode estar tentando transportar cargas suspeitas ou perigosas.

Transporte de cargas especiais

Além de pessoas os aviões transportam animais, produtos químicos, cargas sensíveis e até pessoas mortas em caixões, esse tipo de carga pode prejudicar o cronograma e resultar no atraso.

Além desses problemas outras situações inesperadas podem existir. Por isso se você foi prejudicado e gostaria de reivindicar os seus direitos, entre em contato conosco. Clique Aqui.

Como evitar atrasos de voos?

De fato atrasos nos voos são situações que fogem do controle do passageiro, mas existem algumas dicas que pode reduzir os transtornos quando esse tipo de situação ocorrer:

Escolhas Companhias Aéreas Pontuais

Dê preferência para Companhias Aéreas que possuem um bom nível de serviço e são reconhecias pelos passageiros por cumprirem a maioria dos seus horários.

Companhia Aérea

Companhias Aéreas com um grande volume de voos para a sua rota

Escolha as empresas que mais possuem horários de voos para a rota que você pretende fazer, pois mesmo que o seu voo tenha sido atrasado ela poderá lhe realocar de maneira mais prática no próximo voo.

Fique atento aos avisos da Companhia Aérea

As empresas aéreas costumam utilizar o seu site para informar sobre alterações e cancelamentos de voos, dias antes da viagem é recomendável você acessar o site e conferir se está tudo ok.

Telões aeroporto

Fique atento as avisos sonoros e painéis informativos

As empresas aéreas devem sinalizar de maneira clara todo e qualquer cancelamento bem como orientar os passageiros da melhor maneira possível.  Pode ocorrer também a troca de portões de embarque por isso fique de olhos e ouvidos abertos

Voe com antecedência para eventos muito importantes

Casamentos, provas de concursos, reuniões de negócios são eventos que possuem muita importância e podem ser decisivos nas vidas dos passageiros, por isso se programe sempre que possível para viajar com pelo menos 48h de antecedência.

4h de antecedência

Chegue pelo menos 4h antes do voo

É melhor esperar um pouco mais do que ser surpreendido com a notícia de que ocorreu um atraso no seu voo em cima da hora. Ciente disso com antecedência você pode buscar junto da companhia aérea a melhor alternativa.

Prefira Aeroportos 24h

 

Pelo fato de funcionarem 24/7 esses aeroportos podem lhe dar uma maior assistência em casos de voos atrasados, seja alimentação, internet ou uma alternativa de transporte.

Aeroportos 24h

Exija seus direitos

Por vezes os funcionários são instruídos a oferecer alternativas ruins para os passageiros, por isso é fundamental buscar os seus direitos e argumentar de maneira sólida. Lembre-se também de registrar tudo com fotos e vídeos.

Perder conexões devido ao atraso de voo. O que fazer?

Outro quadro bastante comum é quando um passageiro perde uma conexão devido ao atraso de um dos seus voos, lembre-se que tudo pode ocasionar atrasos e por isso é importante programar conexões de pelo menos 4h. Mesmo não sendo culpado pelo atraso você será o mais prejudicado e as Companhias Aéreas precisam seguir os direitos do consumidor e as regras da ANAC.

É dever da companhia aéreas realocar você em outro voo e garantir a assistência material necessária, mas se devido a essa perda de conexão você tiver prejuízos financeiros como provas, reuniões, compromissos de negócios, casamentos, eventos entre outros você poderá solicitar indenização e uma compensação justa. Para Solicitar Clique Aqui.

Devido ao atraso na liberação da bagagem também pode ocorrer esse tipo de situação e você pode acabar perdendo a conexão, nesse caso é necessário se deslocar até o balcão da Companhia Aérea levando todas as provas necessárias e exigindo a recolocação em um próximo voo.

atraso de voo perder conexão

Direitos dos passageiros em caso de atraso de voo superior a 4 horas

Confira abaixo as principais regras da ANAC em caso de atraso de voo por mais de 4 horas.

Se estiver no aeroporto de partida

Se estiver em aeroporto de escala ou conexão

Receber o reembolso integral, incluindo a tarifa de embarque. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material. Receber o reembolso integral e retornar ao aeroporto de origem, sem nenhum custo. A empresa deverá oferecer assistência material.
Remarcar o voo para data e horário de sua conveniência, sem custo. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material. Permanecer na localidade onde ocorreu a interrupção e receber o reembolso do trecho não utilizado. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.
Embarcar no próximo voo da mesma empresa, se houver disponibilidade de lugares, para o mesmo destino. A empresa deverá oferecer assistência material. Embarcar no próximo voo da mesma empresa ou de outra empresa aérea, para o mesmo destino, sem custo, se houver disponibilidade de lugares. A empresa deverá oferecer assistência material.
Concluir a viagem por outra modalidade de transporte (ônibus, van, táxi, etc). A empresa deverá oferecer assistência material.
Remarcar o voo, sem custo, para data e horário de sua conveniência. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.

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