Voo cancelado KLM: saiba se tem direito à indenização

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Voo cancelado KLM: saiba se tem direito à indenização

“Seu voo foi cancelado”. Essa foi a última mensagem da KLM Airlines que recebeu? Pois fique atento aos seus direitos.

Embora o cancelamento de voos tenha se tornado comum, especialmente pós-pandemia, ainda é grande o número de pessoas que desconhece a legislação a respeito dos deveres e obrigações das companhias aéreas e dos direitos dos passageiros.

Então se você quer saber o que diz a lei e qual é o próximo passo após a mensagem da companhia aérea, continue a leitura. Vamos te passar dicas e orientações que farão toda diferença na hora de buscar a melhor solução para um voo cancelado KLM Airlines.

Boa leitura!

Meu voo foi cancelado pela KLM Airlines

Imagina só, você só quer viajar. E aí, a companhia te dá esse banho de água gelada. Não bastasse as passagens caras, ainda mais essa. Um voo cancelado. O que fazer, afinal?

Primeiro passo: entender por que seu voo foi cancelado. Ou seja, pergunte o motivo e o peça por escrito, de preferência. E peça esclarecimentos sobre eventuais transportes alternativos também. O acesso à informação é um dos seus direitos.

(Mais à frente vamos te falar quais os principais motivos para um voo ser cancelado, mas, por hora, guarde essa informação: busque saber a razão por trás do imprevisto).

Segundo passo: peça reacomodação em novo voo da KLM.

Segundo o CE 261/04, regulamento da União Europeia (UE) e a Resolução da ANAC n° 400, que protegem os Direitos dos Passageiros afetados por voos atrasados, voos cancelados, recusa de embarque (inclusive em casos de overbooking) e perda de bagagem, você pode solicitar a reacomodação de duas maneiras.

  1. Num voo na mesma data que iria viajar (da mesma companhia ou de companhia diversa).
  2. Numa data posterior, de sua conveniência, sem custos adicionais.

Terceiro passo: solicitar o reembolso integral do seu bilhete aéreo (caso a reacomodação não seja pertinente a você).

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Voo cancelado KLM Airlines: veja outros direitos

Além do que conversamos no tópico anterior, você tem:

Conforme a CE 261/04

  • Direito à informação

O primeiro direito básico é ser informado sobre o conteúdo da CE 261/04. Assim sendo, todas as companhias aéreas devem providenciar as informações pertinentes ao cancelamento nos balcões de check-in, nos aeroportos onde operam. 

  • Direito à assistência material

Entre o cancelamento e o novo voo, muito provavelmente você precisará se alimentar, dormir, etc. Nesse sentido, a KLM deverá fornecer:

  • Refeições e bebidas enquanto aguarda o voo substituto;
  • Acesso a duas chamadas telefônicas, mensagens (de telex ou fax) e e-mails;
  • Se for durante a noite e precisar de hospedagem para aguardar o voo no dia seguinte, deverão fornecer-lhe um quarto de hotel, assim como transporte de ida e volta para o aeroporto.

O tempo de espera e a distância do voo influenciarão no alcance do benefício.

Se você teve ou terá despesas imprevistas devido a um voo cancelado, como custos extras para um almoço ou uma chamada telefônica, solicite o reembolso agora mesmo no site da KLM. Clique aqui.

  • Direito à indenização

Se o aviso do cancelamento ocorreu menos de duas semanas para a viagem, você está apto a receber uma indenização da KLM Airlines. Preste atenção às datas!

  • Direito à reembolso se mudar de classe

Atente-se às duas situações:

  1. Se no voo novo colocarem você numa classe superior àquela que reservou, a KLM não poderá exigir qualquer pagamento adicional.
  2. Se, por outro lado, a classe do voo alternativo for inferior, você pode pedir reembolso. Nestes casos, o valor pode ir entre os 30% e os 75%.

Confira o regulamento CE 261/2004 completo.

Conforme a Resolução n° 400 da ANAC

  • Direito à reacomodação ou reembolso, sendo possível:
  1. Ser reacomodado em outro voo da mesma companhia .
  2. Ser reacomodado em um voo de outras companhias, caso não haja disponibilidade na empresa em que você comprou a passagem aérea.
  3. Remarcar o voo para uma nova data e horário, sem custo.
  4. Receber reembolso integral da passagem, incluindo a taxa de embarque.
  • Direito à assistência material

Quando ocorre a interrupção de um serviço, como o cancelamento do voo, a KLM pode oferecer uma assistência, gratuitamente, em conformidade com o tempo de espera:

  1. A partir de 1 hora: comunicação (internet, telefone).
  2. A partir de 2 horas: alimentação (voucher, refeição, lanche).
  3. A partir de 4 horas: hospedagem em caso de pernoite no aeroporto e transporte de ida e volta para o local. Caso você esteja na sua cidade de domicílio, a empresa pode oferecer apenas o transporte para sua residência e desta para o aeroporto.

Leia a Resolução n° 400 da ANAC na íntegra.

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Como funciona o reembolso de um voo cancelado KLM Airlines?

Para KLM, você pode pedir o reembolso nos seguintes casos:

  • Seu voo foi cancelado e você não pegou um voo alternativo.
  • Você decidiu não pegar seu voo de ida dentro da Europa porque estava atrasado por mais de 90 minutos e seu voo de volta estava agendado para o mesmo dia.
  • Você decidiu não pegar seu voo porque ele estava atrasado por mais de 3 horas.
  • Você não quis voar para seu destino final porque seu voo de conexão da KLM atrasou mais de 5 horas.

Segundo o CE 261/04

O reembolso é feito no prazo de sete dias. E pode ser realizado:

  • No preço total de compra do bilhete;
  • Para a parte ou partes da viagem não efetuadas;
  • Para a parte ou partes da viagem já efetuadas, se o voo já não se justificar em relação ao plano inicial de viagem.

Nesse último caso, você pode pedir um voo de regresso para o aeroporto de origem.

O pagamento pode ser feito por meio de transferência bancária, cheques, ou com o acordo escrito do passageiro, através de vales de viagem e/ou outros serviços.

Segundo o Regulamento n°400 da ANAC

prazo para reembolso também é de 7 dias, contando a partir da data da sua solicitação. O reembolso é:

  •  Integral, se você solicitar a devolução do dinheiro antes de embarcar.
  • Proporcional, caso solicite a devolução depois de ter já feito parte da viagem (utilizou o voo de ida, mas não o de volta).

Além do mais, o reembolso pode ser em crédito para aquisição de passagem aérea futura, sendo viável ainda que esse crédito seja utilizado para comprar passagens para terceiros.

No site da KLM, você pode solicitar um reembolso em dinheiro pela parte não utilizada de sua viagem por meio de um sistema de reembolso online.

O pedido de reembolso através do site ou das redes sociais é gratuito. Contudo, você também pode ligar para a Central de Atendimento ao Cliente KLM. Nesse caso, será cobrada uma taxa de US$ 22.

Peça o seu reembolso.

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Compensação por voo cancelado KLM Airlines

A KLM Airlines também disponibiliza uma compensação, contudo estabelece alguns critérios. Confira quais são abaixo:

  • Seu voo atrasou ou foi cancelado, e por isso seu horário de chegada ocorreu mais de 3 horas depois que o horário originalmente programado;
  • Você viajou de/para um destino europeu ou passou em trânsito por ele;
  • Atraso ou cancelamento do seu voo não se deu devido a circunstâncias especiais, como condições climáticas extremas, instabilidade política ou greves de terceiros.

Atendido a algum desses requisitos, você pode pedir sua compensação em voucher ou dinheiro, se o voucher for reembolsável ( isso será indicado no ticket de viagem que você receberá). O valor da indenização depende do tipo de voucher.

Verifique o que se aplica à sua viagem e solicite seu voucher. 

Indenização e voo cancelado KLM Airlines

O CE 261/04 possibilita uma indenização sob algumas condições. Veja abaixo quais são:

  • Indenização de 250 euros para todos os voos até 1500 quilômetros;
  • Indenização de 400 euros para todos os voos intracomunitários com mais de 1500 quilômetros e para todos os outros voos entre 1500 e 3500 quilômetros;
  • Indenização de 600 euros para os demais voos.

Além disso, quando for sugerido um voo alternativo, este deve respeitar determinados horários, porque, do contrário, haverá indenização.

Sendo assim, se a hora de chegada exceder a hora programada de chegada do voo originalmente reservado em :

  • Duas horas, no caso de quaisquer voos até 1500 quilômetros; ou
  • Três horas, no caso de quaisquer voos intracomunitários com mais de 1500 quilômetros e no de quaisquer outros voos entre 1500 e 3500 quilómetros; ou
  • Quatro horas, no caso dos demais voos

Já na Resolução n°400 da ANAC, você pode requerer indenização em virtude de um dano material ou moral provocado devido ao cancelamento da sua viagem.

Em todos esses casos você poderá correr atrás de uma indenização!

Quando não cabe a indenização de um voo cancelado KLM Airlines?

A Klm não terá que pagar Indenização se oferecer um voo substituto com horários de partida e chegada semelhantes aos originais.

Ou quando avisar sobre o cancelamento pelo duas semanas antes da hora programada para viagem.

Além do mais, ela não precisa pagar indenização se a causa do cancelamento foi uma circunstância extraordinária. Ou seja, diante de uma situação incomum que foge do controle da companhia aérea e requer uma atitude drástica, não haverá indenização da pelo ocorrido.

São exemplos de circunstâncias extraordinárias o mau tempo ou greve do controle de tráfego aéreo.

Precisa de ajuda com a indenização? Conte com a gente!

Caso entenda necessário, podemos te auxiliar no processo de indenização, pois somos especialistas em solucionar problemas dessa natureza.

Logo, envie sua reclamação. É totalmente gratuita.

Viemos com a proposta de trazer uma solução rápida, simples, totalmente digital e sem burocracia, facilitando a vida dos consumidores que sofreram problemas com voo.

Em nosso processo, totalmente simples, prático e seguro, nossos clientes recebem em média cinco mil reais em indenizações.

Ficou interessado? Mande uma mensagem para a gente. Conheça mais sobre nós.

Observação: Se o ocorrido não for recente, não se preocupe! Você tem até 3 anos para buscar indenização. Esse prazo só começa a contar a partir da data do ocorrido. Caso precise de um acordo aéreo e pedido de indenização clique aqui e envie para nós uma solicitação explicando o que houve.

Por que um voo pode ser cancelado?

Conforme um relatório da ANAC, houve um aumento de 41, 35% na quantidade de reclamações sobre cancelamento de voos, comparando dezembro de 2021 com janeiro de 2022. 

Um voo cancelado não acontece somente no nosso país e pode ter diversos motivos viáveis para o cancelamento.

Dentre as principais razões para que um voo seja cancelado pela companhia aérea, podemos destacar:

  • Condições climáticas não favoráveis para o voo podem resultar no cancelamento;
  • Voos com baixa ocupação podem ser cancelados;
  • Overbooking, quando a empresa aérea vende mais passagens do que lugares disponíveis na aeronave pode resultar no cancelamento;
  • Passageiros que realizaram check-in, despachou as bagagens, mas não são encontrados no voo. Isso porque nenhuma bagagem pode viajar sem dono;
  • Tráfego aéreo, quando existem muitas aeronaves circulando, aumentando os riscos da viagem;
  • Problemas técnicos na aeronave, por questões de segurança;
  • Conexões atrasadas podem resultar no cancelamento da viagem;
  • Emergências médicas por parte da tripulação ou dos passageiros;
  • Entre outros motivos plausíveis.

Há ainda outras razões que podem resultar no cancelamento do voo e, como vimos, nem todas permitem que a empresa cumpra o aviso prévio. Por isso, é importante estar sempre atento aos seus direitos.

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Precisa cancelar seu voo KLM Airlines?

Caso precise cancelar o seu voo, você pode solicitar um reembolso em dinheiro à KLM dentro de 24 horas após o recebimento de seu bilhete, se o seu bilhete for comprado pelo menos 7 dias antes da partida.

Se reservou seu voo há mais de 24 horas e está voando na Economy Class ou na Premium Comfort Class, segundo a KLM, você deve verificar o tipo do seu bilhete para ver se você pode solicitar um reembolso em dinheiro. Todavia as taxas de reserva e de reemissão (se aplicável) e sobretaxas de pagamento não serão reembolsadas.

Se está com a Business Class? Terá direito a tarifas reembolsáveis, mas as condições podem variar por voo. Você verá as condições ao fazer a reserva do seu voo ou no seu e-mail de confirmação.

Além disso, se as circunstância para você ter que cancelar seu voo forem essas abaixo, será possível pedir o reembolso em dinheiro:

  • Seu pedido de visto foi negado pelo governo local.
  • Há uma razão médica pela qual você não pode viajar.
  • No caso infeliz de um passageiro ou membro da família de um passageiro falecer.

Veja todos os detalhes aqui.

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