Extravio de Bagagem Pela Gol Linhas Aéreas: O que Fazer e Quais São os Seus Direitos?

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Imagine só, após um voo da Gol Linhas Aéreas você acaba de chegar no seu local de destino, na zona de desembarque espera ansiosamente a sua bagagem e ela não aparece. Pois é, isso se chama extravio de bagagem e esse problema ocorre todos os dias com milhares de passageiros.

A Gol Linhas Aéreas é reconhecida pelo grande número de casos de extravio de bagagem, a empresa está em atividade desde 2001 e atualmente é a Companhia Aérea que mais realiza voos no Brasil, cerca de 715 voos por dia.

Com 127 aeronaves e 15.129 colaboradores a empresa quer evitar ao máximo problemas de extravio de bagagem pois isso representa custos operacionais para a Gol. Mas com esse volume de passageiros e rotas problemas sempre poderão ocorrer.

Em resumo a empresa é obrigada a lhe devolver os seus bens em no máximo:

Confira ao longo desse artigo o que fazer em casos de extravio de bagagem pela Gol, quais são os seus direitos e como ser reembolsado e indenizado pelos prejuízos materiais e emocionais sofridos.

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Extravio de bagagem pela Gol Linhas Aéreas: O que Fazer?

Sempre que você passar por uma situação de extravio de bagagem voando pela Gol o primeiro passo é informar o ocorrido no balcão da companhia aérea. De preferência faça isso ainda na zona de desembarque.

Os funcionários deverão fazer um Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB), esse documento é importantíssimo e explicará de maneira clara todos os detalhes sobre a sua bagagem, informações sobre o voo, entre outros dados.

Exija sua cópia do Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB) pois durante todo o processo de buscas pelos seus bens ele será necessário. Inclusive se você precisar ser reembolsado por gastos emergenciais ou indenizado pelo sumiço definitivo dos seus bens.

Após informar a Gol e preencher o RIB a empresa irá buscar a sua bagagem o mais rápido possível, segundo a ANAC a Gol possui prazos máximos para a devolução da sua bagagem, são eles:

  • 7 dias em voos nacionais;
  • 21 dias em voos internacionais.

Gastos emergenciais e Reembolso

Durante esse período, caso precise, você pode adquirir roupas, calçados, itens de higiene pessoal, entre outros de forma emergencial a fim de evitar maiores transtornos e constrangimentos. Guarde todos os comprovantes e notas fiscais pois a Gol irá lhe reembolsar por essas despesas de acordo com as regras em vigência.

Segundo a Gol Linhas Aéreas o reembolso inicial por esses gastos emergenciais são limitados em:

  • R$ 100,00 (cem reais) em voos no Brasil
  • USD 50,00 (cinquenta dólares) em voos internacionais

Para solicitar esses valores você deverá apresentar os comprovantes de pagamento e notas fiscais 24h após a abertura do Registro de Irregularidade de Bagagem.

Após esse reembolso inicial a Gol pagará R$25,00 (vinte e cinco reais) no Brasil e USD25,00 (vinte e cinco dólares) no exterior, a cada pernoite que a sua bagagem estiver em situação de extravio.

O limite máximo de reembolso durante todo o período de extravio é de R$225,00 (duzentos e vinte e cinco reais) no Brasil, e USD175,00 (cento e setenta e cinco dólares) no exterior.

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Fique atento aos prazos para solicitar esse reembolso:

Esses valores de reembolso não são o suficiente, como agir?

Fica nítido que esses valores de reembolso são pequenos, na realidade dos aeroportos do Brasil e do Mundo esses valores não conseguem comprar quase nada.

Recomendamos que você tente negociar com o funcionário da Gol, de preferência o supervisor ou coordenador. Explique que irá buscar os seus direitos e que esses valores não resolverão o seu problema emergencial.

Os funcionários da Gol possuem uma verba diária para administrar esse tipo de situação, mediante uma conversa firme podem disponibilizar um valor de reembolso maior.

Caso os valores reembolsados continuem abaixo do necessário você poderá acionar a empresa judicialmente com a ajuda da Resolve Voo por danos morais e receber entre R$ 5.000,00 a R$ 10.000,00. Clique aqui para saber mais.

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Minha bagagem foi extraviada definitivamente, vou ser indenizado?

É considerado extravio definitivo caso os prazos estabelecidos para recuperação da bagagem sejam extrapolados, lembre-se:

  • 7 dias em voos nacionais;
  • 21 dias em voos internacionais.

Segundo a ANAC a empresa deverá lhe indenizar por danos materiais limitando-se as regras internacionais estabelecidas. De acordo com a Convenção de Montreal, tratado que regula as políticas de voos internacionais, o valor máximo de indenização é de 1.000 Direitos Especiais de Saque (DES), aproximadamente R$ 4.300,00, esse valor pode variar conforme cotação, explicamos em detalhes o funcionamento do DES nesse artigo, clique aqui.

Na maioria das vezes os valores de indenização por danos materiais são bem menores e não cobrem totalmente os prejuízos dos passageiros.

Portanto argumente e negocie o máximo que puder, nessa etapa fotos da bagagem antes do voo podem fazer a diferença na conquista de uma indenização mais justa.

A Gol deverá lhe pagar o respectivo valor de indenização em no máximo 7 dias após o extravio definitivo da bagagem.

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Indenização por Danos Morais em casos de Extravio de bagagem pela Gol (Receba até R$ 10.00,00)

Práticas de extravio de bagagem ferem o direito do consumidor e são consideradas práticas abusivas pela justiça.

Caso o valor de indenização não seja suficientemente justo você poderá buscar uma indenização por danos morais na justiça.

Com a ajuda da Resolve Voo esse processo é prático, seguro e sem custo. Ajudamos centenas de passageiros todos os meses com problemas de extravio de bagagem e conquistamos indenizações que variam entre R$ 5.000,00 e R$ 10.000,00 conforme o ocorrido.

Possuímos contatos internos com as principais companhias aéreas do Brasil e na maioria das vezes fechamos acordos justos para os passageiros. Caso não seja viável um acordo iniciaremos um processo judicial. Você não terá nenhum custo, só receberemos um percentual em caso de ganho ao final do processo. Clique aqui e envie sua reclamação para nós.

Você possui prazos para recorrer à Justiça em casos de extravio de bagagem, são eles:

  • 5 anos voos nacionais
  • 2 anos voos internacionais

Conte com a nossa ajuda e receba a indenização que tem direito. Clique aqui.

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Bagagem danificada ou roubada em voo da Gol

Se ao invés do extravio completo a sua bagagem foi violada, danificada ou objetos foram roubados a Gol deverá fazer um Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB) e lhe compensar de maneira proporcional ao prejuízo sofrido. Você possui no máximo 7 dias após o desembarque para relatar o ocorrido.

As propostas de compensação na maioria das vezes são feitas da seguinte maneira:

  • Manutenção da bagagem por empresas especializada: a Gol lhe informará um código dos Correios para que após chegar em sua cidade de residência você envie a bagagem para uma empresa especializada que fará a reparação e conserto da bagagem;
  • Compensação em dinheiro: os funcionários podem também lhe oferece uma proposta em dinheiro que compense o prejuízos sofrido ou os danos a bagagem, tente negociar e se for satisfatório, aceite;
  • Compensação em milhas: ofertas de milhas para voos futuros também são comuns, veja se vale a pena a quantidade de milhas oferecidas e se for interessante aceite.

Recomendamos também que você realize um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, se o seu problema for no aeroporto de Guarulhos listamos nesse artigo as principais delegacias e como elas podem lhe ajudar. Clique aqui para ler.

A Gol não se responsabiliza por danos a bagagem nas seguintes situações:

  • Problemas da bagagem antes da viagem;
  • Embalagem defeituosa da bagagem, feita pelo Passageiro ou terceiros;
  • Guerra ou conflito armado
  • Ações de autoridades governamentais como polícia e receita federal.

Esqueci minha bagagem dentro do avião da Gol

Caso isso tenha ocorrido com a sua bagagem de mão ou objetos o único caminho que você possui é procurar um funcionário da empresa no Aeroporto e explicar o que aconteceu, o objeto esquecido e os detalhes do voo.

Caso o avião esteja em solo e disponível para verificação um funcionário poderá tentar recuperar os seus objetos esquecidos.

Objetos que não possuem reembolso:

A Gol Linhas Aéreas define em acordo com a legislação alguns objetos que não possuem reembolso ou indenização, são eles:

  • Itens Frágeis;
  • Instrumentos musicais;
  • Líquidos, garrafas e perfumes;
  • Artigos esportivos como pranchas de surf, windsurf, skate, bicicleta e similares;
  • Equipamentos eletrônicos incluindo jogos, celulares, tablets, notebooks e itens relacionados;
  • Peças de artesanato;
  • Itens de decoração, obras de arte;
  • Escultura ou pintura;
  • Peças automotivas;
  • Antiguidades, relíquias, peças de coleção e itens religiosos;
  • Equipamentos e amostras empresariais, vidro, cerâmica, porcelanas e espelhos;
  • Itens despachados em sacolas, sacos plásticos ou de papel que não possuam resistência suficiente para o transporte e proteção de seu conteúdo;
  • Joias, chaves e relógios;
  • Remédios e equipamento médico, exceto equipamentos de assistência;
  • Dinheiro, cartões de banco, talões de cheque e documento pessoal;
  • Equipamentos fotográficos como câmeras, vídeos, áudio e itens relacionados;
  • Lentes de contato, óculos de grau ou de sol;
  • Entre outros.

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Como evitar o extravio de bagagem pela Gol?

Mesmo não estando 100% sob o seu controle existem algumas boas práticas que evitam (em muito) problemas com o extravio de bagagem, são eles:

  • Não utilize bagagens de luxo (ladrões gostam de bagagens caras);
  • Coloque adereços para diferenciar a sua bagagem (fitas e laços);
  • Etiqueta com nome e telefone (se alguém achar, poderá lhe ligar);
  • Evite conexões em companhias diferentes;
  • Evite voos com conexões muito rápidas;
  • Evite fazer check-in muito próximo do embarque;
  • Não despache bagagens com bens de alto valor;
  • Utilize GPS para malas;
  • Envelope e isole a sua bagagem;
  • Utilize cadeados ou dispositivos de fechadura;
  • Confira as informações da etiqueta de despacho no check-in;
  • Cuidado com os roubos antes de despachar;
  • Dinheiro, documentos e itens importantes na bagagem de mão;
  • Contrate um seguro de bagagem;
  • Evite voos para aeroportos famosos por extravio de bagagem;
  • Evite as Companhias Aéreas famosas por Extravio de bagagem;
  • Vai despachar itens de alto valor? Faça uma Declaração Especial de Valor.

Detalhamos essas e outras dicas nesse artigo: 20 dicas práticas para evitar ao máximo o extravio de bagagem, clique aqui.

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A Gol não resolveu o meu problema de extravio de bagagem e nem me indenizou de forma justa, o que fazer?

Caso a companhia aérea não tenha lhe dado toda a assistência necessária você deverá buscar canais de comunicação e resolução alternativos, listamos os principais.

Redes Sociais da Gol

Com um cenário aéreo concorrido a Gol não quer passar vergonha nas redes sociais com reclamações e denúncias. Experimente comentar de maneira prudente e embasada nas redes sociais da empresa:

Reclame Aqui

A empresa recebe diariamente centenas de reclamações no Reclame Aqui e possui  uma equipe de atendimento especializada na resolução das queixas no site. Vale a tentativa de realizar a sua reclamação por extravio de bagagem no Reclame Aqui.

Consumidor.Gov

O governo federal criou uma ferramenta semelhante ao Reclame Aqui só que gerida pela instituição. Por meio dela o governo aciona diretamente as empresas citadas nas reclamações. Experimente essa alternativa. Clique aqui.

Resolve Voo

Podemos auxilia você na conquista de uma indenização justa por extravio de bagagem, registre agora uma reclamação em nosso site para que um de nossos consultores entre em contato o mais rápido possível. Clique aqui.

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