Voo cancelado pela British Airways: O que fazer?

voo cancelado Britsh Airways

A British Airways é uma das maiores companhias aéreas do mundo, oferecendo vôos para destinos em todo o mundo. No entanto, às vezes, os voos podem ser cancelados devido a uma variedade de razões, como mau tempo, questões técnicas ou problemas operacionais.

Neste artigo, vamos explicar o que acontece quando um voo é cancelado pela British Airways e quais são os direitos dos passageiros.

Britsh Airways cancelou meu voo: quais são os meus direitos?

Se o seu voo foi cancelado pela British Airways, a empresa aérea deve informar imediatamente, pelos meios de comunicação disponíveis, sobre o cancelamento do voo ou a interrupção do serviço. E esse aviso deve ser feito o quanto antes, pelo menos com 24 horas de antecedência, sob pena de indenização se não for respeitado.

Após o aviso, a empresa aérea deverá oferecer uma das seguintes alternativas abaixo:

  • Reembolso do valor integral da passagem na moeda e meio de pagamento que você utilizou no momento da compra;
  • Reacomodação em outro voo da Britsh Airways;
  • Reacomodação em voo de outras companhias aéreas;
  • Remarcação do voo para uma nova data e horário de sua preferência, sem nenhum custo.

voo cancelado Britsh Airways O que fazer

E se o aviso acontecer em cima da hora?

Se a British Airways te avisar sobre o seu voo cancelado em cima da hora, além das opções mencionadas acima, você ainda terá direito a uma compensação financeira, podendo ser por transferência bancáriavoucher ou em espécie, no valor de:

  • I – 250 (duzentos e cinquenta) DES para voo doméstico;
  • II – 500 (quinhentos) DES para voo internacional.

Clique aqui para entender o que é o Direito Especial de Saque (DES).

Assistência material em voo cancelado British Airways

Se a British Airways te reacomodar em outro voo, e este demorar para decolar, ela deve oferecer uma assistência material.

Essa assistência consiste em satisfazer as necessidades emergenciais do passageiro e deverá ser oferecida de forma gratuita, conforme o tempo de espera, ainda que o passageiro esteja a bordo da aeronave com as portas abertas. Assim, ela funciona da seguinte maneira:

  • A partir de uma hora: empresa deverá fornecer meios de comunicação, como internet, telefone e afins;
  • A partir de 2 horas: empresa deverá fornecer alimentação aos passageiros, voucher, bebidas, etc;
  • A partir de 4 horas: hospedagem, se necessário, deslocamento do aeroporto até um hotel ou, em caso de morar no mesmo local, deslocamento até a residência.

Acerca dessas assistências, também precisamos fazer importantes observações:

  1. Caso você more na cidade de onde partirá seu voo de origem, a British Airways não é condicionada pela lei a te oferecer o serviço de hospedagem, garantindo apenas o traslado de ida e volta;
  2. Se você for um Passageiro com Necessidade de Assistência Especial – (PNAE), você e seus acompanhantes devem ter serviço de hospedagem, independentemente da exigência de pernoite.
  3. A British Airways poderá deixar de oferecer assistência material se optar pela reacomodação em voo próprio da empresa a ser realizado em data e horário de sua conveniência ou se optar pelo reembolso integral da passagem aérea.

Voos cancelados no aeroporto de conexão

Caso o voo seja cancelado no aeroporto de conexão, a companhia aérea deverá oferecer a você alguma das seguintes alternativas abaixo:

  • Receber o reembolso integral de sua passagem e retornar ao aeroporto de embarque;
  • Receber reembolso referente ao trecho que não foi utilizado e permanecer na localidade onde ocorreu a interrupção;
  • Remarcar o voo para melhor data e horário segundo necessidades do passageiro, sem nenhum tipo de custo extra;
  • Encaixar o passageiro no próximo voo da mesma companhia aérea para o destino desejado;
  • Concluir a viagem por outro meio de transporte, podendo ser ônibus, táxi e afins.

voo cancelado Britsh Airways reebolso

Como a Britsh Airways deve efetuar o reembolso?

A British Airways deve processar o reembolso o mais rapidamente possível. Se você pagou por seu bilhete com cartão de crédito, o reembolso deve ser processado no mesmo cartão. Se você pagou com outro meio de pagamento, a British Airways deve fornecer informações sobre como receber o reembolso.

O que fazer se meu voo for cancelado?

Se o seu voo foi cancelado pela British Airways, você deve entrar em contato com a companhia aérea o mais rapidamente possível para discutir suas opções.

Se o voo da British Airways foi cancelado de última hora, registre todo o ocorrido! Reunir documentos, omissões e fotos ou vídeos do momento serão fundamentais para reforçar o seu pedido de indenização com base no Código de Defesa do Consumidor, principalmente se o cancelamento do seu voo ocorreu de última hora.

Sendo assim, siga o passo a passo abaixo:

  1. Guarde o cartão de embarque

Se não tiver o seu cartão de embarque, tenha anotado em um bloco de notas o seu localizador ou favorite o e-mail de confirmação com os dados da sua passagem.

  1. Busque se informar o porquê do voo cancelado

É seu direito solicitar uma declaração de cancelamento por escrito. Além disso, procure saber qual foi o motivo do voo cancelado. Caso queira apresentar uma queixa, será importante ter todos os detalhes em vista.

  1. Veja se há um voo alternativo para o seu destino

Ou, se preferir, solicite o reembolso da sua passagem e um voo de regresso ao ponto de partida original, se estiver em um voo de conexão.

  1. Anote a hora de chegada ao seu destino final

Esse horário não é quando o avião pousa, mas sim quando as portas da aeronave são abertas para desembarque. Se tiver 4 horas de atraso, você poderá solicitar uma indenização.

  1. Leia toda documentação antes de assinar qualquer coisa

Isso vale para vouchers ou brindes. Aceitando-os, você pode estar renunciando ao seu direito de obter uma indenização.

  1. Guarde os recibos se tiver de gastar qualquer valor extra

Comprovar despesas extras, envolvendo alimentação, hospedagem, transporte ou qualquer serviço semelhante contribuirá para uma indenização por danos morais.

passageiro prejudicado voo cancelado Britsh Airways

Afinal, o que é um voo cancelado e por que isso acontece?

Um voo cancelado é quando a companhia aérea não realiza o voo programado devido a uma variedade de razões, incluindo mau tempo, questões técnicas ou problemas operacionais. Às vezes, os voos também podem ser cancelados devido a questões de segurança.

Os motivos mais comuns são:

  • Clima: o mau tempo pode interromper no tráfego aéreo e suspender momentaneamente as atividades;
  • Reparos técnicos: pode ser que a aeronave precise de uma manutenção de última hora e isso interfere na execução das atividades operacionais;
  • Overbooking: a venda excessiva de passagens aéreas pode originar voos lotados e sem capacidade de atendimento;
  • No show: se o passageiro não comparecer no voo de ida, a passagem de volta pode ser automaticamente cancelada;
  • Congestionamento na malha aérea: parece estranho, mas é possível que a malha aérea opere com a capacidade sobrecarregada;
  • Falta de tripulação: a equipe do voo não pode ultrapassar 11h de trabalho por dia. Atrasos anteriores podem extrapolar a jornada, não havendo tripulação disponível;
  • Entre outros motivos.

Indenização de voo cancelado British Airways

Se o seu voo foi cancelado ou sofreu um atraso que resultou em chegada ao destino final com 4 ou mais horas de atraso, você tem direito a uma indenização por danos morais e, eventualmente, materiais. Mesmo se você tiver sido reacomodado em outro voo ou recebido um reembolso, é possível pedir uma indenização.

Um voo cancelado pode causar uma série de problemas, como atrasos para compromissos importantes, cancelamento de reuniões ou eventos, entre outros. Por esse motivo, você tem direito a uma indenização por danos morais e materiais, conforme a situação.

Se precisar de ajuda para solicitar a sua indenização, a ResolveVoo pode ajudá-lo. Somos uma empresa especializada em acordos aéreos e podemos obter uma indenização de até R$10.000 reais em casos de cancelamentos ou outros problemas com voos nacionais e internacionais.

O processo é rápido, simples e sem burocracia, e não há custos iniciais. Nós só recebemos ao final da conclusão do acordo aéreo, garantindo um processo seguro e confiável para você.

Clique aqui e envie o seu caso

 

Voo Cancelado

British Airwaysindenizaçãovoo cancelado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp WhatsApp