Extravio de bagagem pela Aerolíneas Argentina: conheça seus direitos


A Aerolíneas Argentinas perdeu sua mala? Nós vamos te ajudar a recuperar!

O extravio de bagagem é um problema comum no Brasil e no mundo. Segundo dados da Sita, empresa especializada em tecnologia para o setor aéreo, cerca de 25 milhões de malas são perdidas por ano. São 5,6 ocorrências para cada mil passageiros de avião.

Se você está nessa situação com a companhia Aerolíneas Argentinas, continue acompanhando a leitura para entender todos os seus direitos em casos de bagagem extraviada e saber mais sobre as possibilidades de indenização.

o que fazer extravio de bagagem aerolineas argentinas

Extravio de bagagem com a Aerolíneas Argentinas: O que devo fazer?

Primeiro, calma! Se você chegou na área de desembarque e não viu a sua mala na esteira, siga o passo a passo que preparamos para você.

  1. Procure o serviço de Bagagens dentro da zona de retirada do aeroporto com seu comprovante de bagagem, cartão de embarque e documento de identidade.
  2. Solicite o documento de Registro de Irregularidade de Bagagem.
  3. Neste relatório, descreva as características da sua mala (cor, marca, tamanho etc.), informando também os objetos que estão dentro dela e que podem facilitar o processo de identificação.
  4. Verifique se todas as informações estão corretas (número dos documentos, telefone e endereço onde suas coisas deverão ser entregues). É muito importante!

Leia também: Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB): O que é e por que ele pode salvar a sua bagagem?

De acordo com a Aerolíneas Argentinas, após a formalização do fato, a reclamação será registrada e a busca da sua bagagem começará imediatamente. Você poderá acompanhar o procedimento por telefone: 0800-761-0254, com seu nome e o número de referência do processo obtido no aeroporto.

Assim que seus objetos forem encontrados, a empresa entrará em contato com você para coordenar a entrega.

bagagem extraviada pela aerolineas argentinas

A Aerolíneas Argentinas tem quantos dias para devolver minha mala extraviada?

A empresa diz que o prazo máximo é de 30 dias. Se ela não conseguir encontrar as suas coisas no período sinalizado, você terá que preencher um formulário de contato com a Central de Reclamações de Bagagem.

Mas segundo a Anac, a bagagem poderá permanecer na condição de extraviada por, no máximo, 7 dias (em voos nacionais) e 21 dias (em voos internacionais). Se não for localizada e entregue dentro desse prazo, a empresa tem a obrigação de indenizar o passageiro em até 7 dias.

Posso ser indenizado pela Aerolíneas Argentinas?

Pode sim! A indenização é garantida pela Anac. E, se você perdeu a sua mala longe de casa, a Aerolíneas deve cobrir as suas eventuais despesas emergenciais. Sendo assim, a empresa deve te ressarcir em até 7 dias contados da apresentação dos comprovantes das despesas.

Por isso guarde todos os comprovantes, recibos e notas fiscais para ser reembolsado. Cada Companhia Aérea pode estabelecer a forma e os limites diários do ressarcimento, de acordo com a Anac.

Esta regra vale para os passageiros que estejam no Brasil.

Direito Especial de Saque (Des)

Se a empresa não encontrar a sua bagagem no prazo estabelecido, você será indenizado. O valor é variável podendo chegar até 1.131 Direitos Especiais de Saque (DES) para voos domésticos e 1.288 para voos internacionais.

Fique por dentro: o Direito Especial de Saque (DES) é uma moeda do Fundo Monetário Internacional cujo preço varia diariamente. A cotação pode ser consultada no site do Banco Central do Brasil.

Em muitos casos o valor oferecido é injusto, afinal, perder suas coisas pode ser muito frustrante, principalmente se forem objetos com significados importantes. Logo, você pode recorrer por indenizações de danos morais na justiça.

Na Resolve Voo, nossos clientes recebem em média R$ 5.000,00 (ou mais) por indenizações de danos morais e materiais. Então, se precisar, pode falar com a gente clicando aqui.

sobre aerolineas argentinas

Quem é a Aerolíneas Argentinas? Ela já foi processada por bagagens perdidas?

A Aerolíneas Argentinas é uma companhia aérea da Argentina dedicada ao transporte comercial de passageiros e carga. É a maior companhia do país e a quinta operadora mais importante da América do Sul. Voa diretamente para 59 destinos nacionais e internacionais, incluindo muitos no Brasil.

Para os brasileiros que querem visitar Buenos Aires ou alguma outra cidade da Argentina, a empresa é uma das melhores alternativas, pois possui muitas opções de voos para os dois aeroportos da capital portenha.

A empresa já foi processada anteriormente em casos de extravio de bagagem. Por decisão judicial, a companhia pagou R$ 14 mil reais de indenização a dois passageiros por não ter prestado assistência devida ao fim do prazo de 30 dias que estipula para achar a mala perdida.

Por meio deste link você tem acesso completo ao caso.

bagagem danificada aerolineas argentinas

A Aerolíneas Argentinas devolveu minha Bagagem Danificada. E agora?

Encontraram a sua mala, mas ela está danificada ou alguma coisa foi roubada? Notifique a empresa por meio deste formulário de contato.

A Anac recomenda que essa notificação seja feita em até 7 dias após o recebimento da sua bagagem. Portanto, além de preencher o formulário, use outros canais de comunicação. Seja insistente para não perder o prazo.

A partir do seu comunicado, a Aerolíneas terá mais 7 dias para pagar a indenização devida. Ademais, registre uma ocorrência na Polícia, que é a autoridade competente para investigar o caso.

Mas, previna-se. Evite despachar objetos de valor. A Anac recomenda que jóias, papéis negociáveis, dinheiro, eletroeletrônicos, entre outros artigos de mesma natureza, sejam transportados na bagagem de mão.

Leia mais sobre dicas de como evitar imprevistos com a bagagem despachada nesse artigo: clique aqui.

Saiba que a companhia aérea não é obrigada a se responsabilizar por artigos de valor. Veja quais produtos a Aerolíneas Argentinas aconselha a não despachar. Clique aqui e acesse a opção “Bagagem Danificada ou Artigos Perdidos”.

como falar com a aerolineas argentinas

A Aerolíneas Argentinas não responde, como devo agir?

Se você tentou contato com a empresa por email, ligação, whatsapp e mesmo assim não obteve retorno ou assistência, confira as dicas para encontrar a melhor solução possível:

Utilize as redes sociais:

As redes sociais são importantes para a imagem da empresa, por isso tente contato por meio de mensagens privadas ou comentários nas publicações, esse tipo de mobilização costuma gerar resultados.

Abaixo listamos os principais canais sociais da empresa:

Registre uma reclamação no Reclame Aqui:

O Reclame Aqui é um importante portal de avaliações dos consumidores, e as empresas buscam os melhores feedbacks, por isso a sua avaliação lá terá bastante importância.

Clique aqui para acessar o perfil da Aerolíneas Argentinas no Reclema Aqui.

Registre uma Reclamação na Resolve Voo:

Somos especialistas em direitos dos passageiros e possuímos contatos internos nas principais Companhias Aéreas. Buscamos sem custo para você o melhor acordo e compensação possível em casos de extravio de bagagem. Clique Aqui.

Como evitar o extravio de bagagem?

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a evitar essa dor de cabeça. Essas práticas não garantem 100% de segurança, mas podem contribuir para evitar o extravio de bagagem. Clique aqui para ler.

Extravio de Bagagem

Aerolíneas Argentinasbagagemdireito do consumidorextravio de bagagemRegistro de Irregularidade de Bagagem (RIB)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp WhatsApp