Envie Agora sua Reclamação por Overbooking
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Mesmo sendo irregular é normal as Companhias Aéreas venderem mais passagens do que a aeronave comporta. Esse tipo de preterição de embarque é chamada de overbooking que nada mais é do que a superlotação do avião responsável pelo voo.
As Companhias Aéreas costumam fazer esse tipo de irregularidade acreditando que alguns passageiros não realizarão o embarque, porém a regulação 141 da ANAC proíbe esse tipo de prática que prejudica o consumidor de maneira clara.
Situações como essas desmancham qualquer planejamento de trabalho e lazer, na maioria das vezes geram indenizações para os passageiros comprovadamente prejudicados. Já passou por uma situação como essa? Conte com a nossa ajuda.
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Quais são os direitos dos passageiros em caso de overbookig?
Normalmente quando ocorre uma situação de overbooking as Companhias Aéreas buscam voluntários que estejam dispostos a embarcar no próximo voo, como recompensa é comum o oferecimento de milhas, dinheiro, pacotes turísticos entre outros. Em resumo ocorre uma espécie de “leilão” para que algum passageiro desista do voo em questão e embarque no próximo.
Caso nenhum passageiro se voluntarie a Companhia Aérea poderá sortear qual passageiro não realizará o voo, essa decisão arbitrária costuma gerar conflitos e embates e é chamada de preterição de embarque involuntária.
Lembre-se que todo passageiro que não realizar o voo devido a overbooking deverá receber da Companhia Aérea assistência material de maneira gradual até o próximo embarque:
A partir de 1 hora |
Comunicação (internet, telefonemas, etc) |
A partir de 2 horas |
Alimentação (voucher, lanche, bebidas, etc) |
A partir de 4 horas |
Acomodação ou hospedagem (se for o caso) e transporte do aeroporto ao local de acomodação. Se você estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e desta para o aeroporto. |
Vale a pena destacar outras regras que estão presentes na regulação da ANAC sobre casos de overbooking:
Caso outras companhias aéreas ofereçam o mesmo trecho de voo o passageiro deverá ser reacomodado e a empresa se responsabilizará por todos os custos
Se o caso de overbooking ocorreu com uma família viajando juntos todos deverão ser alocados no mesmo voo ou receber o mesmo tratamento e compensação.
O passageiro tem a liberdade de remarcar o voo para outra data e horário que preferir sem nenhum custo adicional.
O passageiro poderá renegociar o reembolso integral dos valores pagos ou escolher um outro modal de transportes para realizar a viagem.
Como evitar o overbooking?
É muito difícil prever com antecedência uma situação de overbooking pois não sabemos com detalhes se o número de passagens vendidas corresponde com a aeronave que realizará o voo, mas algumas dicas podem ajudar a reduzir ao máximo a probabilidade de enfrentarmos uma situação como essa:
Ser um dos primeiros a embarcar
Normalmente os clientes em situação de overbooking não chegam a embarcar na aeronave, as companhias aéreas querem evitar ao máximo a exposição de falhas e o constrangimento, além é claro das câmeras dos demais passageiros. Portanto aquele passageiros que embarcarem primeiro tendem a evitar o overbooking.
Ser um cliente premium
As companhias aéreas dão preferência e garantem os lugares de passageiros que possuem programas de fidelidade ou milhagem premium.
Realizar o check-in prévio pela internet
Ao realizar o check-in com antecedência você pode informar a empresa aérea que está presente e irá embarcar com certeza, isso ajuda na contagem de passageiros.
O que fazer em caso de overbookig?
Informação é essencial nesse tipo de situação, pois devido ao comportamento abusivo de funcionários das Companhias Aéreas algumas informações e alternativas são omitidas dos clientes favorecendo a escolha de propostas que favorecem as empresas, por isso atenção:
Converse de maneira segura com a Companhia Aérea
Primeiro passo é escutar da empresa a proposta e alternativa para a resolução do overbooking, ao mesmo tempo você deve ficar atento ao painel de embarque pois se algum voo de uma outra Companhia Aérea for realizar o mesmo trecho você poderá ser reacomodado. Apresente isso como opção, se o funcionário declinar solicite contato com o supervisor e informe que você está ciente dos seus direitos e caso a resolução não for satisfatória irá em busca da ANAC.
Busque ajuda da ANAC
Caso a Companhia Aérea não apresente uma resolução satisfatória você poderá buscar um apoio de algum funcionário da ANAC, a maioria dos aeroportos possui esse tipo de assistência que poderá intermediar uma resolução com a empresa aérea
Busque reparação na justiça
Se mesmo depois de realizar os demais passos você não conseguir uma resolução satisfatória poderá acionar a Companhia Aérea por danos morais ou danos materiais, para isso é necessário a reunião de provas (fotos, declarações por escrito, cartão de embarque) com o objetivo de comprovar o ocorrido.
Posso ser indenizado em uma situação de overbooking?
Normalmente as companhias aéreas oferecem acordos informais logo que a situação é constatada, porem são valores arbitrários e abaixo dos transtornos gerados. Se realmente o passageiro foi lesado e possui provas (fotos, registros, guias de reclamações) ele poderá acionar a justiça em busca de uma indenização por danos morais ou materiais.
Com a ajuda da Resolve Voo esse processo é simples, confiável e gratuito. Ao realizar uma reclamação em nosso site um de nossos especialistas entrará em contato com você apresentando as melhores alternativas.
Em média situações de overbooking geram indenizações de R$ 5.000,00 que podem variar conforme o acontecido, o cliente só irá pagar a Resolve Voo uma taxa de 30% caso tenha êxito ao final do acordo o processo.