Alitalia: O que Fazer em Caso de Extravio de Bagagem

alitalia extravio de bagage

A Alitalia é a principal companhia aérea da Itália e está entre as principais empresas do setor na Europa. Atualmente conta com 122 aeronaves e possui voos diários saindo do Brasil em direção à Itália, Portuga, e outros destinos.

A empresa é reconhecida pelo alto nível de qualidade e pontualidade, segundo o FlightStats a Alitalia foi a mais pontual companhia aérea europeia nos primeiros 4 meses de 2019. Segundo a associação 89% dos voos aterrissados no horário previsto.

Mesmo com toda qualidade e pontualidade a empresa também sofre com casos de extravio de bagagem, segundo o SITA, empresa de tecnologia para aeroportos, aproximadamente 0,49% das bagagens de todo o mundo são extraviadas, e essa estatísticas também se aplica a Alitalia.

Saiba agora o que fazer em casos de extravio de bagagem pela Alitalia, quais são os seus direitos, como recuperar a bagagem o mais rápido possível e como ser indenizado de maneira justa.

o que fazer extravio de bagagem alitalia

Alitalia Extraviou minha Bagagem: O que Fazer?

É desesperador, planejar uma viagem e ao chegar no local de destino se dar conta que a sua bagagem desapareceu, se isso aconteceu com você o primeiro passo a fazer é ir até o balcão da Alitalia, de preferência ainda na zona de desembarque, e informar aos funcionários o ocorrido.

Eles farão um Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB), guarde sua cópia desse documento. Após isso a empresa possui prazos estabelecidos para encontrar a sua bagagem.

Segundo a ANAC a Alitalia deverá lhe devolver os seus bens em até 21 dias após o extravio. Porem a empresa divulga em seu site que esse prazo pode levar até 45 dias.

Essa prática é abusiva pois viola a Convenção de Montreal, tratado internacional que regula os voos internacionais, em sintonia com a ANAC a Convenção estabelece um prazo máximo de 21 dias.

Se após os 2 primeiros dias a sua bagagem não for encontrada você deverá enviar para o e-mail: [email protected] com essa lista (clique aqui) preenchida com os itens desaparecidos.

Durante todo o processo de extravio da bagagem a Alitalia deverá lhe reembolsar por custos emergenciais com roupas e objetos de higiene. A empresa explica que no balcão ela disponibiliza um kit gratuito com os itens de primeira necessidade, o que pode amenizar a situação constrangedora.

Segundo as políticas da Alitalia o reembolso é de 50 euros diários até o limite de 200 euros, ou 75 euros por dia até o limite de 300 euros mediante apresentação do TCV (recibos, notas fiscais e comprovantes)

indenizacao reembolso extravio de bagagem alitalia

Extravio Definitivo

Se após o prazo sua bagagem não for recuperada você terá direito a uma indenização por danos materiais. A indenização é limitada a 1000 Direitos Especiais de Saque (DES), aproximadamente R$ 4.600,00 (esse valor pode variar conforme a cotação).

Explicamos em detalhes o DES nesse artigo, o valor pode variar conforme o dia por isso clique aqui para saber mais.

O valor final da indenização é definida conforme comprovação dos prejuízos materiais sofridos. Ou seja, é feita uma estimativa do quanto você perdeu devido ao extravio limitando-se ao teto da Convenção de Montreal (1.000 DES)

Para receber os valores que tem direito será necessário enviar uma série de documentos para o escritório da Alitalia no Brasil, siga esse passo a passo em caso de extravio definitivo:

Durante todo o processo de extravio de bagagem você pode acompanhar as buscas dos seus pertences clicando aqui. O WordTracer é o sistema de rastreio utilizado pela Alitalia.

extravio de bagagem alitalia.jpg

Minha bagagem foi danificada em um voo da Alitalia

Caso você tenha notado que a sua bagagem foi danificada ou avariada em um voo da Alitalia você deverá buscar um acordo de reembolso no balcão da companhia aéreas. Eles lhe oferecerão um voucher com um valor correspondentes ao prejuízo sofrido.

Esse voucher poderá ser descontado em lojas malas e bagagens no próprio aeroporto.

Caso você não aceite esse acordo a melhor alternativa é enviar uma série de documentos para o email do escritório da empresa no Brasil. Os documentos são:

  • Uma carta detalhada assinada relatando o que houve;
  • O RIB emitido pelo balcão da empresa no momento de assistência de bagagem;
  • O recibo do bilhete do voo e/ou cartão de embarque;
  • Uma declaração sobre o tipo dos danos escrita por uma loja especializada, somente se o dano tiver sido verificado após uma entrega com atraso.

O email do escritório da Alitalia no Brasil é: [email protected]

A empresa irá retornar com as alternativas para resolver a situação. Lembre-se: você possui somente 7 dias corridos após o RIB para enviar toda a documentação ou 21 dias em casos de atraso de bagagem + danos ou violações.

Bagagem Robada em voo alitalia

Minha bagagem foi roubada em um voo da Alitalia

Casos de roubos de itens específicos dentro das malas são comuns, em muitos aeroportos os funcionários da área de logística efetuam pequenos furtos.

No meio de milhares de bagagem você pode ser uma das vítimas, nessas situações a companhia aérea também possui responsabilidade.

O Registro de Irregularidade de Bagagem é necessário também, além disso recomendamos que você registre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, de preferência ainda no Aeroporto

Se está em Guarulhos listamos nesse artigo quais são as delegacias de Guarulhos e como cada uma pode lhe ajudar, clique aqui.

Depois de reunir toda a papelada você deverá imprimir esse formulário (clique aqui para abrir formulário), preenchê-lo e enviar para o e-mail [email protected] juntamente com outros documentos, a listagem completa é:

  • Uma carta explicando o ocorrido e assinada pelo passageiro;
  • O RIB emitido pelo balcão da empresa no momento de assistência de bagagem;
  • A etiqueta ou o canhoto da etiqueta da bagagem;
  • O recibo do bilhete do voo e/ou cartão de embarque;
  • Uma lista detalhada de todos os itens que você alega terem sido violados, danificados ou que estejam faltando, com a prova documentária apropriada do dano;
  • Uma cópia do boletim de ocorrência preenchido que inclua uma lista dos itens declarados faltando.

Nesse momento toda prova é válida, fotos de roupas, fotos da viagem, fotos da bagagem entre outros.

alitalia indenizacao extravio de bagaem

A indenização paga foi insuficiente, posso receber mais pelos transtornos de extravio de bagagem com a Alitalia?

Sim, normalmente os valores de reembolso e compensação pagos pelas companhias aéreas é arbitrário e abaixo do necessário para suprir todo o desgaste material e emocional. Nesses casos você poderá iniciar uma ação por danos morais na Justiça brasileira em busca de uma indenização justa.

Conte com a Resolve Voo nesse processo, atuamos na orientação e ajuda aos passageiros vítimas de problemas com voos e companhias aéreas, 100% confiável e ZERO burocracia, ajudamos passageiros na conquista de indenizações justas.

O MELHOR: sem custo para o passageiro, só recebemos uma porcentagem ao final do processo. E se não ganharmos o passageiro não terá nenhuma dívida.

Clique aqui e envie para nós a sua reclamação, responderemos em até 24h.

São centenas de passageiros indenizados todos os meses em todo o Brasil. Conte com nossa ajuda. Clique Aqui.

justica brasileira extravio de bagagem alitalia

O que diz a justiça brasileira sobre indenizações de extravio de bagagem pela Alitalia?

Se o passageiro realmente foi prejudicado e possui o mínimo de provas o entendimento dos juízes é bem favorável. Exemplo disso é esse caso:

Em 2018 a Alitalia precisou indenizar uma passageira que ficou sem as malas durante um voo para participar de um evento empresarial na Grécia, clique aqui para ler mais.

Segundo a legislação o passageiro possui até 2 anos para iniciar uma ação relativa a voo internacional.

Na Resolve Voo conseguimos indenizações de aproximadamente R$ 5.000,00 a R$ 10.000,00 para casos de extravio de bagagem, normalmente conquistamos acordos extrajudiciais com as companhias aéreas pois possuímos contatos internos que ajudam o andamento do processo.

evitar extravio de bagagem alitalia

Como evitar o extravio de bagagem em voos da Alitalia?

Não existe formula mágica para ficar livre desse risco, mas a experiência mostra que algumas boas práticas evitam bastante a probabilidade de extravio de bagagem em voos internacionais, são elas:

  • Não utilize bagagens de luxo (ladrões gostam de bagagens caras);
  • Coloque adereços para diferenciar a sua bagagem (fitas e laços);
  • Etiqueta com nome e telefone (se alguém achar, poderá lhe ligar);
  • Evite conexões em companhias diferentes;
  • Evite voos com conexões muito rápidas;
  • Evite fazer check-in muito próximo do embarque;
  • Não despache bagagens com bens de alto valor;
  • Utilize GPS para malas;
  • Envelope e isole a sua bagagem;
  • Utilize cadeados ou dispositivos de fechadura;
  • Confira as informações da etiqueta de despacho no check-in;
  • Cuidado com os roubos antes de despachar;
  • Seja um passageiro MilleMiglia;
  • Dinheiro, documentos e itens importantes na bagagem de mão;
  • Contrate um seguro de bagagem;
  • Evite voos para aeroportos famosos por extravio de bagagem;
  • Evite as Companhias Aéreas famosas por Extravio de bagagem;
  • Vai despachar itens de alto valor? Faça uma Declaração Especial de Valor.

Além disso evite itens especiais nas bagagens despachadas, eles não possuem cobertura e logo não são calculados no momento da indenização, esses itens são:

  • Óculos, lentes de contato, porcelanas e objetos frágeis;
  • Documentos, dinheiros, certidões, vistos e comprovantes;
  • Obras de arte e objetos colecionáveis;
  • Joias, ouro, relógios caros, e roupas de marca;
  • Artigos esportivos especiais e delicados;
  • Medicamentos e próteses;
  • Entre outros.

contatos alternativos alitalia

Não obtive retorno da Alitalia, o que fazer?

Se você tentou realizar o que explicamos nesse artigo e mesmo assim não obteve êxito nos contatos estabelecidos com a Alitalia, tente esses canais alternativos:

Reclame nas Redes Sociais da Alitalia

Nenhuma empresa quer ficar “queimada” nas redes sociais, por isso as equipes de atendimento ao cliente costuma responder de maneira ágil:

Registre uma Reclamação no Reclame Aqui

O Reclame Aqui é um outro bom canal para enviar as suas reclamações, as empresas também procuram uma boa nota em sites de avaliações.

Registre um Reclamação na Resolve Voo:

Somos especialistas em direitos dos passageiros e possuímos contatos internos nas principais Companhias Aéreas, por isso podemos buscar sem custo para você o melhor acordo e compensação possível em casos de extravio de bagagem. Clique Aqui.

Extravio de Bagagem

Alitaliabagagemextravio de bagagemRegistro de Irregularidade de Bagagem (RIB)voo internacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp WhatsApp