Salve sua mala extraviada com os rastreadores de bagagem

rastreador de bagagem

A atmosfera que envolve o planejamento de uma viagem desde sua concepção até o dia do voo é muito motivadora. Uma animação o acompanha na organização de todos os passos e tudo o que você não precisa é de uma dor de cabeça inesperada, certo?

Te entendemos bem, por isso preparamos esse artigo para você!

Para garantir o sucesso do seu plano, insira na lista de atenção os cuidados com a bagagem despachada. O extravio de bagagem é uma situação que parece distante, mas, milhões de malas se perdem a cada ano. Segundo a Sociedade Internacional de Telecomunicações Aeronáuticas (Sita), em um ano, cerca de 24 milhões de bagagens foram perdidas temporariamente.

Imagina que situação frustrante esperar por seus pertences na esteira do aeroporto e eles não aparecerem. Um contratempo e tanto.

Felizmente, investimentos em tecnologia de rastreamento estão trazendo resultados positivos e mudando o cenário. Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o rastreador de bagagem e a segurança que ele proporciona.

Além disso, abordaremos outras dicas de prevenção e te explicaremos o passo a passo que deve seguir caso sua mala seja extraviada em alguma viagem.

gps bagagem extraviada

Rastreador de bagagem: o que é? 

São aparelhos de GPS que mostram em tempo real a localização da sua bagagem, permitindo o monitoramento através de aplicativos, e-mail ou SMS. Para usar o benefício, basta colocar o aparelho dentro da mala e ativar seu sistema.

Em resumo, o uso do dispositivo evita a falta de informação em decorrência do desaparecimento de uma mala e pode salvar sua tão planejada viagem.

Algumas companhias aéreas disponibilizam o serviço de rastreio de maneira gratuita, mas há opções garantir o seu próprio dispositivo.

Entre os principais, estão:

Trakdot

O Trakdot é super portátil, sendo fácil de posicionar em qualquer mala.

A sua configuração é simples. No site da empresa responsável por ele aparecem instruções em português de como registrar e ativar o produto. Após fazer sua sincronização, o usuário só precisa apertar o botão para ligá-lo.

São viabilizados aplicativos para Android e iOS e os consumidores também têm acesso ao site do Trakdot, onde podem fazer login com os dados cadastrados para verem o trajeto do aparelho.

A ideia é permitir que sua bagagem seja rastreada de forma rápida, em qualquer lugar do mundo.

lugloc extravio de bagagem

Lugloc

Funcionando de forma similar ao Trakdot, a LugLoc garante que você encontrará sua mala aonde ela estiver.

O aparelho possui bateria recarregável de 15 dias e vem com um carregador USB e cabo.

Cada dispositivo precisa ser ativado e registrado no aplicativo LugLoc Smartphone Application. Após esse procedimento, é só colocar o aparelhinho dentro da mala e está pronto. Esse rastreador de bagagem é um dos mais populares no mundo.

Esses dispositivos são bem acessíveis e podem ser encontrados em sites como Mercado LivreAliexpress e Wish.

Apple na área

Quer rastrear sua bagagem com a maçã mais querida do mundo? Então sua hora está chegando! A Apple finalmente apresentou sua AirTag, rastreador de objetos similar ao Galaxy SmartTag (alô, usuários do Android, há essa opção pra vocês também).

 Segundo a marca, o dispositivo será capaz de rastrear e localizar objetos e pertences em geral com a ajuda do iPhone.

Com design circular, o AirTag parece um chaveiro e pode ser combinado com uma variedade de “pulseiras” em acabamentos de couro e tecido de poliuretano.

Sua conexão com o Iphone acontece de forma inteligente, bastando aproximar o dispositivo do celular.

Airtag no Brasil

A Apple já criou uma página do AirTag no site brasileiro, mas ele ainda não está disponível por aqui. No entanto, já dá pra saber quanto custará o produto no Brasil, programando-se assim para sua aquisição quando chegar às lojas.

Precaução nunca é demais

Além do rastreador de bagagem ainda dá para aperfeiçoar mais a sua estratégia contra o extravio? Sim! Pois anota essas dicas.

Planeje sua viagem:

O roteiro escolhido pode contribuir na redução ou aumento dos riscos de extravio de bagagem. Evite comprar passagens que façam conexões com menos de uma hora em voos domésticos ou duas horas em voos internacionais. Ocorrendo atrasos, pode não haver tempo hábil para transferir suas malas de um voo a outro.

Outra importante dica é evitar conexões com diferentes companhias aéreas, especialmente se elas não forem da mesma aliança, pois pode haver falha de comunicação ( o rastreador de bagagem ajuda nessas situações).

Diferencie sua bagagem:

Personalize sua mala! As chances de encontrá-la crescem exponencialmente. Prenda etiquetas ou um cartão de visitas dentro e fora da bagagem com seu nome e contatos de telefones disponíveis. Além disso, utilize acessórios próprios, lenços ou adesivos que diferenciem sua mala das demais. Isso pode evitar até que ela vá parar nas mãos de outros passageiros por engano.

De olho na etiqueta:

Sempre que embarcar em outro voo e fizer um novo check-in retire as etiquetas antigas. Ademais, verifique se a etiqueta colocada na mala na hora de despachá-la é a correta e tem as iniciais do aeroporto no qual você desembarcará.

Vá preparado para imprevistos:

Fotografe sua mala aberta e fechada antes de sair de casa ou do hotel e guarde as notas fiscais de compras realizadas durante a viagem. Isso pode ser usado como prova na negociação com a companhia aérea ou no caso de uma ação judicial.

Vai despachar itens de alto valor? Faça uma Declaração Especial de Valor:

No momento do check-in você poderá registrar uma Declaração Especial de Valor explicando que possui itens de alto valor agregado na bagagem. A companhia aérea se responsabilizará por aqueles itens mediante pagamento adicional.

Essa declaração poderá cobrir problemas e garantir um reembolso justo.

Mas lembre-se: O que for importante deve ir na bagagem de mão.

Confira aqui dicas do que levar na bagagem de mão. Clique aqui.

Contrate um seguro de bagagem:

Existem opções de seguros que possuem um excelente custo benefício e normalmente eles oferecem cobertura para os principais prejuízos gerados pelo extravio de bagagem.

Igual a um seguro comum, os seguros de bagagens funcionam de maneira suplementar ou complementar. Leia a apólice e faça as contas. Se for viável e você não abre mão de segurança, avalie a possibilidade de fazer um.

Para saber mais sobre seguros de viagens clique aqui.

Para mais dicas de como evitar o extravio de bagagem, veja esse post: https://resolvevoo.com.br/20-dicas-como-evitar-bagagem-extraviada/

bagagem extraviada evitar

Bagagem extraviada: como agir?

No momento em que é feito o check-in, a companhia é responsável por sua bagagem e deve indenizá-lo efetivamente em caso de extravio ou danos, segundo o Código de Defesa do Consumidor.

Então a primeira coisa a se fazer é procurar um funcionário da companhia aérea na área de desembarque ou nos guichês da empresa para preencher o RIB (Registro de Irregularidade de Bagagem) ou qualquer outro documento escrito para registrar formalmente a sua ocorrência.

Guarde sempre o comprovante de despacho, pois você precisará dele nessa hora.

Se a viagem tiver sido adquirida por meio de agência de turismo, ela também responderá pelo incidente.

Caso você tenha passado por um caso de extravio de bagagem e quer conquistar uma indenização justa envie uma reclamação grátis para nós: clique aqui.

Estou fora da minha cidade. O que eu faço?

Caso não esteja em seu município e a empresa aérea não devolver a bagagem de imediato, você tem o direito de receber da companhia um ressarcimento pelos gastos com itens de primeira necessidade durante o período em que estiver sem seus pertences.

Esse valor pode variar devido a rota e empresa.

Anac e o prazo de 7 ou 21 dias

Se a sua mala não for localizada enquanto estiver no aeroporto, a empresa tem um prazo de sete dias (voos nacionais) e 21 dias (voos internacionais) para dar retorno, conforme resolução da Anac.

Excedido esse prazo, a companhia é obrigada a indenizá-lo pelos pertences perdidos em até sete dias.

A ANAC estabelece para as empresas nacionais o limite de 1.131 DES (Direito Especial de Saque), o que equivale a pouco mais de R$ 5.550 por bagagem despachada.

Para saber mais sobre o DES clique aqui.

Fique atento!

Você tem até 15 dias após o desembarque para reclamar o extravio de bagagem. O ideal é que o faça o quanto antes, preferencialmente ainda no aeroporto.

Em caso de dano ou violação da bagagem, o prazo é de 7 dias para protestar e a companhia aérea também tem até 7 dias para fazer a substituição ou reparar o dano. Dentro deste prazo também deve haver a compensação financeira pela violação.

Deu pânico só de pensar nessa situação toda? Siga todas as nossas dicas e adquira agora mesmo o seu rastreador de bagagem. Você não irá se arrepender!

Já teve problemas com bagagem despachada? Compartilhe sua experiência e ajude outros leitores! Se ficou com alguma dúvida, manda mensagem que vamos te responder.

Extravio de Bagagem

bagagemextravio de bagagemrastreador de bagagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp WhatsApp