Overbooking

Envie Agora sua Reclamação por Overbooking





Seus dados estão 100% seguros

Mesmo sendo irregular é normal as Companhias Aéreas venderem mais passagens do que a aeronave comporta. Esse tipo de preterição de embarque é chamada de overbooking que nada mais é do que a superlotação do avião responsável pelo voo.

Overbooking Aeroporto

As Companhias Aéreas costumam fazer esse tipo de irregularidade acreditando que alguns passageiros não realizarão o embarque, porém a regulação 141 da ANAC proíbe esse tipo de prática que prejudica o consumidor de maneira clara.

Situações como essas desmancham qualquer planejamento de trabalho e lazer, na maioria das vezes geram indenizações para os passageiros comprovadamente prejudicados. Já passou por uma situação como essa? Conte com a nossa ajuda.

Nossos clientes recebem em média R$ 5.000 em indenizações

Sem custo inicial, sem stress e zero burocracia

Atendimento profissional em todo o Brasil

Retornamos em até 24h informando se seu caso é passível de compensação.

Quais são os direitos dos passageiros em caso de overbookig?

Normalmente quando ocorre uma situação de overbooking as Companhias Aéreas buscam voluntários que estejam dispostos a embarcar no próximo voo, como recompensa é comum o oferecimento de milhas, dinheiro, pacotes turísticos entre outros. Em resumo ocorre uma espécie de “leilão” para que algum passageiro desista do voo em questão e embarque no próximo.

Caso nenhum passageiro se voluntarie a Companhia Aérea poderá sortear qual passageiro não realizará o voo, essa decisão arbitrária costuma gerar conflitos e embates e é chamada de preterição de embarque involuntária.

Lembre-se que todo passageiro que não realizar o voo devido a overbooking deverá receber da Companhia Aérea assistência material de maneira gradual até o próximo embarque:

A partir de 1 hora

Comunicação (internet, telefonemas, etc)

A partir de 2 horas

Alimentação (voucher, lanche, bebidas, etc)

A partir de 4 horas

Acomodação ou hospedagem (se for o caso) e transporte do aeroporto ao local de acomodação. Se você estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e desta para o aeroporto.

Vale a pena destacar outras regras que estão presentes na regulação da ANAC sobre casos de overbooking:

Caso outras companhias aéreas ofereçam o mesmo trecho de voo o passageiro deverá ser reacomodado e a empresa se responsabilizará por todos os custos

Se o caso de overbooking ocorreu com uma família viajando juntos todos deverão ser alocados no mesmo voo ou receber o mesmo tratamento e compensação.

O passageiro tem a liberdade de remarcar o voo para outra data e horário que preferir sem nenhum custo adicional.

O passageiro poderá renegociar o reembolso integral dos valores pagos ou escolher um outro modal de transportes para realizar a viagem.

Como evitar o overbooking?

É muito difícil prever com antecedência uma situação de overbooking pois não sabemos com detalhes se o número de passagens vendidas corresponde com a aeronave que realizará o voo, mas algumas dicas podem ajudar a reduzir ao máximo a probabilidade de enfrentarmos uma situação como essa:

Ser um dos primeiros a embarcar

Normalmente os clientes em situação de overbooking não chegam a embarcar na aeronave, as companhias aéreas querem evitar ao máximo a exposição de falhas e o constrangimento, além é claro das câmeras dos demais passageiros. Portanto aquele passageiros que embarcarem primeiro tendem a evitar o overbooking.

Ser um cliente premium

As companhias aéreas dão preferência e garantem os lugares de passageiros que possuem programas de fidelidade ou milhagem premium.

Realizar o check-in prévio pela internet

Ao realizar o check-in com antecedência você pode informar a empresa aérea que está presente e irá embarcar com certeza, isso ajuda na contagem de passageiros.

O que fazer em caso de overbookig?

Informação é essencial nesse tipo de situação, pois devido ao comportamento abusivo de funcionários das Companhias Aéreas algumas informações e alternativas são omitidas dos clientes favorecendo a escolha de propostas que favorecem as empresas, por isso atenção:

 

Converse de maneira segura com a Companhia Aérea

Primeiro passo é escutar da empresa a proposta e alternativa para a resolução do overbooking, ao mesmo tempo você deve ficar atento ao painel de embarque pois se algum voo de uma outra Companhia Aérea for realizar o mesmo trecho você poderá ser reacomodado. Apresente isso como opção, se o funcionário declinar solicite contato com o supervisor e informe que você está ciente dos seus direitos e caso a resolução não for satisfatória irá em busca da ANAC.

 

Busque ajuda da ANAC

Caso a Companhia Aérea não apresente uma resolução satisfatória você poderá buscar um apoio de algum funcionário da ANAC, a maioria dos aeroportos possui esse tipo de assistência que poderá intermediar uma resolução com a empresa aérea

 

Busque reparação na justiça

Se mesmo depois de realizar os demais passos você não conseguir uma resolução satisfatória poderá acionar a Companhia Aérea por danos morais ou danos materiais, para isso é necessário a reunião de provas (fotos, declarações por escrito, cartão de embarque) com o objetivo de comprovar o ocorrido.

Overbooking Painel

Posso ser indenizado em uma situação de overbooking?

Normalmente as companhias aéreas oferecem acordos informais logo que a situação é constatada, porem são valores arbitrários e abaixo dos transtornos gerados. Se realmente o passageiro foi lesado e possui provas (fotos, registros, guias de reclamações) ele poderá acionar a justiça em busca de uma indenização por danos morais ou materiais.

Com a ajuda da Resolve Voo esse processo é simples, confiável e gratuito. Ao realizar uma reclamação em nosso site um de nossos especialistas entrará em contato com você apresentando as melhores alternativas.

Em média situações de overbooking geram indenizações de R$ 5.000,00 que podem variar conforme o acontecido, o cliente só irá pagar a Resolve Voo uma taxa de 30% caso tenha êxito ao final do acordo o processo.

Envie sua Reclamação Grátis em alguns cliques!

Com um processo GRÁTIS, 100% online, com atuação em todo o Brasil já ajudamos centenas de passageiros na conquista de acordos e indenizações justas com empresas aéreas. Conte com o Resolve Voo para te ajudar em problemas com voos e viagens.

WhatsApp WhatsApp