Cancelamento de voo pela Gol: Descubra o que fazer

cancelamento voo gol linhas aéreas

Uma semana antes de viajar, talvez até horas antes, você recebe uma notícia urgente, aparece um compromisso inadiável ou algo não sai como esperado. Resultado: a viagem tão sonhada e planejada precisa ser cancelada. O que fazer então nessa situação e como funciona o cancelamento de um voo da Gol?

Quando será necessário pagar taxas pelo cancelamento ou quando as multas podem ser dispensadas? E, sobretudo, quando cabe indenização? São tantas dúvidas, afinal, caso você não conheça os seus direitos e não esteja por dentro das políticas da Gol, cancelar uma passagem pode se tornar um problemão.

Mas fique tranquilo, abaixo reunimos dicas e, principalmente, informações valiosas que te ajudarão na busca pela melhor solução neste momento. Boa leitura!

Aqui você verá:

  • Quanto custa para cancelar um voo da Gol?
  • Como funciona o cancelamento Gol a partir das tarifas?
  • Quando pagar multa por cancelamento de voo na Gol?
  • Quando a multa por cancelamento não é cobrada?
  • Como fica o reembolso pelos grupos de tarifa?
  • Passo a passo para cancelar um voo Gol.
  • Meu voo foi cancelado pela Gol e agora?

reembolsos e taxas gol linhas aéreas voo cancelado

Quanto custa para cancelar um voo da Gol?

Imprevistos podem surgir e está tudo bem. Infelizmente, isso independe de planejamento e organização, simplesmente acontece. Agora, a sua viagem precisa ser cancelada, certo? Então vamos ao que interessa.

Para que o cancelamento de um voo Gol seja gratuito, ou seja, para que não haja nenhum custo de operação, é necessário que você atenda a duas condições, segundo a ANAC:

  1. Fazer o cancelamento nas primeiras 24 horas após a compra do bilhete; OU
  2. Solicitá-lo com 7 dias ou mais de antecedência da sua viagem.

De acordo com a resolução 400/2016 da ANAC, os passageiros têm até 24 horas para desistir da compra e ter o reembolso integral do valor da passagem, sem nenhum custo adicional.

Porém, para que isso aconteça, a compra não pode ser feita com menos de 7 dias de antecedência da viagem. Caso contrário, poderá ser cobrada uma taxa de até 5% do valor da passagem. Nos demais períodos, o reembolso dependerá do regulamento de cada companhia. E em janeiro deste ano (2022), a Gol passou por algumas alterações.

Confira o que mudou:

  • Cancelamento e solicitação de crédito: será cobrada taxa de cancelamento. Antes disso (de março de 2020 até dezembro de 2021), a taxa era isenta.
  • Cancelamento e pedido de reembolso: também haverá cobrança de taxa, além de uma penalidade de acordo com a regra da tarifa, se houver.

Se você pagou taxas abusivas, envie agora a sua reclamação por voo cancelado e conquiste uma indenização justa. Clique aqui.

Com relação ao prazo de validade do crédito, a duração será de 12 meses, a partir da data da compra. Ou seja, após pagar a multa do cancelamento, você pode ficar com o crédito restante por até 1 ano, tendo como parâmetro o dia em que adquiriu a sua passagem.

Já a respeito do reembolso, o prazo para que ele seja efetuado será de 7 dias, iniciando a contagem no momento em que você fez a solicitação.

Dito isso, chegamos a uma questão essencial: as tarifas. A Gol trabalha com quatro tarifas, e para cada uma há instruções e valores específicos. Desse modo, é fundamental que você saiba quais são as orientações corretas.

Ter esse conhecimento pode te ajudar tanto agora, durante as negociações de seu cancelamento, como ainda orientá-lo futuramente, enquanto compra uma nova passagem. Afinal, dependendo da viagem, uma tarifa pode ser mais vantajosa para você em relação a outra.

Como funciona o cancelamento da Gol a partir das tarifas?

Como falamos acima, a Gol possui quatro tarifas. São elas:

  • Promo;
  • Light;
  • Plus;
  • Max.

Cada uma possui características próprias. Por exemplo, nas duas primeiras, Promo e Light, só há permissão para bagagens de mão de até 10kg. Se optar por essas tarifas, caso deseje despachar alguma mala, precisará pagar um valor a mais.

Já na Plus, a primeira bagagem e a escolha do assento estão inclusas na tarifa. Não será preciso pagar nada a mais para ter acesso a esses serviços.

Por esse motivo, as diferenças também são refletidas nos valores aplicados às taxas de cancelamento e de reembolso. Em alguns casos será necessário pagar multas pelo cancelamento, em outros não.

multa por cancelamento gol linhas aéreas

Quando pagar multa por cancelamento de voo Gol?

Pela tarifa Light, caso solicite o cancelamento de sua passagem, a multa será de 80% em cima do valor pago. Os 20% restantes poderão ser guardados como crédito para que você use depois.

Pela Plus, os cancelamentos podem ter multas de 60% do preço do bilhete. Os 40% restantes ficam de crédito.

Importante: essa nova cobrança vale somente para as compras de passagens realizadas a partir do dia 29 de março de 2022, e são apenas para as tarifas Light e Plus.

Se o seu bilhete foi comprado antes, serão aplicadas as regras antigas. Confira quais são:

  • Light: Gol desconta R$ 275,00 ou 100% do preço do bilhete, considerando a menor quantia.
  • Plus: A multa é de R$ 250,00 ou 100%, considerando o menor valor.

Na tarifa Promo, você perderá todo o valor pago.

Quando a multa por cancelamento de voo Gol não é cobrada?

Na tarifa Max! Nela, não há cobrança de multas nos casos de cancelamento de voo Gol ou remarcação de sua passagem. Dessa forma, ainda que seja mais cara, comprá-la pode evitar um prejuízo maior na hora que um imprevisto chegar.

Resumindo:

  • Light – 80% de multa e 20% de crédito (após o dia 29 de março).
  • Plus – 60% de multa e 40% de crédito (após o dia 29 de março).
  • Promo – perde a passagem.
  • Max – não é cobrado taxa de cancelamento e remarcação.

Saiba mais sobre as tarifas da Gol clicando aqui.

Como fica o reembolso pelos grupos de tarifa?

Nas tarifas Promo e Light, você não terá direito ao reembolso.

Na tarifa Plus você terá direito a 40% de reembolso. Esse cálculo é feito com base no valor que restou, após o desconto da multa do cancelamento do voo.

Para a tarifa Max, você tem direito a 95% de reembolso do valor que restou da subtração das taxas de cancelamento.

Esses valores valem tanto para os voos nacionais como para os internacionais.

Se deseja ter mais detalhes sobre as tarifas e o reembolso, você pode acessar o site da companhia ou entrar em contato com a empresa pelos canais de atendimento.

Telefone da Gol Linhas Aéreas: Saiba para qual número ligar.

como cancelar voo gol linhas aéreas

Passo a passo para cancelar um voo Gol

Bom, como você viu, existem duas opções de cancelamento de voo Gol.

  • Cancelar e pedir o reembolso;
  • Cancelar e ficar com o crédito.

A partir das informações que compartilhamos com você, considere qual opção atende melhor às suas necessidades. É mais viável pedir o crédito? Ou o reembolso seria mais adequado?

Feito isso, veja o passo a passo indicado à sua escolha:

 Cancelar e pedir reembolso

  1. Entre no site Minhas Reservas, faça o login e clique em Entrar.
  2. Vá em Cancelar 1 ou mais voos, selecione os trechos e clique em Continuar.
  3. Agora, os valores sugeridos ao reembolso aparecerão para você. Leia as regras, clique na caixa Concordar e peça o reembolso.
  4. Preste atenção à linha Saldo a Reembolsar, que corresponde ao valor restante, após o desconto das taxas de cancelamento (se houver). Os valores de reembolso aparecerão somente após a solicitação.
  5. Confira se recebeu um e-mail da Gol confirmando a transação.

Ainda tem dúvidas sobre as taxas de cancelamento? Clique aqui.

Veja o vídeo de como remarcar ou cancelar uma passagem pelo site.

Cancelar e ficar com crédito

  1. Acesse o site Minhas Reservas e faça o seu login.
  2. Encontre seu localizador, clique em Gerenciar voo e escolha a opção Cancelar 1 ou mais voos.
  3. Selecione o trecho que deseja cancelar e clique em Continuar.
  4. Selecione a opção de crédito, leia às informações e clique em Solicitar Crédito.
  5. Confira se recebeu a mensagem: solicitação de cancelamento processada com sucesso. Após isso, seu crédito estará disponível.

Ainda ficou com alguma dúvida? Assista o vídeo do passo a passo.

Se liga: Se você fez a compra da passagem sem cadastro, contate a central de atendimento da Gol para fazer o cancelamento do seu voo com a opção do crédito.

Meu voo foi cancelado pela Gol e agora?

Bom, até agora falamos das possibilidades de cancelamento feito pelo passageiro. Mas se você chegou aqui porque teve o seu voo cancelado pela Gol, essa parte da leitura vai te interessar.

Lembre-se que é um direito seu ser informado sobre os motivos do cancelamento do seu voo. Então exija sabê-los.

Segundo a ANAC, voos cancelados pela empresa aérea devem ser avisados aos passageiros com pelo menos 24h de antecedência. A companhia deve oferecer:

  • Reembolso integral da passagem; OU
  • Reacomodação em outro voo da mesma companhia; OU
  • Reacomodação em voo de outras companhias; OU
  • Remarcação do voo para uma nova data e horário de sua preferência, sem nenhum custo.

Esse é o procedimento aconselhado por lei quando houver o aviso prévio.

voo cancelado gol linhas aéreas

Contudo, se você não foi avisado no prazo indicado e só ficou sabendo do voo cancelado ao chegar no aeroporto, além das opções acima, você terá direito ainda a uma indenização, que deve ser efetuada imediatamente por transferência bancária, voucher ou em espécie, no valor de:

  • I – 250 (duzentos e cinquenta) DES para voo doméstico;
  • II – 500 (quinhentos) DES para voo internacional.

Clique aqui para entender o que é o Direito Especial de Saque (DES).

Sobre o reembolso, ele deve ser realizado dos seguintes tipos:

  • Integral, se solicitado no aeroporto de origem, de escala ou conexão, assegurado, nos dois últimos casos, o retorno ao aeroporto de origem;
  • Proporcional ao trecho não utilizado, se o deslocamento já realizado atender as suas necessidades.

Caso concorde, o reembolso poderá ser feito em créditos para a aquisição de uma nova passagem aérea. A Gol deverá te informar o crédito da passagem e a sua validade por escrito ou por meio físico ou eletrônico.

Para concluir, você ainda tem direito a uma assistência material. Ela é disponibilizada de acordo com tempo de espera e funciona da seguinte forma:

  • I – superior a 1 (uma) hora: facilidades de comunicação;
  • II – superior a 2 (duas) horas: alimentação, de acordo com o horário, por meio do fornecimento de refeição ou de voucher individual; e
  • III – superior a 4 (quatro) horas: serviço de hospedagem, em caso de pernoite, e traslado de ida e volta.

Observação: o serviço de hospedagem pode não ser oferecido se o cancelamento do voo foi na cidade onde você mora. Contudo, a Gol deverá garantir o seu transporte de ida e de volta, segundo a ANAC.

Aos passageiros com Necessidade de Assistência Especial, a disponibilidade da hospedagem deverá ser fornecida independentemente da exigência de pernoite.

Se a empresa não oferecer a assistência material, você pode pedir o reembolso pelos gastos que teve.

Caso o cancelamento da passagem tenha ocorrido pelo fechamento de fronteiras estabelecido por autoridades em voos internacionais, a Gol não tem obrigação de oferecer a assistência material.

Quer saber se tem direito à indenização por cancelamento da Gol? Fale com a gente. Nossa prioridade é buscar acordos que respeitam os seus direitos, tudo de forma simples e sem burocracia. Clique aqui.

Você tem 5 anos para entrar com uma ação na justiça para reclamar do cancelamento do seu voo. Esse prazo começa a ser contado a partir da data em que ocorre o fato, e está relacionado aos embarques nacionais. Para os voos internacionais, o prazo é de 2 anos, segundo o CDC.

Leia também:

Precisa remarcar uma passagem aérea? Saiba como fazer.

No-show. O que acontece se o passageiro perder o voo?

Coronavírus: direitos dos passageiros nos voos cancelados.

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários!

Voo Cancelado

Gol Linhas Aéreasvoo cancelado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp WhatsApp