Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB): O que é e por que ele pode salvar a sua bagagem?

Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB)

Em voos nacionais e internacionais problemas com as bagagens são comuns, extravio, roubo, danos entre outros. Para todas essas situação o passageiro deverá informar o ocorrido no balcão da Companhia Aérea e realizar um Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB).

Esse importante documento garante que você realmente passou por problemas com a sua bagagem e relata de maneira precisa o que aconteceu. A partir desse registro você poderá monitorar a situação e eventualmente ingressar uma ação judicial em busca de uma compensação devido aos prejuízos materiais e emocionais causados.

 

O que é o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB)?

É um documento que registra incidentes relativos à bagagens despachadas em voos nacionais e internacionais. Extravio de bagagem, danos e furtos são os principais problemas documentados no Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB).

Em casos de extravio de bagagem a Companhia Aérea tem prazos estabelecidos pela ANAC para recuperar a sua bagagem, 7 dias para voos nacionais e 21 dias para voos internacionais. Caso isso não ocorra você deverá ser indenizado de forma justa.

 

Pra que serve o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB)?

Esse documento será necessário para relatar com precisão o problema que você está passando e poderá ser utilizado para acompanhar o ocorrido e a resolução do problema com a bagagem. Além disso o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB) será fundamental caso você queira uma indenização por problemas relativos a bagagens em voos.

 

Quem deve preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB)?

O funcionário da Companhia Aérea deverá registrar com precisão o seu relato bem como informar o número do voo, seus dados, problema ocorrido entre outras informações. Após o preenchimento do funcionário você deverá assinar.

Uma cópia ficará com a Companhia Aérea e outra cópia deverá ficar com você, com esse documento poderá comprovar todo o ocorrido.

registro de irregularidade de bagagem balcão da companhia aerea.

A Companhia Aérea se negou a fazer o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB), o que fazer?

Muitas vezes os passageiros que passaram por problemas relativos a bagagens não conseguem registrar o RIB no balcão das Companhias Aéreas, alguns funcionários recebem o ocorrido de forma verbal e informam ao cliente que não a nada mais a ser feito.

Fique atento e sempre exija o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB) em casos de problemas como extravio de bagagem, furto, danos entre outros. Caso o funcionário continue negando você deverá realizar o boletim de ocorrência na delegacia mais próxima. De preferência a ainda dentro do aeroporto.

Registre os problemas com fotos e vídeos, isso pode ajudar você com provas. Evite fazer reclamações somente verbais, sempre tenha provas concretas do que aconteceu, isso irá te ajudar durante o acompanhamento e resolução do problema.

 

Como evitar o extravio e outros problemas com bagagens?

Mesmo não sendo 100% responsabilidade do viajante algumas boas práticas ajudam a evitar situações de extravio de bagagem, furto, avarias e outros:

  • Não utilize bagagens de luxo;
  • Coloque adereços para diferenciar a sua bagagem;
  • Etiqueta com nome e telefone;
  • Evite conexões em companhias diferentes;
  • Evite voos com conexões muito rápidas;
  • Evite fazer check-in muito próximo do embarque;
  • Não despache bagagens com bens de alvo valor;
  • Utilize GPS para malas;
  • Envelope e isole a sua bagagem;
  • Declare itens valiosos.

Confira o post completo sobre extravio de bagagens, clique aqui, explicamos o que fazer nesse tipo de situação.

 

Quais documentos são necessários para a realização do Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB)?

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH, Passaporte)
  • Comprovante de despacho de bagagem
  • Cartão de embarque

O funcionário poderá solicitar algum outro documento para complementar o registro caso necessário, mas normalmente esses são os essenciais.

Lembre-se de permanecer com o comprovante de despacho e cartão de embarque sob sua posse, evite que o funcionário retenha esses documentos pois eles serão fundamentais para você durante todo o processo.

Documentos necessários para registro de irregularidade de bagagem

Para solicitar uma indenização por extravio de bagagem preciso do Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB)?

Sim, esse documento é fundamental em ações judiciais, por meio dele você poderá comprovar de fato o ocorrido e com detalhes o que aconteceu. Essas informações são essenciais na sua argumentação jurídica bem como na tentativa de acordo com a Companhia Aérea.

Se você sofreu com problemas em voos e quer solicitar uma indenização por danos morais envie uma reclamação para nós (CLIQUE AQUI). Passageiros que tiveram problemas com bagagens recebem aproximadamente R$ 5.000,00 em média, esse valor pode variar conforme o caso.

Somos especialistas em Direitos dos Passageiros e já auxiliamos centenas de casos de extravio de bagagem nos últimos anos. E o melhor, você não terá custo nenhum, só recebemos uma porcentagem ao final do processo ou acordo.

 

Não me deram ou perdi o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB), o que fazer?

Caso a companhia não tenha dado o RIB ou você tenha perdido esse documento as suas chances de solicitar uma indenização por extravio de bagagem ficam complexas. Será necessário reunir outras provas como fotos, cartão de embarque, comprovante de despacho para realmente provar o ocorrido.

Além disso você poderá tentar solicitar uma segunda via por meio dos canais de comunicação da companhia aérea, a Latam por exemplo possui até um whatsapp somente para problemas com bagagens.

Grupo de Viajantes em Família

Estou viajando acompanhado, e outras pessoas também tiveram problemas com bagagens, devo registrar quantas RIBs?

Será necessário fazer um Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB) por passageiro prejudicado, esse documento é individual e não pode ser transferido para terceiros. Por isso cada um dos prejudicados deverá realizado o RIB individualmente.

É comum famílias que estão juntas realizarem somente um RIB, mas isso é errado, você deverá fazer uma solicitação para cada membro da família que foi prejudicado.

fotos para provar problemas com voos

Por quanto tempo devo guardar o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB)?

Você deverá guardar com cuidado o RIB e outras provas até a resolução total do problema. Em casos de ações judiciais você precisa armazenar esses documentos durante todo o processo. Por isso tire cópias físicas e também cópias digitais dos arquivos para garantir que não perderá nada.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com os seus amigos. Caso tenha um problema com voos e queira solicitar indenização clique aqui.

Extravio de Bagagem

bagagemextravio de bagagemRegistro de Irregularidade de Bagagem (RIB)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp WhatsApp