Voo cancelado pela Iberia: O que fazer?


O cancelamento de um voo pode apenas atrasar em um dia o planejamento de uma viagem, ou pode comprometê-la completamente, por isso é fundamental conhecer os seus direitos. Para reivindicá-los quando necessário.

Como todas as companhias aéreas podem apresentar casos assim, a Iberia Airlines não ficaria de fora. Portanto, nosso artigo hoje irá focar no voo cancelado pela Iberia.

Ainda que não seja uma companhia brasileira, a Resolução Nº 400 da ANAC é considerada quando a companhia cancela um voo. Além do mais, por ser uma empresa espanhola, voos com origem ou destino na União Europeia estão cobertos pelo CE 261, conjunto de normas do bloco europeu.

Logo, para saber como funciona a Resolução Nº 400 da ANAC no Brasil e o CE 261 na União Europeia, continue acompanhando este texto. Quanto mais souber, menos dor de cabeça e prejuízo terá, concorda? Então fique por dentro de todos os seus direitos.

A seguir, você confere tudo sobre:

  • Primeiro: quais são os meus direitos em voo cancelado pela Iberia?
  • O que fazer se meu voo for cancelado pela Iberia?
  • Por que um voo é cancelado?
  • Reembolso por voo cancelado Iberia
  • Indenização de voo cancelado Iberia
  • Direitos do passageiro na União Europeia

Boa leitura!

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Primeiro: quais são os meus direitos em voo cancelado pela Iberia?

A Iberia não é uma companhia aérea brasileira. Contudo, tanto os voos que partem como os que chegam a solo brasileiro estão protegidos pela Resolução n°400 da ANAC, documento que estabelece as condições gerais ao transporte aéreo do Brasil.

Conforme o documento, a Iberia deve informar imediatamente, pelos meios de comunicação disponíveis, sobre o cancelamento do voo ou a interrupção do serviço. E esse aviso deve ser feito o quanto antes, pelo menos com 24 horas de antecedência, sob pena de indenização se não for respeitado.

Após o aviso, a empresa aérea deverá oferecer uma das seguintes alternativas abaixo:

  • Reembolso do valor integral da passagem na moeda e meio de pagamento que você utilizou no momento da compra;
  • Reacomodação em outro voo da Iberia;
  • Reacomodação em voo de outras companhias aéreas;
  • Remarcação do voo para uma nova data e horário de sua preferência, sem nenhum custo.

Observação: A reacomodação será gratuita.

E se o aviso acontecer em cima da hora?

Se a Iberia te avisar sobre o seu voo cancelado em cima da hora, além das opções mencionadas acima, você ainda terá direito a uma compensação financeira, podendo ser por transferência bancária, voucher ou em espécie, no valor de:

  • I – 250 (duzentos e cinquenta) DES para voo doméstico;
  • II – 500 (quinhentos) DES para voo internacional.

Clique aqui para entender o que é o Direito Especial de Saque (DES).

Assistência material em voo cancelado Iberia

Se a Iberia te reacomodar em outro voo, e este demorar a decolar, ela deve oferecer uma assistência material a você.

Essa assistência consiste em satisfazer as necessidades emergenciais do passageiro e deverá ser oferecida de forma gratuita, conforme o tempo de espera, ainda que o passageiro esteja a bordo da aeronave com as portas abertas. Assim, ela funciona da seguinte maneira:

  • A partir de uma hora: empresa deverá fornecer meios de comunicação, como internet, telefone e afins;
  • A partir de 2 horas: empresa deverá fornecer alimentação aos passageiros, voucher, bebidas, etc;
  • A partir de 4 horas: hospedagem, se necessário, deslocamento do aeroporto até um hotel ou, em caso de morar no mesmo local, deslocamento até a residência.

Acerca dessas assistências, também precisamos fazer importantes observações:

  1. Caso você more na cidade de onde partirá seu voo de origem, a Iberia não é condicionada pela lei a te oferecer o serviço de hospedagem, garantindo apenas o traslado de ida e volta;
  2. Se você for um Passageiro com Necessidade de Assistência Especial – (PNAE), você e seus acompanhantes devem ter serviço de hospedagem, independentemente da exigência de pernoite.
  3. A Iberia poderá deixar de oferecer assistência material se optar pela reacomodação em voo próprio da empresa a ser realizado em data e horário de sua conveniência ou se optar pelo reembolso integral da passagem aérea.

Voos cancelados no aeroporto de conexão

Caso o voo seja cancelado no aeroporto de conexão, a companhia aérea deverá oferecer a você alguma das seguintes alternativas abaixo:

  • Receber o reembolso integral de sua passagem e retornar ao aeroporto de embarque;
  • Receber reembolso referente ao trecho que não foi utilizado e permanecer na localidade onde ocorreu a interrupção;
  • Remarcar o voo para melhor data e horário segundo necessidades do passageiro, sem nenhum tipo de custo extra;
  • Encaixar o passageiro no próximo voo da mesma companhia aérea para o destino desejado;
  • Concluir a viagem por outro meio de transporte, podendo ser ônibus, táxi e afins.

Clique aqui para entrar em contato com a Iberia.

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O que fazer se meu voo for cancelado?

Registre todo o ocorrido! Reunir documentos, omissões e fotos ou vídeos do momento serão fundamentais para reforçar o seu pedido de indenização com base no Código de Defesa do Consumidor, principalmente se o cancelamento do seu voo ocorreu de última hora.

Sendo assim, siga o passo a passo abaixo:

  1. Guarde o cartão de embarque

Se não tiver o seu cartão de embarque, tenha anotado em um bloco de notas o seu localizador ou favorite o e-mail de confirmação com os dados da sua passagem.

  1. Busque se informar o porquê do voo cancelado

É seu direito solicitar uma declaração de cancelamento por escrito. Além disso, procure saber qual foi o motivo do voo cancelado. Caso queira apresentar uma queixa, será importante ter todos os detalhes em vista.

  1. Veja se há um voo alternativo para o seu destino

Ou, se preferir, solicite o reembolso da sua passagem e um voo de regresso ao ponto de partida original, se estiver em um voo de conexão.

  1. Anote a hora de chegada ao seu destino final

Esse horário não é quando o avião pousa, mas sim quando as portas da aeronave são abertas para desembarque. Se tiver 4 horas de atraso, você poderá solicitar uma indenização.

  1. Leia toda documentação antes de assinar qualquer coisa

Isso vale para vouchers ou brindes. Aceitando-os, você pode estar renunciando ao seu direito de obter uma indenização.

  1. Guarde os recibos se tiver de gastar qualquer valor extra

Comprovar despesas extras, envolvendo alimentação, hospedagem, transporte ou qualquer serviço semelhante contribuirá para uma indenização por danos morais.

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Por que um voo é cancelado?

Existem diversos motivos, entretanto, esses costumam ser os mais comuns:

  • Clima: o mau tempo pode interromper no tráfego aéreo e suspender momentaneamente as atividades;
  • Reparos técnicos: pode ser que a aeronave precise de uma manutenção de última hora e isso interfere na execução das atividades operacionais;
  • Overbooking: a venda excessiva de passagens aéreas pode originar voos lotados e sem capacidade de atendimento;
  • No show: se o passageiro não comparecer no voo de ida, a passagem de volta pode ser automaticamente cancelada;
  • Congestionamento na malha aérea: parece estranho, mas é possível que a malha aérea opere com a capacidade sobrecarregada;
  • Falta de tripulação: a equipe do voo não pode ultrapassar 11h de trabalho por dia. Atrasos anteriores podem extrapolar a jornada, não havendo tripulação disponível;
  • Entre outros motivos.

Reembolso por voo cancelado Iberia

Se a Iberia falhou em comunicar com 24h de antecedência alterações no seu voo ou se a alternativa de voo internacional proposta pela Iberia for superior a 1h de diferença em relação ao horário de partida ou de chegada do voo original, peça o reembolso de sua passagem.

Segundo a ANAC, o prazo para o reembolso será de 7 dias, a contar da data da solicitação do pedido, devendo ser observados os meios de pagamento utilizados na compra da passagem aérea.

Ademais, no caso de cancelamento pela Iberia, o reembolso deve ser integral. Então não aceite possíveis descontos de tarifas!

Existem duas formas para que o reembolso seja restituído, são elas:

  • I – integral, se solicitado no aeroporto de origem, de escala ou conexão, assegurado, nestes 2 (dois) últimos casos, o retorno ao aeroporto de origem;
  • II – proporcional ao trecho não utilizado, se o deslocamento já realizado aproveitar ao passageiro

Caso ache mais conveniente, você pode escolher ser reembolsado com um crédito para comprar uma passagem em vez do dinheiro em si. Todavia, a Iberia deverá informar por escrito a validade desse crédito, para que não corra o risco de perder futuramente.

Caso deseje usar o crédito para comprar a passagem de algum conhecido, será perfeitamente possível, de acordo com a legislação da ANAC.

Confira os telefones da Central de Ajuda Iberia

Indenização de voo cancelado Iberia

Quando você tem um voo cancelado ou sofre um atraso de voo e chega ao destino final com 4 ou mais horas de atraso, é possível pedir indenização por danos morais. Essa garantia é válida mesmo se você tiver sido reembolsado ou reacomodado em outro voo.

Isso porque o cancelamento de um voo pode resultar em diversos inconvenientes, desde o atraso para um compromisso até o cancelamento de reuniões ou eventos importantes, por exemplo.

Por isso, você pode solicitar uma indenização por danos morais e materiais, dependendo da situação.

Então se precisar de ajuda, conte conosco. A Resolvevoo é uma empresa especializada em acordos aéreos. Podemos conseguir uma indenização de até R$5.000 reais em cancelamentos, ou demais problemas com voos nacionais e internacionais.

Todo o processo é feito sem burocracia e sem custos iniciais. Isso porque, recebemos somente ao final da concretização do acordo aéreo com processo 100% seguro e confiável.

Clique aqui e envie o seu caso.

Além disso, temos uma boa notícia: se o ocorrido não for recente, não se preocupe! Você tem até 2 anos para buscar indenização em casos de voos internacionais.

Esse prazo só começa a contar a partir da data do ocorrido. Caso precise de um acordo aéreo e pedido de indenização clique aqui e envie para nós uma solicitação explicando o que houve.

Direitos do passageiro na União Europeia

Por ser uma empresa espanhola, os voos da Iberia com origem ou destino na União Europeia estão cobertos pelo CE 261, regulamento válido para os 27 países do bloco, além de Reino Unido, Islândia, Noruega, Suíça e alguns territórios ultramarinos.

Conforme a resolução europeia, em caso de voo cancelado é dever da Iberia oferecer:

  • Reembolso integral ou parcial da sua passagem e um voo de retorno para o seu destino original, caso seja necessário;
  • Alternativa de transporte para que chegue ao seu destino final no horário ou próximo ao horário do seu voo original;
  • Outra passagem de avião para o seu destino final, na melhor data para você.

Além dessas alternativas, você tem a opção de solicitar o reembolso, se preferir. E se a empresa só o notificou do cancelamento menos de 14 dias antes da sua partida, você poderá pedir ainda uma indenização de até 600 euros por pessoa.

No entanto, se a empresa oferecer um voo alternativo seguindo certos critérios, não precisará pagar indenização. Então peça mais detalhes acerca desses critérios ao serviço ao cliente.

Outras condições para que você possa pedir indenização por cancelamento de voo na União Europeia são:

  • O cancelamento aconteceu por falha da Iberia envolvendo circunstâncias operacionais, dificuldades técnicas ou greve da equipe;
  • Você chegou ao seu destino com horas de atraso em relação ao voo original;
  • O voo que você teve problema aconteceu nos últimos três anos.

Atenção: a CE 261 menciona que se o voo alternativo for muito próximo ao do voo original, em relação ao horário de chegada, a Iberia não precisará pagar indenização.

A companhia também não precisará pagar indenização em casos de circunstâncias extraordinárias, como as más condições climáticas ou algum incidente no aeroporto.

Assim, que voos da Iberia estão cobertos pelo CE 261?

  • Voos com origem em aeroportos da UE
  • Voos com destino a aeroportos da UE

Qual é o valor da Indenização de voo da Iberia?

  • Todos os voos com menos de 1.500 kmaté 250 euros por pessoa
  • Voos dentro da UE com mais de 1.500 kmaté 400 euros por pessoa
  • Voos fora da UE de 500 km a 3.500 km até 400 euros por pessoa
  • Voos fora da UE com mais de 3.500 kmaté 600 euros por pessoa

Os valores em euro estão especificados na CE 261. Para determinar exatamente o valor da indenização devida, a distância percorrida é considerada. Embora o regulamento tenha estabelecido os valores específicos para cada passageiro, há exceções e casos especiais, dependendo das circunstâncias.

A duração do atraso também reflete no cálculo da indenização. Fique atento!

Entre em contato com a Iberia.

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Posso cancelar minha passagem e ser reembolsado?

Contratempos são perfeitamente possíveis na vida de qualquer pessoa, logo se surgiu um imprevisto e isso te impedirá de viajar, veja o que pode ser feito com a passagem da Iberia.

É previsto por lei que você possa cancelar o seu voo sem nenhum tipo de taxa extra, se o cancelamento estiver dentro das seguintes condições:

  • Cancelamento deve ser feito em até 7 dias após a emissão do bilhete;
  • O cancelamento sem taxas é possível para bilhetes adquiridos fora de condições especiais e descontos promocionais.

Fora desse contexto, o cancelamento da passagem pode resultar em algumas taxas e tarifas a serem descontadas do valor integral do reembolso. Por isso, é importante ficar atento.

A opção de cancelar e reembolsar sua passagem vai depender da tarifa escolhida. Por exemplo, as tarifas com restrições não permitem reembolsos, devoluções ou alterações. E ainda que haja essas possibilidades, provavelmente incluirão uma multa de desistência.

A Iberia avalia também se você adquiriu a opção de “Passagem Flexible” como um extra ao comprá-la.

Para consultar as condições de reembolso, acesse Gerenciar sua reserva, no próprio site da Iberia ou entre em contato pelo número: (+55) (11) 3956-5999. A companhia dá a opção de adquirir o reembolso da sua passagem em um bônus.

Confira como funciona aqui.

Se você comprou através de uma agência, deve entrar em contato com ela.

Atenção: A taxa de gerenciamento da passagem não é reembolsável.

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