Ter o voo cancelado pela Latam não é incomum e pode afetar o passageiro com mais frequência do que se imagina.
Para ter uma ideia, 112 mil voos são cancelados por ano no Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Ou seja: tal imprevisto pode ocorrer com qualquer empresa, até mesmo com a Latam Linhas Aéreas.
Existem chances dessa situação trazer prejuízos, como gastos extras com hospedagem e alimentação (danos materiais) e mudança do cronograma da viagem, por isso é muito importante que o passageiro conheça os seus direitos. Por exemplo: sabe aquele compromisso inadiável o qual você não pode faltar? Pois é, o que fazer então?
Portanto, se você está passando por isso com um voo cancelado pela Latam e quer compreender melhor sobre as suas alternativas; as assistências que a Latam deve oferecer; e quando será possível recorrer a uma indenização, continue a leitura do artigo até o fim!
Mas já antecipando algumas respostas: você tem direito ao reagendamento do voo, ao reembolso do valor integral da passagem e, até mesmo, à indenização por danos morais e materiais.
Neste artigo você saberá:
- Latam cancelou meu voo: quais são os meus direitos?
- O que fazer em caso de voo cancelado pela Latam?
- Como a Latam deve realizar o reembolso?
- Por que um voo é cancelado?
- Quando pedir a indenização por voos cancelados pela Latam?
- Como solicitar a indenização por voo cancelado?
- Preciso cancelar meu voo: como fazer?
- Qual procedimento para cancelar um voo da Latam?Como remarcar minha passagem Latam?
Latam cancelou meu voo: quais são os meus direitos?
Como vimos, voos cancelados acontecem com mais frequência do que gostaríamos. E se, por infelicidade do destino, você está justo em um desses, temos uma boa notícia:
a ANAC, o órgão regulamentador de voos civis, prevê em sua Resolução n° 400, de 13 de dezembro de 2016, algumas condições para proteger o passageiro.
Assim, as companhias aéreas devem oferecer alternativas para compensar o passageiro. Naturalmente, as normas da Resolução alcançam a Latam. Por isso, vamos conhecer o seu conteúdo.
Voos cancelados com antecedência
Em voos cancelados com 24 horas de antecedência, a Latam deverá disponibilizar:
- Reembolso do valor integral da passagem na moeda e meio de pagamento que o passageiro utilizou no momento da compra;
- Oferecer a reacomodação em outro voo da própria companhia;
- Reacomodação em voo de outras companhias aéreas;
- Remarcação do voo para uma nova data e horário de sua preferência, sem nenhum custo.
Voos cancelados em cima da hora
Caso o seu voo tenha sido cancelado com menos de 24 horas, a orientação muda:
- No caso de omissão, o transportador deverá efetuar, imediatamente, o pagamento de uma compensação financeira, podendo ser por transferência bancária, voucher ou em espécie, no valor de:
- I – 250 (duzentos e cinquenta) DES para voo doméstico;
- II – 500 (quinhentos) DES para voo internacional.
Clique aqui para entender o que é o Direito Especial de Saque (DES).
Além disso, a Latam deverá oferecer:
- Possibilidade de embarcar em outro voo da mesma companhia para o mesmo destino sem custos extras;
- Receber reembolso integral do valor de sua passagem;
- Remarcar o voo para melhor data e horário, conforme suas necessidades.
Assistência material em caso de voo cancelado pela Latam
No caso de voo cancelado, você ainda terá direito a uma assistência material, que corresponderá ao tempo de espera.
Funciona da seguinte forma:
- A partir de uma hora: empresa deverá fornecer meios de comunicação, como internet, telefone e afins;
- A partir de 2 horas: empresa deverá fornecer alimentação aos passageiros, voucher, bebidas, etc;
- A partir de 4 horas: hospedagem, se necessário, deslocamento do aeroporto até um hotel ou, em caso de morar no mesmo local, deslocamento até a residência.
Voos cancelados no aeroporto de conexão
Caso o voo seja cancelado no aeroporto de conexão, a companhia aérea deverá sugerir ao passageiro:
- Receber o reembolso integral de sua passagem e retornar ao aeroporto de embarque;
- Receber reembolso referente trecho que não foi utilizado e permanecer na localidade onde ocorreu a interrupção;
- Remarcar o voo para melhor data e horário segundo necessidades do passageiro, sem nenhum tipo de custo extra;
- Encaixar o passageiro no próximo voo da mesma companhia aérea para o destino desejado;
- Concluir a viagem por outro meio de transporte, podendo ser ônibus, táxi e afins.
O que fazer em caso de voo cancelado pela Latam?
Se você teve o voo cancelado pela Latam, provavelmente a sua primeira dúvida foi: o que fazer neste momento?
Mas para chegar aqui, certamente você passou pelo tópico em que abordamos os seus direitos, certo? Essa é a parte mais importante (conhecer os seus direitos), porque até então você estava no escuro.
Agora vamos ao passo a passo sobre como colocá-los em prática. Fique atento às dicas!
- Verificar se houve aviso prévio de cancelamento com 24 horas de antecedência;
- Identificar o motivo do cancelamento do voo e, em seguida, solicitar um documento por escrito da companhia aérea. Esse é um direito seu, conforme regulamento da ANAC;
- Questionar a possibilidade de um reencaixe em outro voo da companhia aérea ou de outra empresa;
- Verificar o tempo de espera para o próximo voo;
- Em caso de falta de solução, pedir o reembolso integral da passagem;
- Guardar consigo cartão de embarque, extratos de pagamentos e demais comprovantes para o reembolso.
Muita atenção aos comprovantes de gastos extras, como custos de hospedagem e alimentação. Guardá-los são provas físicas essenciais, porque serão úteis em caso de uma possível indenização.
Orientações específicas da Latam
Até o momento, falamos especificamente das regras presentes na Resolução nº 400 da ANAC. Entretanto, no site da Latam existem ainda recomendações da própria companhia.
Segundo a Latam, em casos de voos cancelados, você poderá:
- Aceitar o novo itinerário proposto pela companhia;
- Escolher uma nova data;
- Pedir o reembolso.
Se optar por voar em outra data, você poderá fazer a alteração sem custo na mesma cabine da viagem original, ou remarcar o novo voo durante a validade de sua passagem.
Sobre a validade da passagem, atente-se às datas:
- Até 31 de dezembro de 2021, se sua viagem original foi entre 1º de março e 31 de dezembro de 2020;
- 12 meses a partir da data de início da viagem original, se a mesma começou em 2021;
- Se você já iniciou a viagem, você deve completar o retorno no mais tardar 12 meses a partir do seu primeiro voo.
Se você teve voos cancelados pela Latam nos últimos 2 anos, fale conosco e conquiste sua indenização, clique aqui.
Como a Latam deve realizar o reembolso?
No passo a passo mencionado logo acima, uma das ações sugeridas é o reembolso. Pois bem, precisamos conversar sobre isso.
A dúvida de como solicitar o reembolso é comum entre as pessoas que vivem a experiência de ter um voo cancelado.
Mas antes de saber como solicitá-lo, é de suma importância entender quando nasce o direito de requisitar o reembolso. Vejamos:
- Em caso de voos cancelados pela companhia aérea com 24 horas de antecedência;
- Voos atrasados por mais de 4 horas também.
Preencheu uma dessas duas condições e a solução proposta pela Latam foi desfavorável? Solicite imediatamente o reembolso!
Ele poderá ocorrer das seguintes formas:
- Integral, para bilhetes não utilizados;
- Proporcional, referente ao trecho não utilizado.
De acordo com a Latam, você receberá o reembolso conforme a forma de pagamento usada no momento da compra. O prazo para recebê-lo é de 7 dias, a partir da data da solicitação.
Para pedir o reembolso, clique aqui.
Atenção: No caso de passagem emitida com Pontos LATAM Pass, o retorno dos pontos será feito da mesma forma, em sua conta LATAM Pass. Os valores de taxas e impostos serão reembolsados pelo mesmo meio de pagamento utilizado na compra.
Se a passagem foi comprada com agências de viagem, entre em contato com sua agência para o reembolso.
Por que um voo é cancelado?
Identificar a causa do cancelamento do voo é uma das coisas que você deve procurar saber. Dessa forma, é válido conhecer alguns dos motivos que o resultaram.
Dentre as principais razões podemos destacar:
- Condições climáticas não favoráveis para o voo;
- Voos com baixa ocupação;
- Overbooking, quando a empresa aérea vende mais passagens do que lugares disponíveis na aeronave;
- Passageiro que realizou check-in, despachou as bagagens, mas não foi encontrado no voo (nenhuma bagagem pode viajar sem dono);
- Tráfego aéreo, quando existem muitas aeronaves circulando, aumentando os riscos da viagem;
- Problemas técnicos na aeronave, por questões de segurança;
- Conexões atrasadas;
- Emergências médicas por parte da tripulação ou dos passageiros.
Portanto, são muitos os motivos. E detalhe: nem todos conferem o tempo hábil para que a empresa cumpra o aviso prévio de 24 horas. Por isso, é importante estar sempre atento aos seus direitos.
Quando pedir indenização por voos cancelados pela Latam?
Nem sempre a compensação proposta pelas companhias aéreas atende as necessidades do passageiro. Em certas ocasiões, o prejuízo pode não ter reparo, uma vez que o cancelamento de um voo implica em diversos inconvenientes, desde o atraso para um compromisso até o cancelamento de reuniões ou eventos importantes, por exemplo.
Neste caso, você pode solicitar uma indenização por danos morais e materiais, dependendo da situação. Isso é totalmente possível e um acordo pode ser feito para compensar o passageiro.
A ResolveVoo é uma empresa especializada em acordos aéreos. Conte com a gente para ajudá-lo. Podemos conseguir uma indenização de até R$5.000 reais em cancelamentos com voos nacionais e internacionais.
Todo o processo é feito sem burocracia, sem custos iniciais e é 100% seguro e confiável.
Clique aqui e envie o seu caso.
Além disso, se o ocorrido não for recente, não se preocupe! Você tem até 5 anos para buscar indenização, exceto em casos de voos internacionais, cujo prazo é de 2 anos.
Esse prazo só começa a contar a partir da data do voo cancelado. Logo, se precisar de um acordo aéreo e pedido de indenização clique aqui e envie para nós uma solicitação explicando o que houve.
Preciso cancelar meu voo: como fazer?
O cancelamento de um voo pode ocorrer tanto pela companhia aérea, como pelo próprio passageiro, por conta de um imprevisto que surge de última hora.
Então como é o procedimento quando o passageiro tem de cancelar uma passagem da Latam?
Por lei, você pode cancelar o seu voo sem nenhum tipo de taxa extra, porém isso acontece somente nas seguintes condições:
- Cancelamento deve ser feito em até 7 dias após a emissão do bilhete;
- O cancelamento sem taxas é possível para bilhetes adquiridos fora de condições especiais e descontos promocionais.
Fora dessas circunstâncias, o cancelamento da passagem pode gerar taxas e tarifas. Essas taxas variam de acordo com o tipo de resgate.
Além disso, nos voos internacionais, o valor cobrado no momento do cancelamento pode ser diferente, porque ele é feito com base na cotação do dólar do dia. Por isso, fique atento nessas observações.
Qual procedimento para cancelar um voo da Latam?
Você pode fazer isso de duas formas: por meio do site da companhia aérea ou por meio da Central de Vendas e Serviços. Veja o passo a passo de como fazer em cada um desses canais.
Pelo site
Acesse o site e faça o seu login:
- Procure a opção “administre seus voos”;
- Escolha a opção Cancelamento;
- Informe o Código Localizador;
- Clique em Pesquisar Viagem;
- Escolha o voo em específico;
- Solicite o cancelamento da passagem aérea.
A Latam poderá oferecer o reembolso por meio de um Voucher. Saiba que você não é obrigado a aceitar e pode escolher a opção de um reembolso em dinheiro.
Pelo telefone
Para fazer o cancelamento da sua passagem LATAM por telefone, ligue para a Central de Vendas e Serviços ou para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).
Confira todos os telefones da Latam.
Não esqueça: é possível que pague um valor extra referente à taxa de cancelamento e/ou alteração de voo. Certifique-se de como funciona isso com a companhia.
Informações importantes sobre o reembolso:
- O prazo para requerer o reembolso vai depender da tarifa da passagem que comprou. Em alguns casos, pode ser feito em até 12 meses;
- A taxa cobrada equivale ao perfil da tarifa do bilhete que você comprou;
- Após fazer a solicitação do reembolso, ele inclui todos os voos da mesma passagem e você não pode cancelar o reembolso;
- A passagem possui prazo de validade de até 1 ano.
Você pode pedir o reembolso ligando para Serviço de Atendimento ao Cliente ou na Central de Vendas e Serviços da Latam. Ao ligar, tenha em mãos o número da sua passagem e do seu ticket para facilitar o processo.
Você também pode realizar essa demanda pelo site da Latam. Faça o login na página e clique na aba “Minhas Viagens”. Em seguida, escolha a opção “Administrar suas Viagens” e faça o pedido de reembolso
Caso tenha feito a compra em uma agência de viagens, entre em contato com ela e peça o cancelamento e o reembolso da passagem.
Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui para ler todos os artigos relacionados ao tema.
Como reagendar minha passagem Latam?
Se preferir remarcar a data do seu voo Latam em vez de cancelar, verifique se sua passagem possibilita essa operação. As remarcações de data e voo dependem das restrições da tarifa de sua passagem.
Desse modo, é possível remarcar sem pagamento de multa, com pagamento de multa, ou mesmo não ter o benefício. Portanto, você deve verificar essas as condições no comprovante de sua compra.
Além da questão da multa, você deve considerar o custo extra, que corresponde à diferença de preço que pode existir entre seu voo original e o novo que escolher.
Caso sua tarifa permita remarcações, você pode realizá-la desta maneira:
- Acesse “Minhas Viagens”;
- Selecione a opção “Administrar suas viagens”;
- Remarque o voo ou solicite o reembolso da passagem.
Acesse os artigos sobre remarcações de voo da Latam.
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