Problemas de nome ou sobrenome incompleto ou errado em passagens aéreas é comum no Brasil e no mundo, com a facilidade da compra online por meio dos computadores e smartphones os passageiros podem se atrapalhar e cometerem pequenos erros de digitação no momento de finalização da compra.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, no ano de 2018 mais de 100 milhões de pessoas embarcaram em voos nacionais e internacionais, nesse universo enorme milhares de casos de nome incompleto na passagem aérea são registrados diariamente.
Fique atento e resolva essa situação dias antes do voo, pois a depender do seu caso, o nome incompleto ou errado pode impossibilitar o seu embarque resultando na perda do voo e prejuízos.
Segundo a ANAC todas as companhias aéreas devem corrigir o nome do passageiro sem a cobrança de taxas adicionais, explicaremos nesse artigo o que você deve fazer e quais são os casos de ajustes autorizados pela regulação.
Nome incompleto (ou errado) na passagem aérea, o que fazer?
Após identificar que o seu nome está errado ou incorreto na passagem aérea o primeiro passo é entrar em contato com a Companhia Aérea para solicitar o ajuste.
Cada empresa possui sua própria política de correção de dados em passagens. Listamos abaixo as principais empresas do setor e como você pode corrigir erros no seu nome ou em outros dados:
Gol Linhas Aéreas: Ajuste do nome errado ou incompleto na passagem
A Gol informa que em casos de erros simples de digitação, como por exemplo: “Malena” para “Milena” é possível fazer os ajustes necessários.
Já em situações de alteração por motivo de casamento ou separação será necessário o envio das certidões de casamento ou separação.
Para corrigir esses casos você pode:
- “Falar com um Humano” no chat no site da Gol, Clique Aqui.
- Ou Ligar para atendimento ao cliente Gol: 0800 704 0465
Para alterar outros dados com RG, endereço, e-mail e senha você deverá realizar o login no site www.voegol.com.br e executar o seguinte processo:
- Após fazer o login clique em “editar”, no canto superior direito do site
- Ajuste os dados necessários
- Clique no botão “salvar alterações”
Se não se recordar o login ou senha de acesso você poderá recuperar clicando na sessão “esqueci”.
Além do nome, para modificar, outros dados como CPF, sexo e data de nascimento você deverá falar com um atendente da Gol, seja via chat ou via telefone pelo número: 0800 704 0465
Azul Linhas Aéreas: Ajuste do nome errado ou incompleto na passagem
Assim como a Gol a Azul realiza sem custo ajustes simples, falta de letras e erros de digitação. Para ajustar o nome em sua passagem basta ligar para os canais de atendimento da Azul e informar o ocorrido para o(a) atendente.
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A atende por meio dos telefones:
Capitais e regiões metropolitanas | Demais localidades |
4003-1118 | 0800 887 1118 |
Lembre-se de fazer essa mudança dias antes do voo, se deixar para próximo da decolagem é possível que não haja tempo suficiente, e por consequência você perderá o seu voo.
Mudanças maiores no nome, CPF, sexo e data de nascimento não são permitidas, nesses casos o melhor que você pode fazer é cancelar a passagem e adquirir outra.
Por exemplo, seu nome é “João Silva” e a passagem foi adquirida em nome de “João Santos” infelizmente é impossível reverter.
Latam: Ajuste do nome errado ou incompleto na passagem
A Latam também permite o ajuste do nome na passagem aérea, você pode alterar até 3 letras contanto que não mude o sentido do nome. Além disso é possível:
- Inverter a ordem dos sobrenomes ou nomes compostos;
- Omitir o primeiro nome ou nome composto;
- Ajustar o nome ou sobrenome por não utilizar legalmente (casamento, adoção, troca de sexo, etc).
Para fazer esses ajustes você deverá entrar em contato por telefone com central de vendas da Latam: 0300 570 5700
De todas as empresas brasileiras a Latam é a que mais possui regrar rígidas para o ajuste de nomes incompletos ou errados.
Passaredo: Ajuste do nome errado ou incompleto na passagem
Em sintonia com as demais empresas as regras da Passaredo são praticamente idênticas, você consegue ajustar pequenos erros e ordem das letras mas não pode mudar o sentido e entendimento do nome.
Para falar com a passaredo ligue para o SAC: 0800 770 3757
Horário de atendimento: Diariamente das 07h:00 às 23h:00
Voo Internacional: Ajuste do nome errado ou incompleto na passagem
O processo segue a mesma linha, algumas empresas mais digitalizadas permitem os ajustes online, mas a maioria exige que você ligue para a central de atendimento ao cliente e envie alguns documentos explicando o que aconteceu.
Existem casos de voos de codeshare/interline em que as companhias aéreas cobram uma taxa de ajuste, por se tratar de voos internacionais a legislação vigente permite essa cobrança.
Dados que podem ser corrigidos em passagens aéreas:
Erros de digitação
Pequenos erros de digitação como por exemplo “Luize” para “Luiza” são casos que podem ser ajustados sem maiores dificuldades, basta entrar em contato com a empresa aérea.
Alterações legais no nome
Se após adquirir a passagem você realizou alguma mudança legal no nome devido a casamento, divorcio ou troca de sexo a companhia aérea pode altera o nome desde que você comprove a mudança com a documentação adequada.
Abreviações
As vezes por costume abreviamos os nossos nomes e sobrenomes, nesses casos onde fica claro a intenção de abreviação, a companhia aérea poderá ajustar.
Ordem do nome ou sobrenome
Por padrão as passagens são emitidas com o primeiro nome e o último sobrenome do passageiro, mas existem casos em que isso não se aplica e que você pode solicitar a mudança na ordem dos nomes comprovando realmente que se trata da mesma pessoa.
Telefone e email
Normalmente todas as companhias aéreas permitem ajustes nos dados de contato do passageiro e na maioria das vezes esses ajustes podem ser feitos online sem a necessidade de contato telefônico.
6 Principais motivos de nomes incompletos ou errados em passagens aéreas
Falta de atenção do passageiro no momento da compra
Adquirir uma passagem aérea é basicamente a contratação de um serviço complexo, portanto todo o cuidado é pouco, preencha os campos o mais atento possível e revise tudo antes de confirmar a compra.
IMPORTANTE: As vezes o autocomplete do navegador substitui os dados, por isso fique atento e revise se possível duas vezes.
Passagem é comprada por terceiros
Esse com certeza é o fator mais comum, terceiros podem adquirir uma passagem para você e nesse momento digitarem alguma informação errada.
Por isso sempre que precisar que um terceiro compre a sua passagem forneça a ele com precisão todos os dados sobre você.
É melhor evitar o erro do que corrigi-lo depois. ?
Agnome como último sobrenome
No momento de finalizar a compra não coloque somente o agnome no último sobrenome, exemplo: “João Freitas Neto”, o último sobre nome deverá ser “Freitas Neto”, e não somente o “Neto”, essa pequena diferença pode evitar situações de impossibilidade de embarque.
Pressa na hora da compra
Com o objetivo de conseguir algumas promoções relâmpago das companhias aéreas os passageiros realizam a compra com pressa e acabam se confundindo, errando letras e outros dados.
Por isso mantenha a calma e revise tudo.
Alteração de nome imprevista
Não é todo dia que mudamos legalmente de nome, mas casos excepcionais podem ocorrer, exemplo disso é um divórcio inesperado que pode complicar aquela viagem que já estava marcada a meses.
Por isso reúna sempre toda a documentação necessária para corrigir o quanto antes.
Emissão de passagens por milhas
Podemos adquirir passagens por meio de milhas de terceiros, existem sites que prestam esse tipo de serviço, como por exemplo: maxmilhas e 123milhas, fique atento no momento em que fornecer os seus dados, por se tratar da compra de passagens na conta de uma outra pessoa processo de mudança de dados se tornam mais complexos.
Lembre-se também de ter atenção quando for algum parente ou amigo que emitirá as passagens aéreas utilizando milhas para você, envie com precisão todos os seus dados para que não haja erros.
O que a ANAC diz sobre nome incompleto ou errado na passagem aérea?
A resolução Nº 400 da ANAC de 2016 explica de maneira clara todas as regras de voos no Brasil, confira o artigo 8º que trata sobre o tema:
Art. 8º O erro no preenchimento do nome, sobrenome ou agnome do passageiro deverá ser corrigido pelo transportador sem ônus ao passageiro.
-
- 1º Caberá ao passageiro solicitar a correção até o momento do check-in.
- 2º No caso de voo internacional que envolva operadores diferentes (interline),os custos da correção podem ser repassados ao passageiro.
- 3º Não se aplica o disposto no §2º deste artigo nos casos em que o erro decorrer de fato imputado ao transportador.
- 4º A correção do nome não altera o caráter pessoal e intransferível da passagem
Em resumo toda passagem é intransferível e pessoal, mas pequenos erros que não mudem os sentido do nome do passageiro devem ser ajustados sem ônus ou prejuízos para os clientes exceto em casos de voos internacionais com operadoras diferentes (interline).
Quais são os seus direitos caso a Companhia Aérea não corrija o nome?
Se por acaso a empresa aérea negar-se a corrigir o seu nome, mesmo ele estando dentro das regras isso caracteriza uma infração a legislação vigente, você poderá iniciar uma ação de danos morais e materiais contra a empresa no juizado de pequenas causas.
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Além disso recomendamos que você entre em contato com o atendimento ao passageiro da ANAC pelos números: 163 ou pelo 0800 725 4445
Em resumo:
Situações de nomes incompletos ou errados nas passagens aéreas são comuns, caso você esteja nessa situação o primeiro passo é entrar em contato com a Companhia Aérea para realizar as devidas correções.
Porem se os ajustes mudarem o sentido do nome você provavelmente perdeu a passagem e o melhor caminho é cancelar e adquiri outro bilhete.
Caso a companhia aérea tenha se negado a realizar os ajustes no nome você pode acionar a justiça por danos morais e materiais apresentando todas as provas necessárias.
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