Voo cancelado United Airlines: Conheça seus direitos

voo cancelado united

Seguindo a nossa série de artigos sobre cancelamento de voos pelas companhias áreas, conversaremos hoje a respeito do voo cancelado pela United Airlines.

Sofrer com um voo cancelado é uma realidade cada vez mais corriqueira. No primeiro trimestre de 2022, para se ter uma noção, essa situação triplicou comparada ao mesmo período de 2021. Ainda assim, muitos passageiros ficam perdidos quando isso ocorre.

Logo, se você é um deles, nós vamos te ajudar! Para compreender as leis que te protegem, saber como fazer uma reclamação ou verificar se será possível solicitar uma indenização da United Airlines, continue a leitura deste artigo até o fim.

É de suma importância conhecer todos os seus direitos, até porque isso te deixará mais seguro em como agir, concorda?

Então aqui você descobrirá sobre:

  • Voo cancelado pela United Airlines: Quais são os meus direitos?
  • Como funciona o reembolso de voo cancelado da United Airlines?
  • Indenização por voo cancelado da United Airlines!
  • Voo Cancelado da United Airlines na União Europeia
  • Quero cancelar meu voo: como fazer?

Leia também:

Continue lendo!

Voo cancelado pela United Airlines: Quais são os meus direitos?

Um dos compromissos da United Airlines, conforme explícito em seu site oficial, é tornar a experiência de cada voo positiva aos seus passageiros.

Isso inclui também os casos de voos cancelados pela própria companhia que, apesar de estarem distantes de uma boa experiência, podem contar com soluções sem burocracias que tornam tudo pior.

Assim, se o seu voo foi cancelado, a empresa aérea disponibiliza as seguintes opções para escolher um voo alternativo correspondente às suas necessidades:

  • Reacomodação em outro voo; ou
  • Fazer nova reserva do próximo voo; ou
  • Entrar em uma lista de espera; ou
  • Encontrar aeroportos alternativos.

Para realizar as operações acima, a United Airlines possibilita três canais:

  • Aplicativo da United. Selecione “Check-in para começar (baixe aqui o app); ou
  • Use united.com/checkin. Ao acessar, insira suas informações e escolha um voo alternativo (acesse a página aqui); ou
  • Quiosque da United Airlines. Você poderá encontrá-lo nas áreas de check-in ou nas centrais de atendimento ao cliente nos aeroportos.

Segundo a companhia, em menos de cinco minutos, por meio desses canais, você poderá verificar se já encontraram um novo voo para você, fazer nova reserva no próximo voo com assentos disponíveis ou ir para a lista de espera.

Sobre a lista de espera, é importante que saiba que: ela será alternativa, caso não haja assentos disponíveis no próximo voo de igual destino. Ao optar por ela, o processo será gratuito, portanto não serão cobradas tarifas de lista de espera. Guarde essa informação!

Outro ponto importante é ficar atento às informações de seu voo no quiosque do aeroporto ou no próprio aplicativo. Ele pode ser cancelado sem prévio aviso. Sendo assim, procure um quiosque e solicite a entrada em uma lista de espera.

Verifique o status de seu voo.

Além disso, você ainda tem o direito de embarcar em um voo para outro aeroporto, se este for próximo e conveniente à sua viagem.

Por exemplo, seu voo para Nova York/Newark foi cancelado? Você pode tentar voar para Nova York/LaGuardia.

Clique aqui para ver como funciona.

 O que acontece se o voo for no dia seguinte

Nesse caso, procure um funcionário da companhia para conversar sobre suas opções de pernoite. A United Airlines não oferece hospedagem gratuita, no entanto ela poderá conseguir descontos em hotéis e artigos de higiene pessoal gratuitos, se você estiver sem sua mala.

Despachei as malas, mas o voo foi cancelado

Se acontecer isso, você poderá fazer uma nova reserva mesmo com as malas já despachadas.

Se o seu destino inicial for preservado, ou seja, se o aeroporto de desembarque não for alterado, suas malas irão para lá, mas podem viajar em um voo diferente.

Todavia, se você decidir viajar para um aeroporto diferente, comunique a decisão aos atendentes para que o trajeto das malas também seja alterado.

A United Airlines recomenda que primeiro você faça a nova reserva antes de falar com alguém sobre as malas, pois os assentos são ocupados rapidamente. Se seus pertences chegarem primeiro que você, a empresa garante total proteção até que você os retire.

Pelo app da companhia, você pode acompanhar a qualquer momento todo o itinerário pelo recurso “Rastrear minhas malas”.

Comprovante de cancelamento

Recomendamos que solicite um atestado de que seu voo foi cancelado, pois isso poderá ter grande valia nos casos de indenização.

Envie um email para [email protected] com o nome dos passageiros da reserva, o número de confirmação, números dos voos, datas da viagem, telefone de contato e endereço de e-mail ou da sua residência.

Para saber ainda mais sobre tudo o que conversamos até aqui clique neste link.

Notificação de voos cancelados United Airlines

O cancelamento de um voo envolve diversas causas. Pode ser por um problema técnico, por alterações climáticas, por controle de tráfego aéreo, entre outros motivos.

Em alguns cenários, é possível avisar com antecedência. Em outros, você só se depara com a situação no dia da viagem, já no aeroporto.

De acordo com a United Airlines, toda mudança antecipada será repassada prontamente ao passageiro. A comunicação é feita por esses meios:

  • Na área do portão de embarque de um voo;
  • Nos painéis de exibição de status do voo;
  • Por telefone, com o Centro de Contato com o Cliente da United;
  • Em atualizações de status do voo no united.com;
  • Alertas por texto/SMS e e-mail

Com relação ao último tópico, é fundamental que preencha corretamente os seus dados de contato, pois assim a companhia não terá a desculpa de que não tinha como falar com você.

Se a sua viagem foi organizada por uma agência de viagens, a United se comunicará com ela para relatar o cancelamento do voo.

voo cancelado united airlines o que fazer

Como funciona o reembolso de voo cancelado da United Airlines?

Pode ser que a “opção B” oferecida pela United não caiba em seus planos, desse modo, você tem como alternativa pedir o reembolso de sua passagem aérea.

Dependendo da forma de pagamento, o reembolso terá prazos diferentes:

  • Para compras com cartão de crédito, ele será feito no prazo de 7 dias úteis a partir do recebimento da solicitação.
  • Para compras feitas em dinheiro ou cheque, o tempo será de 20 dias úteis.

Contudo, a United Airlines pode ampliar o prazo de ambos para até 21 dias úteis, a depender do volume de solicitações.

Quando permitido, os reembolsos serão feitos para a forma original do pagamento.

Nos casos de cancelamento ou overselling (venda e confirmação de um número maior de assentos realmente disponíveis), as taxas pagas pelos serviços que não puderem ser utilizados também serão reembolsadas. Lembre-se disso!

Os reembolsos poderão ser requeridos de forma on-line, por telefone ou por solicitação escrita:

  • On-line pelo site;
  • Por telefone pelo número: 1-800-864-8331 (ligação gratuita) ou para o número que está no verso do seu cartão MileagePlus, ou por meio do seu agente de viagens;
  • Solicitação escrita para qualquer local de emissão de passagens da United.

Importante: Antes de pedir o reembolso, você deve cancelar sua reserva. Para isso, você tem de falar com um agente no aeroporto ou com a Central de contato do cliente United.

Indenização por voo cancelado da United Airlines!

Mesmo reembolsado ou reacomodado em outro voo, pode ser possível exigir uma indenização. Afinal, a quebra da expectativa do voo original pode gerar danos irreparáveis que implicam no cancelamento de compromissos pessoais ou profissionais.

Então, se o cancelamento aconteceu em razão de falhas da companhia aérea, você poderá ser indenizado. Entretanto, é bom que saiba que a United Airlines é uma empresa americana. Nos Estados Unidos, não há regulamentos que protejam o direito à indenização.

Mas temos uma boa notícia: se o voo for entre Estados Unidos e Brasil, você está protegido pela Resolução Nº 400 da ANAC. E se o voo for EUA/Europa, e a companhia tiver sede na União Europeia (UE), você está protegido pelo CE 261.

Tais resoluções legislam a respeito da indenização. Como requisito, você precisa verificar se os seus cancelamentos de voos domésticos e internacionais ocorreram nos últimos 5 e 2 anos, respectivamente.

Estando dentro desse período, é possível solicitar a indenização, mas passado esse prazo, você perderá a chance de reivindicar! Portanto, Atente-se.

Caso precise de ajuda, fale com a gente. Somos uma empresa especializada em acordos aéreos e podemos conseguir indenizações de até R$ 5.000 em cancelamentos de voos nacionais e internacionais.

O procedimento é feito sem burocracia e sem custos iniciais. O processo é 100% seguro e confiável. Ficou interessado? Clique aqui e envie o seu caso.

Voo Cancelado da United Airlines na União Europeia

Seu voo da United Airlines iria sair de um aeroporto da Europa, mas foi cancelado? Você tem direito a receber uma indenização de 600 euros por pessoa, além do reembolso total de sua reserva.

Essa garantia é possibilitada pela CE 261, legislação da UE, que permite que os passageiros sejam indenizados por cancelamento de voos.

Logo, se a companhia não puder oferecer uma substituição que atenda às suas necessidades, além do reembolso integral, você tem o direito à indenização no valor que mencionamos acima, sobretudo se o cancelamento ocorrer menos de 14 dias antes do voo.

Porém é necessário deixar alguns pontos esclarecidos com relação a CE 261:

  • Caso haja um voo em um horário muito semelhante ao seu voo original, a companhia não será obrigada a pagar a indenização;
  • Mesmo não sendo europeu, você é protegido pela lei;
  • A cobertura da legislação inclui apenas os voos que partem de um aeroporto europeu. Se este, for o seu destino final, ou seja, se você partiu de outro continente, você não está amparado pela CE 261.

Valores de indenização especificados pela CE 261:

  • Voos com menos de 1.500 km: até 250 euros por pessoa;
  • Voos dentro da UE com mais de 1500 km: até 400 euros por pessoa;
  • Voos fora da UE de 1.500 km a 3.500 km: até 400 euros por pessoa;
  • Voos fora da UE de mais de 3.500 km: até 600 euros por pessoa.

voo cancelado unite idenização

Quero cancelar meu voo: como fazer? 

De repente, surgiu um imprevisto inadiável em sua vida e a viagem que programou não poderá mais acontecer? Abaixo te ensinamos o passo a passo de como cancelar sua passagem United Airlines:

  1. Em united.com, selecione “Minhas viagens” e insira suas informações
  2. Selecione “Cancelar voo”. Esta opção está na parte superior da tela;
  3. Confirme o cancelamento do seu voo;
  4. Se você possui um crédito de voo futuro, selecione “Usar crédito de voo futuro” quando voltar para a reserva para comprar voos novos e aplicar o crédito no voo.

Ademais, você pode cancelar a passagem pelo aplicativo da United ou ligando para a Central de contato do cliente United.

Veja aqui o passo a passo completo.

A United Airlines trabalha com uma política de reserva flexível de 24 horas, assim é possível cancelar sua reserva e receber seu dinheiro de volta nas 24 horas seguintes à compra.

No entanto, essa política só é aplicada se a passagem tiver sido comprada uma semana ou mais antes do voo.

Se, por acaso, o voo for depois de amanhã e a sua compra foi feita hoje, não caberá essa regra das 24 horas, certo? Fique atento.

Confira tudo sobre a reserva flexível de 24 horas.

Este artigo te ajudou? Compartilhe com mais pessoas! Se ainda tiver dúvidas, deixe sua pergunta nos comentários, temos satisfação em respondê-lo.

No mais, boa viagem!

Voo Cancelado

United Airlinesvoo canceladovoo internacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp WhatsApp