Manual da Bagagem de Mão: regras importantes que você precisa saber.


Se você é uma pessoa que odeia surpresas desagradáveis e não quer gastar dinheiro extra, esse artigo é para você 😄. Ao fim da leitura, poderá se considerar um especialista em bagagem de mão. Então vamos lá!

Viajar na pandemia ainda não é seguro, e a indicação do Ministério da Saúde é que viagens, especialmente internacionais, sejam evitadas neste momento.

Para entender melhor como a pandemia afetou os voos nacionais e internacionais, confira nesse artigo, clique aqui.

Entretanto, se você precisa viajar a trabalho ou por algum motivo pessoal, é fundamental que respeite as regras e medidas de proteção básicas, como a utilização de máscaras eficazes (uma boa dica é a máscara profissional PFF2, N95), o uso de álcool em gel e o distanciamento obrigatório.

Por falar em álcool em gel, esse é um item que gera dúvidas na hora de organizar a bagagem de mão: “posso incluí-lo ou não entre os itens que vão comigo dentro do avião? “

A resposta é sim, você pode levá-lo. Mas a Anac estabeleceu algumas instruções específicas que é muito importante saber. Além disso, há outras questões como: “Pode levar líquidos? Pode levar uma mala e uma mochila?” Qual tamanho? E o peso máximo?

Pensando nisso, preparamos um manual completo do que pode e do que não pode levar na bagagem de mão. Descubra agora mesmo todos os detalhes.

O que é bagagem de mão?

Bagagem de mão é tudo o que você pode levar dentro do avião sem precisar despachar com o restante da bagagem, que é transportada no compartimento de carga da aeronave, também conhecido como porão.

 

Bagagem de mão em voos nacionais:

Em todos os voos da Azul, Gol e Latam você pode ter como bagagem de mão uma mala de até 10 kg e um outro item pessoal, que pode ser uma mochila ou bolsa menor com documentos, dinheiro e objetos de valor.

Tanto a mala quanto a mochila ou bolsa precisam ter as seguintes dimensões:

  • bolsa/mochila: 35 x 20 x 45 cm
  • mala: 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), já incluindo alças, bolsos e rodinhas, e com no máximo 10kg.

tamanho e dimensões da bagagem de mão

 

Bagagem de mão em voos internacionais:

A regra de bagagem para voos internacionais da Azul, Latam e GOL segue a mesma lógica dos voos nacionais, porém, caso voe com companhias estrangeiras, você precisará conferir quais são as medidas máximas adotadas, pois elas variam de empresa para empresa.

Aqui, já destacamos uma informação relevante: fique atento aos líquidos na bagagem de mão! Em voos internacionais, os frascos líquidos devem ter no máximo 100 ml e devem estar dentro de embalagens plásticas transparentes, com sistema de abertura e fechamento. Ademais, a quantidade máxima não pode ser superior a 1 litro e cada passageiro pode levar somente uma bolsa.

Essa especificação se aplica também ao passageiro que, apesar de fazer um voo nacional, tenha uma conexão com embarque internacional.

o que pode levar na bagagem de mão

O que pode levar na bagagem de mão:

  • Objetos frágeis, que correm o risco de danificar caso sejam despachados no compartimento de carga;
  • Itens pessoais, como documentos, carteira e acessórios pequenos (óculos, joias, cintos, entre outros);
  • Aparelhos eletrônicos de uso pessoal, como celular, notebooks, câmeras fotográficas, tablets e afins;
  • Medicamentos essenciais, acompanhados de prescrição médica com o nome do passageiro; os medicamentos que não necessitam prescrição médica podem ser carregados na bagagem de mão desde que tenham até 100 ml;
  • Mamadeiras e alimentos infantis industrializados – apenas com a quantidade suficiente para a duração do voo;
  • Cosméticos sólidos (batom, protetor labial, desodorante, etc);
  • Chapinha e secador de cabelo;
  • Guarda-chuva / sombrinha de bolso sem ponta.

Caso você precise levar objetos de valor agregado que não caibam na bagagem de mão, poderá despachá-los mediante a declaração especial de valor. Saiba mais sobre essa regra clicando aqui.

O que não pode levar:

  • Armas de fogo de todo tipo (inclusive, réplicas e armas de brinquedo);
  • Objetos cortantes ou perfurantes, tais como canivetes, tesouras de unha e demais itens pontiagudos. Estes devem ser levados na bagagem despachada;
  • Sprays de pimenta, ferramentas de mão de obra, isqueiros, líquidos inflamáveis, alvejantes, explosivos, venenos, ácidos.

Em caso de alguma dúvida específica, consulte a companhia pela qual vai viajar.

Reforçamos novamente que, em voos internacionais, existem restrições a líquidos. Veja abaixo as regras para a condução de objetos dessa natureza em voos nacionais e internacionais.

liquidos na bagagem de mão

Levando líquidos na bagagem de mão!

Líquidos em voos nacionais

Existem limites para o transporte de líquidos, sejam eles em pasta, creme, gel ou aerossol. É permitido levar perfumes de até 50 ml, porém, o total transportado não deve ultrapassar 5 litros. Também é possível levar até 4 frascos de aerossóis de higiene pessoal ou de uso médico de até 300 ml/g cada.

Líquidos em voos internacionais

Especificamente em voos internacionais, cada frasco líquido deve ter no máximo 100 ml, e a maioria dos aeroportos exige que os frascos estejam dentro de sacos plásticos transparentes e fechados hermeticamente.

Outras dúvidas

Pode transportar bebidas alcoólicas no avião?

Para as bebidas, há regras específicas. Em voos nacionais, você pode levar cinco garrafas, de até 1 litro cada, que tenham teor alcoólico entre 24% e 70% (acima disso é proibido). Não há restrição de unidade para bebidas com teor inferior a 24%, mas as garrafas devem ser de no máximo 1 litro cada.

Em voos internacionais, as bebidas alcoólicas só podem ser despachadas ou compradas no duty-free.

Pode levar comida?

Sim, é permitido! Mas nos voos internacionais preste atenção às restrições do país de chegada.

Lembre-se que o avião é um espaço fechado e não há nenhuma ventilação, portanto, evite alimentos que tenham cheiro forte.

Posso viajar com meu travesseiro?

 Sim, pode! Dê preferência àqueles de pescoço em formato de “U”.

onde colocar a bagagem de mão

Onde colocar a bagagem de mão durante o voo?

A bagagem de mão deve ser acomodada no compartimento superior da aeronave. Em relação a mochilas ou bolsas, a recomendação é armazenar no espaço disponível abaixo da poltrona à frente – exceto em casos de assentos na saída de emergência, em que não é permitido deixar objetos soltos no chão.

Posso despachar minha bagagem de mão?

Algumas companhias permitem o despacho da bagagem de mão sem custo. Isso é vantajoso quando se está viajando em família e uma ou duas malas de mão não contêm itens de valor ou possíveis de quebrar. Para saber se a companhia permite o despacho, pergunte no check-in. A desvantagem é ter de aguardar as malas na esteira ao chegar ao destino.

Para evitar o extravia de bagagens despachadas separamos 20 dicas nesse artigo, clique aqui e confira.

Se não couber mais malas na cabine, a companhia pode despachar minha bagagem de mão?

Sim, em alguns casos a companhia aérea pode solicitar o despacho da sua bagagem de mão, sem custo. Logo, se você tem algo frágil na sua bagagem de mão converse com o atendente da companhia e explique que prefere que a mala fique com você para evitar que algo valioso quebre, gerando assim um constrangimento desnecessário para todos ou um caso de extravio de bagagem.

alcool gel bagagem de mão

Agora, a pergunta que não quer calar: e o álcool em gel?

O produto não só pode, como deve ser utilizado durante as viagens aéreas. Segundo a ANAC, em voos nacionais, é permitido levar frascos de até 500ml de álcool em gel, porém o limite é de 2kg ou 2L no total.

As mesmas regras valem para o transporte de álcool em gel na mala de mão em viagens internacionais.

Restou alguma dúvida? Deixe seu comentário que vamos te ajudar!

Não esqueça também de sempre consultar diretamente a companhia aérea na qual comprou sua passagem.

Boa viagem e cuide-se!

Extravio de Bagagem

bagagembagagem de mão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp WhatsApp