Voo cancelado pela American Airlines: quais os deveres da companhia aérea?

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Sofrer com o cancelamento de um voo por parte da companhia aérea pode ser mais frequente do que se imagina. Na verdade, todas as empresas estão sujeitas a esses imprevistos, inclusive em casos de voo cancelado pela American Airlines.

Para muitas pessoas, o cancelamento do voo pode ser uma situação que implica em diversas complicações, desde a mudança no cronograma dos compromissos, até danos materiais, relacionados a gastos extras com hospedagem e aeroporto.

No geral, a maior preocupação quando isso acontece, se refere a como solucionar o problema, quais as assistências que a empresa deve oferecer e quando recorrer a uma indenização. Por isso, conhecer os seus direitos é de suma importância nesse momento.

O passageiro poderá contar com algumas alternativas, como o reagendamento do voo, o reembolso do valor integral da passagem e, até mesmo, indenização por danos morais e materiais.

Então fique neste artigo até o fim e descubra quais os seus direitos em caso de voo cancelado pela American Airlines. Ao decorrer do conteúdo, você irá compreender:

  • American Airlines cancelou meu voo: quais são os meus direitos?
  • Como a  American Airlines deve efetuar o reembolso?
  • Afinal, o que é um voo cancelado e por que isso acontece?
  • O que fazer em caso de voo cancelado pela American Airlines?
  • Em que momento pedir a indenização por voos cancelados pela American Airlines?
  • Como solicitar a indenização por voo cancelado?
  • Quero cancelar meu voo: como fazer?
  • Qual procedimento para cancelar um voo da American Airlines?
  • Como reagendar minha passagem American Airlines?

Continue lendo e confira logo a seguir!

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American Airlines cancelou meu voo: quais são os meus direitos?

Segundo levantamento da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) uma estimativa de 11% dos voos são cancelados no Brasil. Em números, isso representa 112 mil cancelamentos por ano no país.

Esse é um número bem expressivo que representa a possibilidade de ter o voo cancelado por qualquer companhia aérea. E quando isso acontece? Quais são os direitos do passageiro? A empresa deve oferecer algumas alternativas para compensar o ocorrido, elas podem variar conforme a situação.

A boa notícia é que a ANAC, o órgão regulamentador de voos civis, prevê em sua Resolução n° 400, de 13 de dezembro de 2016 algumas condições para garantir que o passageiro não seja lesado. Entenda essas condições a seguir!

Voos cancelados com antecedência

Em caso de Voo Cancelado pela American Airlines com 24 horas de antecedência, a companhia aérea deverá oferecer uma das seguintes alternativas para os passageiros:

  • Reembolso do valor integral da passagem na moeda e meio de pagamento que o passageiro utilizou no momento da compra;
  • Oferecer a reacomodação em outro voo American Airlines;
  • Reacomodação em voo de outras companhias aéreas;
  • Remarcação do voo para uma nova data e horário de sua preferência, sem nenhum custo.

Voos cancelados em cima da hora

Uma das situações que podem acontecer no cancelamento de um voo, é que ele seja cancelado com menos de 24 horas de antecedência. Neste caso, o artigo 24 da resolução n° 400 traz o seguinte parágrafo:

  • No caso de omissão, o transportador deverá efetuar, imediatamente, o pagamento de uma compensação financeira ao passageiro, podendo ser por transferência bancária, voucher ou em espécie, no valor de:
    • I – 250 (duzentos e cinquenta) DES para voo doméstico;
    • II – 500 (quinhentos) DES para voo internacional.

Clique aqui para entender o que é o Direito Especial de Saque (DES).

Caso isso ocorra, a empresa aérea deverá oferecer uma das seguintes alternativas ao passageiro:

  • Possibilidade de embarcar em outro voo da mesma companhia para o mesmo destino sem custos extras;
  • Receber reembolso integral do valor de sua passagem;
  • Remarcar o voo para melhor data e horário conforme suas necessidades.

Assistência material em caso de voo cancelado

Em caso de voo cancelado, a empresa aérea deverá oferecer algumas assistências materiais aos passageiros. Essas assistências correspondem ao tempo de espera. Neste caso:

  • A partir de uma hora: empresa deverá fornecer meios de comunicação, como internet, telefone e afins;
  • A partir de 2 horas: empresa deverá fornecer alimentação aos passageiros, voucher, bebidas, etc;
  • A partir de 4 horas: hospedagem, se necessário, deslocamento do aeroporto até um hotel ou, em caso de morar no mesmo local, deslocamento até a residência.

Voos cancelados no aeroporto de conexão

Caso o voo seja cancelado no aeroporto de conexão, a companhia aérea deverá oferecer o passageiro alguma das seguintes alternativas:

  • Receber o reembolso integral de sua passagem e retornar ao aeroporto de embarque;
  • Receber reembolso referente trecho que não foi utilizado e permanecer na localidade onde ocorreu a interrupção;
  • Remarcar o voo para melhor data e horário segundo necessidades do passageiro, sem nenhum tipo de custo extra;
  • Encaixar o passageiro no próximo voo da mesma companhia aérea para o destino desejado;
  • Concluir a viagem por outro meio de transporte, podendo ser ônibus, táxi e afins.

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Como a  American Airlines deve efetuar o reembolso?

Se você teve o voo cancelado pela American Airlines e nenhuma das alternativas oferecidas pela companhia atenderam suas necessidades, pode estar se perguntando como solicitar o reembolso.

Neste caso, para que a solicitação seja bem sucedida, é importante que ela venha acompanhada de algumas condições específicas:

  • Em caso de voos cancelados pela companhia aérea
  •  Voos atrasados por mais de 4 horas também são elegíveis para reembolso;
  • O reembolso poderá ser feito integralmente para bilhetes não utilizados;
  • Também poderá ser feito o reembolso proporcional referente ao trecho não utilizado.

O prazo para que o reembolso aconteça pode variar conforme o meio de pagamento utilizado pelo passageiro. No entanto, o prazo tende a ser no período de 30 dias.

Afinal, o que é um voo cancelado e por que isso acontece?

Fonte: Banco de imagens Pixabay

Como vimos, cerca de 11% dos voos são cancelados no Brasil anualmente. Isso não acontece somente no nosso país e pode ter diversos motivos viáveis para o cancelamento.

Dentre as principais razões para que um voo seja cancelado pela companhia aérea, podemos destacar:

  • Condições climáticas não favoráveis para o voo podem resultar no cancelamento;
  • Voos com baixa ocupação podem ser cancelados;
  • Overbooking, quando a empresa aérea vende mais passagens do que lugares disponíveis na aeronave pode resultar no cancelamento;
  • Passageiros que realizaram check-in, despachou as bagagens, mas não são encontrados no voo. Isso porque nenhuma bagagem pode viajar sem dono;
  • Tráfego aéreo, quando existem muitas aeronaves circulando, aumentando os riscos da viagem;
  • Problemas técnicos na aeronave, por questões de segurança;
  • Conexões atrasadas podem resultar no cancelamento da viagem;
  • Emergências médicas por parte da tripulação ou dos passageiros;
  • Entre outros motivos plausíveis.

Existem inúmeras situações que podem resultar no cancelamento do voo e, como vimos, nem todas permitem que a empresa cumpra o aviso prévio de 24 horas. Por isso, é importante estar sempre atento aos seus direitos.

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O que fazer em caso de voo cancelado pela American Airlines?

Se você teve o voo cancelado pela American Airlines, deve estar se perguntando o que fazer neste momento. A princípio, o ideal é seguir algumas dicas para ter seus direitos respeitados.

Dentre elas, podemos indicar:

  1. Verificar se houve aviso prévio de cancelamento com 24 horas de antecedência;
  2. Identificar o motivo do cancelamento do voo e, em seguida, solicitar um documento por escrito da companhia aérea. Esse é um direito seu, conforme regulamento da ANAC;
  3. Questionar a possibilidade de um reencaixe em outro voo da companhia aérea ou de outra empresa;
  4. Verificar o tempo de espera para o próximo voo;
  5. Em caso de falta de solução, pedir o reembolso integral da passagem;
  6. Guardar consigo cartão de embarque, extratos de pagamentos e demais comprovantes para o reembolso.

Vale ressaltar que guardar comprovantes de gastos extras, como custos de hospedagem e alimentação são de extrema importância. Isso porque eles são úteis em caso de uma possível indenização.

Se você teve voos cancelados pela American Airlines nos últimos 2 anos, fale conosco e conquiste sua indenização, clique aqui.

Em que momento pedir a indenização por voos cancelados pela American Airlines?

Fonte: Banco de imagens Pixabay

Ao ter o voo cancelado, a empresa aérea pode oferecer outras alternativas de viagem para o passageiro, como viajar no próximo voo ou, até mesmo, ser realocado para outra companhia aérea.

Porém, se nenhuma dessas alternativas atende às suas necessidades, o ideal talvez seja pedir o reembolso da passagem. Se você teve o voo cancelado American Airlines e quer solicitar o reembolso, deve primeiro se atentar as principais condições:

  • Voos cancelados que não foram avisados com  24 horas de antecedência;
  • Atraso de voo superior ao período de 4 horas.

Nestes casos, a solicitação de reembolso tende a ser bem sucedida, já que ela é elegível segundo o Código de Defesa do Consumidor e a regulamentação da ANAC.

Nestes casos, a solicitação de reembolso pode ser feita online, quando a passagem foi comprada com a empresa aérea. Para isso, basta preencher o formulário no site oficial da empresa.

Se a passagem foi comprada com agências de viagem, será necessário comparecer ou entrar em contato com a agência para solicitar o reembolso.

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Como solicitar a indenização por voo cancelado American Airlines?

Como vimos, as empresas aéreas frequentemente tentam compensar o passageiro em caso de voo cancelado, mas nem sempre essa compensação atende as suas necessidades.

Isso porque o cancelamento de um voo pode resultar em diversos inconvenientes, desde o atraso para um compromisso até o cancelamento de reuniões ou eventos importantes, por exemplo.

Neste caso, você pode solicitar uma indenização por danos morais e materiais, dependendo da situação. Isso é totalmente possível e um acordo pode ser feito para compensar o passageiro.

A boa notícia é que somos uma empresa especializada em acordos aéreos. Podemos conseguir uma indenização de até R$5.000 reais em cancelamentos, ou demais problemas com voos nacionais e internacionais.

Todo o processo é feito sem burocracia e sem custos iniciais. Isso porque, recebemos somente ao final da concretização do acordo aéreo com processo 100% seguro e confiável.

Clique aqui e envie o seu caso.

Além disso, se o ocorrido não for recente, não se preocupe! Você tem até 5 anos para buscar indenização, exceto em casos de voos internacionais, onde o prazo é de 2 anos.

Esse prazo só começa a contar a partir da data do ocorrido. Caso precise de um acordo aéreo e pedido de indenização clique aqui e envie para nós uma solicitação explicando o que houve.

Quero cancelar meu voo: como fazer?

Nem sempre o cancelamento do voo acontece por parte da companhia aérea. Afinal de contas, todos estamos passíveis a sofrer imprevistos, podendo assim, o passageiro precisar cancelar a passagem.

É previsto em lei que você possa cancelar o seu voo sem nenhum tipo de taxa extra, se o cancelamento estiver dentro das seguintes condições:

  • Cancelamento deve ser feito em até 7 dias após a emissão do bilhete;
  • O cancelamento sem taxas é possível para bilhetes adquiridos fora de condições especiais e descontos promocionais.

Fora dessas condições o cancelamento da passagem pode resultar em algumas taxas e tarifas a serem descontadas do valor integral do reembolso. Por isso, é importante ficar atento.

Qual procedimento para cancelar um voo da American Airlines?

O cancelamento da passagem com a American Airlines pode ocorrer através do site da empresa. Para isso, basta seguir o passo a passo a seguir:

  • Entrar no site American Airlines;
  • Efetuar login clicando no botão de acesso á direita da tela;
  • Clicar em “Minhas reservas”;
  • Localizar reserva;
  • Clicar em editar e alterar a reserva.

Dessa forma, poderá ser feito o cancelamento da passagem por meio do site. Em caso de compra com um agente de viagens, será necessário solicitar o cancelamento diretamente com a agência.

Como reagendar minha passagem American Airlines?

Se ao invés de cancelar o voo com a American Airlines você preferir reagendar a data e horários de embarque, basta seguir os mesmos processos descritos acima com até 24 horas de antecedência.

No entanto, caso a passagem tenha sido comprada com um agente de viagens, o reagendamento deverá ser feito com a agência responsável.

Outra alternativa é entrar em contato com a Central de Atendimento da American Airlines nos telefones:

  • (11) 4502-4000;
  • (21) 4502-5005;
  • 0300-789-7778;
  • Ou através do Contact Us.

Agora você já sabe como agir em caso de voo cancelado American Airlines, como solicitar o reembolso de sua passagem e como pedir a indenização por danos morais e materiais.

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