Voo cancelado Decolar: Saiba o que fazer

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Voo cancelado Decolar, veja o que fazer: Com o atrativo de oferecer passagens aéreas nacionais e internacionais por um preço mais acessível, a Decolar acaba sendo um meio bastante procurado por passageiros na hora de planejar suas viagens.

Por ser uma das maiores empresas do setor de turismo online, um dos benefícios da agência é obter acordos vantajosos com as companhias aéreas, conseguindo, dessa forma, oferecer preços bem abaixo do mercado.

Contudo, assim como a Decolar faz a intermediação na compra do bilhete aéreo, ela também tem um papel a desempenhar nas situações em que um voo é cancelado. Ora, se ela organizou a sua ida e/ou volta, tem a responsabilidade de buscar a melhor alternativa a você quando os imprevistos ocorrerem.

Por isso, este artigo tem como objetivo de informar tanto os deveres da Decolar quantos os direitos que te protegem. Além disso, vamos te mostrar o que fazer, a quem recorrer, e como resolver um voo cancelado pela Decolar. Continue com a gente!

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Comprei minha passagem pela Decolar, mas meu voo foi cancelado. E agora?

Antes de abordar especificamente o assunto deste tópico, consideramos importante fazer uma alerta.

Desde o início da pandemia, tornou-se ainda mais comum os episódios de cancelamento de voos por parte das companhias aéreas. Às vezes, por exemplo, a tripulação inteira pode contrair o vírus, e isso, claro, irá interferir na sua viagem.

Pois bem, de acordo com a Resolução n° 400 da ANAC, a companhia aérea deve informar sobre o cancelamento do seu voo com pelo menos 72 horas de antecedência. Para que você possa se reorganizar.

Porém, fica o alerta: não espere só pela companhia. Faltando poucos dias para a sua viagem confira o status do seu voo. Ou pelo site da Infraero (basta inserir o aeroporto inicial, a companhia pela qual vai viajar e o número do seu voo) ou pelo site/app da empresa aérea que fará o seu transporte.

Fazendo isso você evitará surpresas de última hora, como descobrir que seu voo foi cancelado quando já estiver no aeroporto. Imagina o tamanho da dor de cabeça disso? Então fica a dica.

Mas bem, você ficou sabendo do cancelamento. Como agir? Tendo em vista que comprou a passagem com a Decolar, deve ser a própria agência que deve resolver e propor uma solução de acordo com sua necessidade.

Ou seja, a Decolar deve:

  • Conferir se a companhia aérea tem outro voo disponível na mesma data que você irá viajar.
  • Conferir se há voo disponível por outra companhia aérea na mesma data que você irá viajar.
  • Remarcar sua viagem para outra data, de sua preferência, sem cobrar custo adicional;
  • Reembolsar integralmente o valor da sua passagem.

Cabe somente ao passageiro decidir entre essas alternativas.

Sendo assim, ao aviso de que o seu voo não está mais disponível, recorra imediatamente à Decolar. No próprio site da agência, eles fazem a seguinte recomendação:

  1. Acesse a seção Minhas Viagens.
  2. Clique em “Escolher novo voo sem custo”.
  3. Selecione a alternativa de voo mais conveniente para você.

Observações importantes:

  • Mantenha seus dados atualizados na seção “Meu perfil” do site da Decolar.
  • Ao ser informado sobre a alteração depois de já realizado o check-in ou selecionado um assento, é possível que tenha que fazê-lo novamente.
  • Caso tenha outros produtos vinculados à sua reserva, você deve administrá-los separadamente, acessando a seção Minhas Viagens.

Clique aqui para saber mais.

dicas  voo cancelado decolar

Remarquei meu voo, mas ele vai voar em horário diferente do inicial.

Dependendo do caso, você pode precisar de um auxílio material da companhia aérea pela qual vai viajar.

Conforme a legislação da ANAC, a empresa deve oferecer assistência material ao passageiro de acordo com o tempo de espera. Assim, você terá acesso a alguns benefícios. Vejamos:

  • 1 hora de atraso: Acesso à comunicação (internet, telefonemas etc.).
  • 2 horas de atraso: Alimentação (voucher, refeição, lanche, bebidas).
  • 4 horas de atraso: Hospedagem (obrigatório em caso de pernoite no aeroporto) e transporte de ida e volta.

Vale ressaltar que o direito à assistência material continua valendo nos casos em que o passageiro escolher por remarcação. A assistência não é mais obrigatória se o passageiro optar por pedir reembolso.

Prefiro o reembolso à remarcação

Caso opte pelo reembolso, você deve estar ciente também sobre as regras presentes na Resolução Nº 400:

  • O prazo para reembolso é de 7 dias, contando a partir da data da solicitação feita pelo passageiro.
  • O reembolso é integral se o passageiro solicitar a devolução do dinheiro antes de embarcar.
  • O reembolso é proporcional se o passageiro solicitar a devolução depois de ter já feito parte da viagem (utilizou o voo de ida, mas não o de volta).
  • O reembolso em crédito para aquisição de passagem aérea futura é uma possibilidade e permite que seja utilizado para comprar passagens para terceiros.

O reembolso é feito na forma utilizada para a compra. Ou seja, se você usou cartão de crédito, o valor irá voltar para o limite do seu cartão ou liberado como crédito em uma das próximas faturas.

Logo, se você fez a compra pela Decolar, ela quem deve lhe reembolsar!

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Quando posso pedir indenização por voo cancelado?

Ainda que você seja reembolsado integralmente ou reacomodado em outro voo, é possível receber indenização por danos morais nas seguintes condições:

  • Quando você tiver o seu voo cancelado ou sofrer um atraso de voo e chegar ao destino final com 4 horas ou mais de atraso;
  • Quando você tiver o seu embarque negado em casos de overbooking e chegar ao destino final com 4 horas ou mais de atraso;
  • Quando você tiver danos ou extravio de bagagem e a mala permanecer extraviada por mais de 3 dias ou a assistência por parte da companhia aérea for insuficiente.

Leia também:

Como ser indenizado rápido por dano moral em casos de extravio de bagagem?

20 Dicas Para Nunca Mais Ter a Sua Bagagem Extraviada

Qual o prazo para pedir indenização?

Você sabia que é possível reivindicar indenização por situações que ocorreram em voos anteriores? De acordo com a legislação brasileira, os prazos são:

  • Voos domésticos 5 anos.

  • Voos internacionais 2 anos.

Portanto, atente-se aos prazos e a essa informação. Conhecer e compreender os seus direitos farão toda diferença na hora de achar a melhor alternativa para você!

Conte com a ResolveVoo para solicitar sua indenização

Solicite uma indenização por problemas com voos de maneira simples e confiável.

Nós somos especialistas em solucionar problemas com voos. Acompanhamos de perto os transtornos que os passageiros sofriam nos aeroportos. A grande maioria dessas pessoas ou desconheciam seus direitos, ou quando conheciam acabavam lesados pela burocracia.

Além disso, somos especializados no mercado aéreo nacional e internacional, e devido a esse foco conseguimos conquistar contatos nas principais empresas aéreas do mundo, o que nos permite alcançar os melhores acordos e indenizações.

Então surgimos para facilitar todo o processo. Sendo um canal eficiente entre o passageiro e a companhia aérea.

Nossa missão é fazer a diferença na vida dos nossos consumidores, ofertando um serviço de orientação gratuito, focado na resolução do problema de forma rápida, eficaz e sem burocracia.

Nos acordos que intermediamos, nossos clientes recebem em média R$ 5.000 em indenizações. E sabe o que é melhor? Tudo é feito sem custo inicial, sem stress e zero burocracia.

Assim, se precisar de ajuda, conte com a gente! Envie uma reclamação grátis.

Veja como funciona a Resolve Voo.

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Não consegui uma solução da Decolar

Bom, infelizmente, essas coisas acontecem. Embora na teoria seja simples, alguns empresas levam dias ou até meses para solucionar o problema. Caso esteja passando por isso, fique ligado às dicas:

  • Mesmo que não tenha obrigação, você pode abrir um chamado diretamente com a companhia aérea pela qual iria viajar. Explique que está sem resposta da Decolar e peça uma orientação acerca do que pode ser feito.
  • Busque sites de reclamação como o Reclame Aqui e o Consumidor Gov.

Passo a passo Reclame Aqui:

  1. Acesse o Reclame Aqui e faça login na sua conta;
  2. Busque o perfil da Decolar no portal (clique aqui);
  3. No perfil da empresa, clique no botão “Reclamar”;
  4. Escolha a categoria do seu problema;
  5. Selecione qual é o seu problema e clique em continuar;
  6. Insira o título da sua reclamação;
  7. Relate seu problema.

Passo a passo Consumidor Gov:

  1. Acesse o Consumidor Gov e faça seu login;
  2. Digite o nome da empresa a ser pesquisada na barra de pesquisa;
  3. Clique em “Registrar uma reclamação”;

Caso ainda esteja com dúvidas, separamos dois vídeos que podem te socorrer.

Neste vídeo, Bruna Benazzi (que comprou passagens aéreas pela Decolar) conta como foi todo o processo até finalmente ter o valor reembolsado. Apesar da dor de cabeça e dos longos meses de espera, no fim, ela conseguiu.

Já este aqui, Bruna faz um vlog desde o momento em que recebeu a notícia do voo cancelado até os detalhes dos cancelamentos do hotel, passeios, etc. É interessante porque ela traz os bastidores e o que é preciso ser feito.

 

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