Já imaginou chegar ao seu local de destino e não encontrar a sua bagagem? Esse problema atinge milhares de passageiros todos os dias e casos de extravio de bagagem também ocorre com grandes Companhias Aéreas como a American Airlines.
Segundo a Center For Aviation a American Airlines transporta milhões de passageiros por ano e possui 359 destinos em todo o mundo. Se destacando como a Companhia Aérea com mais destinos de voos.
Com todo esse volume e tamanho casos de extravio de bagagem são comuns e podem acontecer com qualquer passageiro. Confira em nosso artigo o que fazer em casos de extravio de bagagem pela a American Airlines e como evitar esse tipo de problema.
Extravio de bagagem pela American Airlines: O que Fazer?
Se após um voo operado pela American Airlines você perceber que a sua bagagem desapareceu dirija-se imediatamente ao balcão da Companhia Aérea. De preferência ainda na zona de desembarque.
Você deverá informar o ocorrido e apresentar toda a documentação necessária. Nesse momento o funcionário deverá realizar um Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB) e lhe fornecer um código de 13 caracteres para ser usado no preenchimento da solicitação (guarde esse código).
Você poderá identificar o status da sua bagagem nessa página:
https://app-qa1.nettracer.aero/pax/american/auth/login
Você irá preenche-la com o seu nome, sobrenome e o código de 13 caracteres informado pelo funcionário da American Airlines.
O sistema exibirá onde a sua bagagem se encontra e o status dela. Nem sempre essa informação estará 100% correta pois algo de mais grave como um roubo pode ter sido o motivo do sumiço da sua bagagem.
Prazo de 5 Dias de Atraso para Bagagens Extraviadas
Segundo a American Airlines a maioria das bagagem são devolvidas em até 5 dias após o registro do extravio de bagagem, caso ultrapasse esse prazo sem uma resolução a Companhia Aérea possui até 21 dias no total para recuperar a sua bagagem, essa é a norma da ANAC para voos internacionais.
Para acelerar esse processo você deverá, após os 5 primeiros dias, preencher esse formulário e enviar para a empresa:
https://www.aa.com/content/images/travelInformation/baggage/OP124-P.pdf
Para enviar o formulário preenchido com todas as informações acesse a página:
https://www.aa.com/contact/forms?topic=BG
No formulário dessa página coloque, “Delayed bag expenses” (despesas com malas atrasadas) no menu suspenso “Subject” (assunto) e preencha com suas informações.
Como acompanhar o processo de busca da sua bagagem?
Após essa solicitação o Escritório Central da empresa acionará de forma emergencial o setor de bagagens extraviadas para que os seus bens sejam localizados e devolvidos. Caso isso não aconteça a empresa deverá lhe reembolsar pelos prejuízos gerados.
Você poderá solicitar o status da situação da sua bagagem quando quiser por meio dessa página:
https://www.aa.com/contact/forms?topic=BG
Minha bagagem foi roubada ou avariada em um voo da American Airlines, o que fazer?
Se percebeu que durante o desembarque a sua bagagem foi avariada, quebrada ou roubada você deverá realizar uma reclamação do balcão da American Airlines de preferência dentro da área de desembarque.
O Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB) também será feito e os funcionários lhe entregarão um código de 13 caracteres para acompanhar o status do seu pedido.
Importante: Você tem até 7 dias após a viagem para reclamar sobre avarias e roubos em bagagens.
Para solicitar o reembolso por esses problemas você deverá preencher esse formulário e enviar para American Airlines:
https://www.aa.com/content/images/travelInformation/baggage/OP124-P.pdf
Se achar necessário poderá registrar um boletim de ocorrência na delegacia do aeroporto, isso é importante pois serve de prova para futuros acordos com a Companhia Aérea além de dar informações para as autoridades responsáveis. Conheça as principais delegacias do Aeroporto Internacional de Guarulhos e como elas podem lhe ajudar, clique aqui.
A American Airlines se limita sua responsabilidade nas seguintes situações:
- Itens não embalados corretamente;
- Perda, dano ou atraso devido à inspeção realizada por agências federais, estaduais ou locais;
- Entre outros, confira todos clicando aqui
Itens que não possuem cobertura de Reembolso:
- Antiguidades ou artefatos;
- Obras de arte;
- Livros ou documentos;
- Porcelana ou prataria;
- Computadores, software ou demais eletrônicos;
- Itens frágeis;
- Peles;
- Relíquias de família;
- Joias;
- Chaves;
- Líquidos;
- Medicação;
- Dinheiro;
- Órteses ou apoios cirúrgicos;
- Itens perecíveis;
- Equipamentos fotográficos, ópticos ou de vídeo;
- Pedras ou metais preciosos;
- Amostras;
- Títulos ou papéis negociáveis;
- Relógios;
- Itens singulares, insubstituíveis ou de valor similar.
DICA: Itens que você não consegue viver sem e que possuem valor emocional devem ser transportados em bagagens de mão com o objetivo de minimizar o risco de problemas.
Esqueci minha bagagem dentro do avião da American Airlines, o que fazer?
A American Airlines não se responsabiliza por itens esquecidos ou pedidos dentro dos seus aviões, mas vale a tentativa de conversar com um funcionário ainda no Aeroporto informando o que aconteceu e o item esquecido.
Se a aeronave estiver acessível para buscas ele poderá procurar para você.
Existe também a área de Achados e Perdidos da American Airlines, para enviar sua solicitação você deverá preencher este formulário:
https://www.chargerback.com/reportlostitemcbembed-aa.asp?customerid=6392
Posso ser indenizado por extravio de bagagem pela American Airlines?
Sim, em 90% dos casos os valores de reembolso são abaixo dos prejuízos e transtornos gerados. A Companhia Aérea segue como regra o tratado de Montreal que estabelece as diretrizes para a compensação de extravio de bagagens em voos internacionais.
Segundo a norma a empresa poderá lhe reembolsar em no máximo 1.000 DES (Direito Especial de Saque), aproximadamente R$ 4.000,00 – esse valor pode variar conforme cotação. (Saiba mais sobre o DES clicando aqui)
Essa compensação leva em consideração somente os danos materiais, na justiça brasileira você poderá acionar a American Airlines por danos morais se possuir maneiras claras de provar que realmente foi prejudicado.
A Resolve Voo pode lhe ajudar nessa jornada e conquistar o maior valor de indenização possível, e o melhor: SEM CUSTO e sem burocracia. Só recebemos uma porcentagem do valor final caso você ganhe a causa.
Possuímos contatos internos com a American Airlines do Brasil e conseguimos excelentes acordos, mas caso não seja possível iniciaremos um processo. Envie sua reclamação agora e fale com um de nossos consultores, clique aqui.
Como evitar o extravio, roubo ou danificação da bagagem pela American Airlines?
Detalhamos nesse outro artigo 20 dicas para evitar o extravio de bagagens, em resumo:
- Não utilize bagagens de luxo (ladrões gostam de bagagens caras);
- Coloque adereços para diferenciar a sua bagagem (fitas e laços);
- Etiqueta com nome e telefone (se alguém achar, poderá lhe ligar);
- Evite conexões em companhias diferentes;
- Evite voos com conexões muito rápidas;
- Evite fazer check-in muito próximo do embarque;
- Não despache bagagens com bens de alto valor;
- Utilize GPS para malas;
- Envelope e isole a sua bagagem;
- Utilize cadeados ou dispositivos de fechadura;
- Confira as informações da etiqueta de despacho no check-in;
- Cuidado com os roubos antes de despachar;
- Seja um passageiro AAdvantage da American Airlines;
- Dinheiro, documentos e itens importantes na bagagem de mão;
- Contrate um seguro de bagagem;
- Evite voos para aeroportos famosos por extravio de bagagem;
- Evite as Companhias Aéreas famosas por Extravio de bagagem;
- Vai despachar itens de alto valor? Faça uma Declaração Especial de Valor.
Outros pontos de cuidado que a American Airlines destaca são:
- Colocar itens em excesso na mala;
- Não Despachar malas que não fecham completamente;
- Não Despachar itens da bagagem de mão como laptops, malas e sacolas;
- Não viajar com malas extremamente usadas ou velhas;
- Não colocar itens restritos na mala.
Mesmo não sendo garantido que a sua bagagem não terá problemas ao seguir essas dicas você evita bastante as chances de problemas durante os seus voos.
Tentei contato com a American Airlines e não obtive retorno. O que fazer?
Se seguindo as instruções acima e o protocolo da American Airlines você não obteve nenhum retorno sugerimos alguns caminhos alternativos:
Reclame nas Redes Sociais da American Airlines
Registre uma Reclamação no Reclame Aqui
O Reclame Aqui é um outro bom canal para enviar as suas reclamações, as empresas também procuram uma boa nota em sites de avaliações.
Registre um Reclamação na Resolve Voo:
Somos especialistas em direitos dos passageiros e possuímos contatos internos nas principais Companhias Aéreas, por isso podemos buscar sem custo para você o melhor acordo e compensação possível em casos de extravio de bagagem. Clique Aqui.