O cenário de um voo cancelado pela Aeromexico pode transformar a expectativa de uma viagem em uma experiência desafiadora. Nesse momento, é crucial conhecer seus direitos como passageiro e entender as medidas adequadas a serem tomadas.
Este artigo visa orientar você por meio de informações claras e direcionadas, garantindo que, ao enfrentar um cancelamento de voo, esteja preparado para lidar com a situação de forma eficiente e assertiva.
Então fique neste artigo até o fim e descubra tudo sobre os seus direitos. Durante a leitura você irá compreender:
- Voo cancelado Aeromexico: Quais são os meus direitos?
- O que diz a legislação brasileira sobre casos de Voo Cancelado?
- Por que o cancelamento de um voo pela companhia aérea é comum?
- O que fazer em caso de voo cancelado pela Aeromexico?
- Quando pedir a indenização por voo cancelado pela Aeromexico?
- Quero cancelar meu voo: como fazer?
Continue lendo!
Quais são os Meus Direitos Quando um Voo é Cancelado pela Aeroméxico?
Direitos garantidos pela Aeromexico em casos de voos cancelados
No seu contrato de termos e políticas a Aeromexico define alguns direitos básicos para passageiros prejudicados por voos cancelados, você pode ler os termos na íntegra clicando aqui. Os principais pontos são:
Atrasos em Voos Nacionais (Território Mexicano):
- Atraso 1-2 horas: Passageiro pode solicitar um cupom equivalente a 5% do preço da passagem.
- Atraso 2-4 horas: Cupom de 7,5% do preço da passagem disponível.
- Condições dos Cupons: Utilizáveis no mesmo destino do voo original, não transferíveis, não acumuláveis, não convertíveis em dinheiro. Solicitação e utilização dentro de 30 dias após o voo afetado, exclusivamente via Call Center da Aeroméxico.
Atrasos Superiores a 4 Horas ou Cancelamentos:
- Reembolso total e 25% de indenização sobre o valor da passagem.
- Proteção no primeiro voo disponível com acesso a comunicação e alimentos, alojamento e transporte em caso de pernoite.
- Transporte em outra data conveniente com 25% de indenização.
Voos Internacionais:
- Sujeitos a tratados internacionais, veja logo abaixo as normas do Brasil.
Serviços Adicionais em Casos de Atraso/Cancelamento:
- Acesso a e-mails e chamadas telefônicas.
- Fornecimento de cartões para telefones públicos ou acesso a linhas fixas/móveis.
- Disponibilidade de dispositivos com acesso à internet para envio de e-mails.
O que diz a legislação brasileira sobre casos de Voo Cancelado?
Voos cancelados com antecedência
Conforme a Resolução nº 400, de 13 de dezembro de 2016, da ANAC, existe um limite de tempo que deve ser respeitado para o cancelamento de um voo. Ele vai determinar as assistências que a Aeromexico deve disponibilizar.
Assim, em casos de voo cancelado pela Aeromexico com 24 horas de antecedência, a companhia aérea deverá oferecer uma das seguintes alternativas:
- Reembolso do valor integral da passagem na moeda e meio de pagamento utilizado no momento da compra;
- Reacomodação em outro voo da Aeromexico ou outra companhia aérea;
- Remarcação do voo para uma nova data e horário de sua preferência, sem nenhum custo.
Voos cancelados em menos de 24h
Se o tempo descrito acima não foi respeitado, ou seja, o cancelamento ocorreu com menos de 24 horas de antecedência, além das alternativas mencionadas, a Aeromexico deverá:
- Efetuar imediatamente o pagamento de uma compensação financeira, podendo ser por transferência bancária, voucher ou em espécie, no valor de:
- 250 (duzentos e cinquenta) DES para voo doméstico;
- 500 (quinhentos) DES para voo internacional.
Clique aqui para entender o que é o Direito Especial de Saque (DES).
Atenção: Caso a companhia aérea não tenha prestado a assistência necessária e você tenha tido prejuízos morais e materiais é possível buscar uma indenização justa com a ajuda da ResolveVoo, clique aqui.
Assistência material em caso de voo cancelado
Outra possibilidade em casos de voo cancelado pela Aeromexico é a assistência material, que consiste em atender as necessidades do passageiro. Ela deve ser oferecida gratuitamente pela empresa aérea e corresponde ao tempo de espera.
Neste caso:
- A partir de uma hora: empresa deverá fornecer meios de comunicação, como internet, telefone e afins;
- A partir de 2 horas: empresa deverá fornecer alimentação aos passageiros, voucher, bebidas, etc;
- A partir de 4 horas: hospedagem, se necessário, deslocamento do aeroporto até um hotel ou, em caso de morar no mesmo local, deslocamento até a residência.
Sobre a assistência material, é importante ressaltar algumas observações:
- Se o voo cancelado Aeromexico ocorreu no local onde você mora, a empresa está isenta quanto ao serviço de hospedagem, mas ela deve garantir o deslocamento até sua casa;
- Se você é um Passageiro com Necessidade de Assistência Especial, você e seus acompanhantes têm direito a hospedagem independente da exigência de pernoite;
- A Aeromexico poderá deixar de oferecer assistência material se você optar pela reacomodação em voo próprio da própria companhia, a ser realizado em data e horário de sua preferência, ou se optar pelo reembolso integral da passagem.
ATENÇÃO: a assistência material é válida ainda que o passageiro esteja a bordo da aeronave com portas abertas!
Por que o cancelamento de um voo pela companhia aérea é comum?
O cancelamento de voos por companhias aéreas é uma ocorrência comum devido a uma variedade de fatores operacionais e logísticos. Condições meteorológicas adversas, problemas técnicos, restrições de tráfego aéreo e ajustes na programação são alguns dos motivos frequentes.
Companhias aéreas devem adotar medidas preventivas para garantir a segurança dos passageiros, priorizando a integridade das operações e a satisfação de todos. A transparência na comunicação sobre os motivos do cancelamento e a busca por soluções alternativas são práticas essenciais para mitigar impactos negativos.
Segundo a revista Veja, durante maio de 2023, 1 em cada 31 passageiros sofreu com cancelamentos de voo.
O que fazer em caso de voo cancelado pela Aeromexico?
Diante do cancelamento de um voo pela Aeroméxico, é fundamental adotar medidas estratégicas para minimizar impactos.
Inicie entrando em contato imediato com a companhia aérea para obter informações detalhadas sobre o cancelamento e opções disponíveis.
Importante: Registre todas as interações realizadas com a empresa.
Além disso, recomendamos:
- Verificar se houve aviso prévio de cancelamento com pelo menos 24 horas de antecedência;
- Identificar o motivo do cancelamento do voo e, em seguida, solicitar um documento por escrito ou por email da companhia aérea. Esse é um direito seu, conforme regulamento da ANAC;
- Questionar a possibilidade de viajar em outro voo da companhia aérea ou de outra empresa;
- Verificar o tempo de espera para o próximo voo (fique atento à assistência material);
- Pedir o reembolso integral da passagem, caso a empresa não consiga resolver de maneira satisfatória;
- Guardar o cartão de embarque, extratos de pagamentos e demais comprovantes para o reembolso.
Se você teve voos cancelados pela Aeroméxico nos últimos 2 anos, fale conosco e conquiste sua indenização justa, clique aqui.
Quando pedir a indenização por voo cancelado pela Aeromexico?
Exploramos até aqui alternativas para lidar com voos cancelados pela Aeromexico.
Mesmo com reembolso total ou realocação em outro voo, você pode ter direito a indenização por danos morais ou materiais em casos de prejuízos irreparáveis, conforme nossa legislação.
Nós somos especialistas em acordos aéreos e podemos ajudar a obter indenizações de até R$ 15.000 (ou mais) por cancelamentos ou outros problemas com voos. O processo é simples, sem custos iniciais e totalmente seguro.
Interessado? Clique aqui para nos enviar seu caso.
Se o cancelamento do seu voo não é recente, não se preocupe! Você tem até 5 anos para reivindicar indenização por voos nacionais e até 2 anos para voos internacionais, contados a partir da data do incidente.
Quero cancelar meu voo na Aeromexico: como fazer?
Se for você quem deseja realizar o cancelamento, é possível solicitar reembolso da Aeroméxico nessas condições:
A Aeromexico estabelece que, para cancelamentos ou reembolsos de bilhetes antes da data do voo (sem incidência de NO SHOW), a taxa aplicável é de apenas 5% sobre o valor total da passagem.
Se você comprou sua passagem diretamente com a Aeromexico (por meio do site, telefone, etc.), o procedimento para solicitar o reembolso deve ser feito através do nosso call center, no telefone 0800 891 7512. Este número é dedicado exclusivamente para tratar de bilhetes adquiridos pela própria companhia aérea.
Caso a passagem tenha sido comprada por meio de uma agência de viagens, o pedido de reembolso deve ser encaminhado diretamente à agência. Esta, por sua vez, irá processar a solicitação junto à Aeromexico, seguindo as normas da IATA.
Em relação a alterações na data da viagem, estas estão sujeitas aos termos do seu contrato aéreo. Em certas situações, pode não ser possível realizar a alteração, e quase sempre há taxas e ajustes tarifários envolvidos. Estes custos adicionais podem fazer com que a alteração seja mais cara do que a compra de uma nova passagem.
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