Voo cancelado pela Delta Air Lines: saiba como agir para garantir seus direitos


Embora seja uma companhia americana, a Delta Air lines deve respeitar o regulamento aéreo brasileiro sempre que partir de um aeroporto do Brasil ou tiver um como destino, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Logo, se você teve um voo cancelado da Delta Airlines que chegou ou saiu de um aeroporto brasileiro, está protegido pela Resolução n° 400 da ANAC.

De acordo com esse documento, é responsabilidade da Delta oferecer alternativas para solucionar o problema do seu voo cancelado. Entre as opções, estão: a reacomodação em outro voo, o reembolso da passagem ou a execução do serviço por meios de transporte diversos.

Vale ressaltar que é você quem escolhe qual é a melhor opção entre as sugeridas pela companhia.

Além disso, dependendo das circunstâncias, pode ser que você tenha ainda o direito a uma indenização.  Afinal, um voo cancelado pode gerar danos morais e materiais. Quer saber como isso é possível e entender melhor os seus direitos? Continue lendo este artigo!

Ao fim, você saberá tudo sobre:

  • Voo cancelado Delta Air Lines: o que orienta a ANAC?
  • Qual orientação para reembolso de um voo cancelado Delta Air Lines?
  • Em que momento pedir indenização por voo cancelado Delta Air Lines?
  • O que fazer quando a companhia cancela meu voo?
  • Por que um voo é cancelado?
  • Como cancelar um voo da Delta Air Lines?

Voo cancelado Delta Air Lines: o que orienta a ANAC?

O cancelamento de um voo pode acontecer em qualquer momento e por diversos motivos. Com a pandemia, isso se tornou ainda mais comum. No entanto, muitos passageiros desconhecem os seus direitos ao ter um voo cancelado.

A situação em si já é estressante, mas torna-se pior quando não se sabe o que fazer. Qual é o passo seguinte ao aviso do cancelamento? Quais as responsabilidades da companhia?  No seu caso, quais as responsabilidades da Delta Air Lines ao cancelar o seu voo?

Bom, mesmo sendo uma companhia americana, as operações pelo Brasil devem respeitar a Resolução n° 404 da ANAC. Esse documento tem como objetivo estabelecer as condições gerais aplicáveis ao transporte aéreo regular de passageiros.

É na seção II, do capítulo dois, que a resolução traz expressamente as obrigações da companhia nos casos de cancelamento de voo.

Conforme expresso no documento, a Delta deverá informar imediatamente a você sobre o cancelamento. De preferência, esse aviso deve ocorrer com pelo menos 24 horas de antecedência.

Caso esse prazo não seja atendido, a Delta deverá propor as seguintes alternativas a você:

  • Reembolso integral da passagem, incluindo a taxa de embarque;
  • Ser reacomodado em outro voo da Delta Air Lines;
  • Ser reacomodado em voos de outras companhias;
  • Remarcar o voo para uma nova data e horário, sem custo.

Reacomodação

Conforme o documento, a reacomodação em novo voo será realizada de maneira gratuita, devendo ser feita à sua escolha nos seguintes contextos:

  • Em voo próprio ou de terceiro para o mesmo destino, na primeira oportunidade; ou
  • Em voo próprio a ser realizado em data e horário de sua conveniência.

Além disso, se você for um Passageiro com Necessidade de Assistência Especial  (PNAE) terá prioridade na reacomodação. Saiba mais aqui.

Informações adicionais

Se não concordar com a sugestão do voo alternativo, você não é obrigado a aceitar, ainda que  a Delta Air Lines tenha feito o comunicado com a antecedência adequada. Afinal, se a nova sugestão não se adequa à sua necessidade, não há por que aceitá-la. Fique atento!

Assistência material

Voos cancelados pelas companhias aéreas também dão direito à assistência material.

A assistência material consiste em satisfazer as suas necessidades e deverá ser garantida gratuitamente, de acordo com o tempo de espera. Veja como ela funciona:

  • Superior a 1 (uma) hora: facilidades de comunicação;
  • Superior a 2 (duas) horas: alimentação, de acordo com o horário, por meio do fornecimento de refeição ou de voucher individual; e
  • Superior a 4 (quatro) horas: serviço de hospedagem, em caso de pernoite, e traslado de ida e volta.

A exigência do pernoite não cabe ao PNAE, que deve ter o serviço de hospedagem disponibilizado em qualquer situação.

Outra observação importante é quanto ao passageiro que mora no local onde sairá o voo. Nesse caso, a Delta não está obrigada a assegurar hospedagem, contudo deve pagar o transporte de ida e volta até sua casa.

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Qual orientação para reembolso de um voo cancelado Delta Air Lines?

Conforme a ANAC, você terá direito ao reembolso de um voo cancelado nos seguintes termos:

  • Quando o seu voo sofrer um atraso superior a 4h;
  • Quando a Delta Air Lines falhar em comunicar com 24h de antecedência alterações no seu voo;
  • Quando a alternativa de voo internacional proposta pela Delta Air Lines tiver 1h de diferença em relação ao horário de partida ou de chegada do voo original.

O reembolso pode ocorrer das seguintes maneiras:

  • Integral, para bilhetes não utilizados;
  • Proporcional, referente ao trecho não utilizado.

A devolução do dinheiro é feita na moeda e meio de pagamento utilizado no momento da compra. O prazo, segundo a ANAC, é de sete dias, no entanto, ele pode se estender até 30 dias.

Além do mais, o reembolso pode ser feito na forma de crédito, tendo a Delta obrigação de avisá-lo quanto à validade, em meio físico ou eletrônico.

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Em que momento pedir indenização por voo cancelado pela Delta Air Lines?

Quando você tiver o seu voo cancelado ou sofrer um atraso de voo e chegar ao destino final com 4 ou mais horas de atraso é possível pedir uma indenização.

Também é cabível pedir quando as opções apresentadas pela Delta não atenderem as suas necessidades. Afinal, o cancelamento de um voo pode resultar em diversos inconvenientes, desde o atraso para um compromisso até o cancelamento de reuniões ou eventos importantes.

Logo, você pode solicitar uma indenização por danos morais e materiais, dependendo da situação.

E se precisar de ajuda: somos uma empresa especializada em acordos aéreos. Podemos conseguir uma indenização de até R$5.000 reais em cancelamentos com voos nacionais e internacionais.

Nosso processo é feito sem burocracia e sem custos iniciais, uma vez que recebemos somente ao final do acordo aéreo, com processo 100% seguro e confiável.

Clique aqui e envie o seu caso.

Se o seu caso não aconteceu recentemente, fique tranquilo. Você tem até 5 anos para buscar indenização, exceto em casos de voos internacionais, em que o prazo é de 2 anos.

Esse prazo só começa a contar a partir da data do ocorrido. Caso precise de um acordo aéreo e pedido de indenização clique aqui e envie para nós uma solicitação explicando o que houve.

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O que fazer quando a companhia cancela meu voo?

  1. Guarde o cartão de embarque;
  2. Procure saber o motivo do cancelamento do voo;
  3. Confira se existe um voo opcional para o seu destino;
  4. Registre a hora de chegada ao seu destino final;
  5. Antes de assinar algum documento, leia-o atentamente;
  6. Atente-se aos recibos com gastos extras. Guarde-os para ser ressarcido (a) posteriormente.

Se não tiver o cartão de embarque, use o localizador ou código de reserva, que poderão ser encontrados no e-mail de confirmação que você recebeu no dia em que comprou a passagem.

Ao buscar os motivos que levaram ao cancelamento do seu voo, peça uma declaração por escrito à Delta. Esse é mais um direito que você tem segundo a ANAC.

Guarde os recibos das compras que precisou realizar em decorrência do voo cancelado Delta Air Lines. Comprovar despesas extras, envolvendo alimentação, hospedagem, transporte ou qualquer serviço semelhante contribuirá para uma indenização por danos morais.

Observação: O horário de chegada não é quando o avião pousa, mas sim quando as portas da aeronave são abertas para desembarque. Se tiver 4 horas de atraso, você poderá pedir uma indenização.

Por que um voo é cancelado?

Os motivos envolvem más condições climáticas, problemas técnicos, entre outros.  A exemplo, podemos citar:

  • Condições meteorológicas (Chuva, ventos fortes, névoa e até neve podem prejudicar a viagem, ocasionando o fechamento de aeroportos e o cancelamento de voos).
  • Manutenção de emergência (o avião pode apresentar um defeito inesperado, como o problema em alguma peça. Dependendo da magnitude, o reparo pode ser demorado, levando até mesmo dias, e isso afeta a viagem);
  • Queda no sistema (o tráfego aéreo é regulado por normas de segurança indispensáveis. Para que tudo funcione, a comunicação entre piloto e controlador do voo precisa ser clara e contínua. Se o sistema fica fora do ar, torna-se incogitável manter a operação);
  • Excesso de tráfego aéreo (a grande quantidade de aeronaves no espaço aéreo pode interferir no fluxo da viagem, ocasionando o cancelamento de muitos voos);
  • Overbooking (quando a capacidade não consegue atender a demanda. Ou seja: passagens demais, cadeiras de menos);

Ter conhecimento da causa do cancelamento do seu voo te ajudará a entender quais são os direitos cabíveis à situação. Por isso, é importante buscar essa informação e pedir uma declaração por escrito à companhia.

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Como cancelar um voo da Delta Air Lines?

Até aqui, nosso foco foi sobre o voo cancelado pela Delta. Mas o cancelamento de um voo também pode partir de você, afinal imprevistos acontecem e muitas vezes mudam planos de uma hora pra outra.

Se você precisa cancelar sua viagem, se liga nas dicas a seguir.

Na Delta existe a política do Cancelamento sem risco de 24 horas. Ou seja, após a compra da passagem, você tem 24 horas para cancelá-la por qualquer motivo e receber um reembolso total, sem taxas.

Para solicitá-lo siga o passo a passo abaixo:

  • Encontre sua viagem ou faça login e acesse Minhas viagens;
  • Selecione a viagem que você precisa cancelar;
  • Selecione o botão “Cancelar voo” e siga os passos;
  • Receba um reembolso total, que será realizado automaticamente na sua forma original de pagamento.

Por falar em reembolso, passando esse prazo de 24 horas, ele passa a depender do tipo de tarifa comprada. Isso porque a Delta oferece bilhete reembolsável e o não reembolsável. Neste último, é possível que uma taxa de cancelamento seja aplicada.

Como cancelar um bilhete reembolsável

  • Certifique-se de cancelar seu bilhete antes do embarque;
  • Encontre sua viagem ou faça login e acesse Minhas viagens;
  • Selecione o voo que você precisa cancelar;
  • Clique em “Modificar voo”;
  • Clique em “Iniciar cancelamento de voo”;
  • Cancelar sua viagem.

Como cancelar um bilhete não reembolsável

  • Certifique-se de que esteja cancelando seu bilhete antes do embarque (bilhetes não alterados ou cancelados antes do embarque não terão valor remanescente);
  • Encontre sua viagem ou faça login e acesse Minhas viagens;
  • Selecione a viagem que você precisa cancelar;
  • Selecione o botão “Modificar voo” e siga os passos.

Sem taxa de cancelamento

As taxas de cancelamento não se aplicam aos seguintes bilhetes:

  • Bilhetes Delta na Main Cabin e em classes superiores para viagens dentro dos EUA, Porto Rico e Ilhas Virgens Americanas ;
  • Bilhetes Delta na Main Cabin e em classes superiores para viagens com origem na América do Norte para qualquer lugar do mundo (incluindo voos operados por parceiros joint venture e codeshare);
  • Bilhetes Delta na Main Cabin e em classes superiores para viagens entre o Caribe e os EUA ou México;
  • Os bilhetes na Basic Economy estão excluídos.

 

Alterações e cancelamentos de voos, clique aqui para saber mais!

Cancele o seu voo Delta Airlines.

Solicite reembolso de um bilhete reembolsável.

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