Voo Cancelado pela Lufthansa: Conheça Seus Direitos


O cancelamento de um voo faz parte da rotina aérea, tanto que está previsto nas legislações voltadas à proteção do direito dos passageiros. Mas a frequência não deve justificar a omissão da companhia!

Existe uma série de medidas que deve ser imediatamente executada para minimizar o constrangimento do passageiro. Portanto, compreender essas medidas, bem como os seus direitos, te ajudará quando isso acontecer.

Então, se você teve um voo cancelado pela Lufthansa, saiba que tem direito a novo trajeto, assistência, reembolso e compensação financeira. Quer saber como? Continua a leitura até o final.

No decorrer do texto você saberá tudo sobre:

  • Voo cancelado Lufthansa: o que eu preciso saber?
  • Como funciona o reembolso de voo cancelado Lufthansa?
  • Quando pedir a indenização por voo cancelado Lufthansa?
  • Existe limite de tempo para pedir indenização?
  • 6 dicas importantes em casos de voo cancelado Lufthansa!
  • Como fazer cancelamento de voo da Lufthansa?

Boa leitura!

o que fazer em casos de voo cancelados

Voo cancelado Lufthansa: o que eu preciso saber?

A Lufthansa é uma empresa alemã, portanto todos os voos que decolam ou aterrissam em aeroporto europeu estão protegidos pela CE 261, regulamento criado pela Europa para proteger os direitos aéreos dos passageiros.

O regulamento é válido para os 27 países do bloco europeu, além de Reino Unido, Islândia, Noruega, Suíça e alguns territórios ultramarinos.

O CE 261 estabelece regras com relação à indenização e à assistência em casos de recusa de embarque, atraso, ou cancelamento de voos. Assim, o referido regulamento aplica-se a:

  • Passageiro que parte de um aeroporto localizado no território de um país da União Europeia a que os Tratados da UE se aplicam; e
  • Passageiro cujo voo regular é realizado com uma companhia aérea da UE e que parte de um terceiro país para chegar a um país na UE, desde que os passageiros não tenham recebido compensação ou apoio financeiro neste terceiro país.

As orientações acima foram retiradas do próprio documento, então fique atento ao conteúdo que elas trazem. Se você está em um desses dois grupos, terá a proteção da CE 261. Fique atento!

Voo cancelado de acordo com CE 261

Conforme específica o conjunto de normas, qualquer transtorno ou inconveniente para o passageiro em razão do cancelamento de um voo deve ser minimizado.

Por isso, você tem os mesmos direitos a novo trajeto, assistência, reembolso e compensação financeira.

A Lufthansa não pode simplesmente cancelar e ficar omissa. Ela deve sugerir alternativas que atendam as suas necessidades como forma de reduzir o dano causado.

Além disso, a companhia deve avisar o imprevisto antecipadamente. O CE 261 estabelece alguns prazos que conheceremos logo mais para esse aviso. Caso não respeite essas regras, você terá direito a uma indenização.

Contudo, se o cancelamento ocorreu por conta de circunstâncias excepcionais que não poderiam ser evitadas, mesmo com a adoção de medidas razoáveis, a empresa não estará obrigada ao pagamento indenizatório.

São consideradas circunstâncias excepcionais, por exemplo, condições meteorológicas desfavoráveis, instabilidade política, greves, riscos de segurança e deficiências inesperadas na segurança do voo.

Observação: se a sua viagem faz parte de um pacote turístico, e ele foi cancelado por motivos alheios, as normas do CE 261 não são aplicadas!

Logo, se a Lufthansa cancelou o seu voo, você tem os seguintes direitos:

  • Reacomodação em outro voo na primeira oportunidade;
  • Reacomodação em outro voo em uma data posterior;
  • Se o voo ocorreu no aeroporto de conexão, deve ser disponibilizado um voo de regresso para o primeiro ponto de partida;
  • Refeições e bebidas em proporção com o tempo de espera;
  • Possibilidade de efetuar, a título gratuito, duas chamadas telefônicas, dois telexes, duas mensagens via fax ou duas mensagens por correio eletrônico;
  • Reembolso do bilhete no prazo de sete dias;
  • Indenização (que dependerá de algumas condições).

A respeito da reacomodação do voo em uma data posterior, você ainda tem direito à:

  • Alojamento em hotel:

– caso se torne necessário à estadia por uma ou mais noites, ou

– caso seja necessário uma estadia adicional prevista pelo passageiro;

– transporte entre o aeroporto e o local de alojamento (hotel ou outro). 

Saiba mais sobre o cancelamento de voo Lufthansa.

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Como funciona o reembolso de voo cancelado Lufthansa?.

Um reembolso integral só é possível nas seguintes circunstâncias:

  • O seu voo foi cancelado sem uma substituição.
  • O horário de partida programado no aeroporto de partida foi antecipado em mais de uma hora ou atrasado em pelo menos duas horas.
  • A hora prevista de chegada ao seu destino está atrasada em pelo menos duas horas.
  • A hora real de partida foi alterada no presente dia ou no dia seguinte em mais de cinco horas no caso de alterações de voo de última hora.

O reembolso ocorrerá por meio de transferência bancária, cheque, ou vales de viagens e/ou outros serviços mediante acordo escrito entre a Lufthansa e você.

O prazo previsto para operação é de sete dias, e ela pode ser feita referente ao preço total do bilhete, ou para bilhetes parcialmente usados, segundo o CE 261.

Peça seu reembolso.

Confira as políticas da Lufthansa para cancelamento e reembolso.

Quando pedir a indenização por voo cancelado Lufthansa?

Segundo o regulamento europeu, se uma companhia aérea como a Lufthansa cancelar um voo menos de 14 dias antes da partida, você poderá reivindicar uma indenização de até 600 euros por pessoa.

Atualmente, 1 euro corresponde a 5,08 reais. Assim, 600 euros são iguais a 3050 reais e 34 centavos.

Todavia, se a Lufthansa providenciar outro voo que aterrissará em horário muito próximo ao voo original, a companhia não precisa pagar indenização. A outra situação que isenta a companhia aérea em casos de cancelamento de voo são as circunstâncias extraordinárias, como mencionamos anteriormente.

Sobre o tempo sugerido ao aviso prévio por parte da companhia, há algumas particularidades quanto à indenização, que não ocorrerá nas seguintes situações:

  • Se a empresa informou a você do cancelamento pelo menos duas semanas antes do dia da viagem, ela não precisará conceder a indenização; ou
  • Se a empresa informou entre duas semanas e sete dias antes da viagem, porém, como opção, sugeriu um voo que partirá até duas horas antes da hora programada de partida e chegará ao destino final até quatro horas depois da hora programada de chegada; ou
  • Se a empresa informou menos de sete dias antes da viagem, mas disponibilizou um voo que partirá até uma hora antes da hora programada de partida e chegará ao destino final até duas horas depois da hora programada de chegada.

Além do mais, a distância percorrida é avaliada no que concerne à indenização. Assim, o CE 261 fixou valores específicos, entretanto exceções e casos especiais podem ser considerados em algumas circunstâncias.

  • Todos os voos com menos de 1.500 kmaté 250 euros por pessoa;
  • Voos dentro da UE com mais de 1.500 kmaté 400 euros por pessoa;
  • Voos fora da UE de 1.500 km a 3.500 kmaté 400 euros por pessoa;
  • Voos fora da UE com mais de 3.500 kmaté 600 euros por pessoa.

Para definir a distância, as horas de atraso até a chegada ao destino final devem ser consideradas.

Bem como se aplica ao reembolso, o pagamento da indenização será por meio de transferência bancária, cheque, ou vales de viagens e/ou outros serviços mediante acordo escrito entre a Lufthansa e você.

Sabemos que o momento da indenização pode gerar dores de cabeça e ansiedade, sobretudo, quando a companhia não se mostra receptiva. Logo, conte com a gente nessa fase.

Podemos conseguir uma indenização de até R$ 6.000 reais em cancelamentos de voos.

Todo o processo é feito sem burocracia e sem custos iniciais. Recebemos somente ao final, com o sucesso do acordo aéreo em um processo 100% seguro e confiável.

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Existe limite de tempo para pedir indenização?

O tempo válido para o pedido de indenização pode variar de país para país, segundo o regulamento europeu. Abaixo segue uma tabela com os prazos, mas é bom sempre conferir com a própria companhia.

PAÍS PRAZO DE PRESCRIÇÃO
Áustria 3 anos
Bélgica 1 ano
Bulgária 5 anos
Croácia 3 anos
Chipre 6 anos
República Checa 3 anos
Dinamarca 3 anos
Estónia 3 anos
Finlândia 3 anos
França 2 anos
Alemanha* 3 anos
Grécia 5 anos
Hungria 5 anos
Islândia 2 anos
Irlanda 6 anos
Itália 26 meses
Letónia 10 anos
Lituânia 10 anos
Luxemburgo 10 anos
Malta Sem limite
Países Baixos 2 anos
Noruega 3 anos
Polónia 1 ano
Portugal 3 anos
Roménia 3 anos
Eslováquia 2 anos
Eslovénia 3 anos
Espanha 5 anos
Suécia 2 meses
Suíça 2 anos
Reino Unido 6 anos

Observação: Na Alemanha, o prazo de prescrição expira no último dia do terceiro ano (por exemplo, o prazo de prescrição para um voo em 25/2/2022 expira em 31/12/2025).

6 dicas importantes em casos de voo cancelado Lufthansa! 

  1. Guarde o cartão de embarque;
  2. Busque se informar o porquê do voo cancelado;
  3. Veja se há um voo alternativo para o seu destino;
  4. Anote a hora de chegada ao seu destino final;
  5. Leia toda documentação antes de assinar qualquer coisa;
  6. Guarde os recibos se tiver de gastar qualquer valor extra.

Observações válidas sobre as dicas:

  • Se não tiver o seu cartão de embarque, tenha anotado em um bloco de notas o seu localizador ou favorite o e-mail de confirmação com os dados da sua passagem;
  • É seu direito solicitar uma declaração de cancelamento por escrito. Além disso, procure saber qual foi o motivo do voo cancelado. Caso queira apresentar uma queixa, será importante ter todos os detalhes em vista;
  • Comprovar despesas extras, envolvendo alimentação, hospedagem, transporte ou qualquer serviço semelhante contribuirá para uma indenização por danos morais;
  • O horário de chegada não é quando o avião pousa, mas sim quando as portas da aeronave são abertas para desembarque. Se tiver 4 horas de atraso, você poderá solicitar uma indenização.

motivos de cancelamento de voo lufthansa

Por que um voo é cancelado?

Entre os principais motivos estão:

  • Clima: o mau tempo pode interromper no tráfego aéreo e suspender momentaneamente as atividades;
  • Reparos técnicos: pode ser que a aeronave precise de uma manutenção de última hora e isso interfere na execução das atividades operacionais;
  • Overbooking: a venda excessiva de passagens aéreas pode originar voos lotados e sem capacidade de atendimento;
  • No show: se o passageiro não comparecer no voo de ida, a passagem de volta pode ser automaticamente cancelada;
  • Congestionamento na malha aérea: parece estranho, mas é possível que a malha aérea opere com a capacidade sobrecarregada;
  • Falta de tripulação: a equipe do voo não pode ultrapassar 11h de trabalho por dia. Atrasos anteriores podem extrapolar a jornada, não havendo tripulação disponível.

É de suma importância que você saiba qual foi a origem do voo cancelado Lufthansa para que compreenda se está ou não dentro dos requisitos necessários à indenização.

Lembre-se que o mau tempo, por exemplo, exime a companhia da obrigação.

como fazer cancelamento de voo lufthansa

Como fazer cancelamento de voo da Lufthansa?

É natural que os planos de viagem mudem. Ciente disso, a Lufthansa possibilita o reembolso da passagem, contudo, fique atento às seguintes orientações.

Conforme  resolução 400 da ANAC,  você  poderá solicitar o reembolso integral de sua passagem adquirida no site da Lufthansa em até 24h após a emissão do bilhete ou recebimento do recibo e com pelo menos 7 dias antes  da partida do voo.

Passado o prazo de 24 horas após a emissão do bilhete, podem ser aplicados ao cancelamento da compra certos impostos e taxas de acordo com a regra da tarifa adquirida.

Para saber se o seu bilhete é reembolsável, e em que condições, acesse o e-mail de confirmação de reserva na secção “Condições da tarifa”.

O pagamento do reembolso será efetuado pelo mesmo método de pagamento utilizado. Se fez uma reserva em conjunto com outra pessoas, não será possível solicitar reembolso individual.

Dito isso, vamos ao passo a passo de como fazer o cancelamento e solicitar o reembolso:

  1. Clique em As minhas reservas para ir para a página de login do seu resumo de reservas.
  2. Realize o seu login, com seu sobrenome e código de reserva. Qualquer reserva que possa ser cancelada será exibida no seu resumo de reservas com um botão “Cancelamento”.
  3. Clique no botão de “Cancelamento” e confirme a sua seleção na página seguinte.
  4. A sua reserva de voo será cancelada e você receberá um e-mail automático de confirmação.

Segundo a Lufthansa, eles têm o prazo de 05 dias para responder à demanda de reembolso encaminhada por meio do site.

Caso tenha comprado o seu bilhete online em lufthansa.com ou num escritório Lufthansa, o reembolso será efetuado automaticamente e não terá de tomar quaisquer medidas adicionais.

Para bilhetes comprados em uma agência de viagens, recomenda-se que veja diretamente com ela os detalhes do cancelamento de seu voo.

Clique aqui para pedir o reembolso.

Como funciona o direito do arrependimento?

Por que não existe botão de “Cancelamento” quando visualizo a reserva on-line?

Tudo sobre cancelamento e reembolso.

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